Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcel Murai
MODERADOR
Mensagens: 2409
Registrado em: 01 Fev 2007, 20:44
Cidade: CERQUILHO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por Marcel Murai »

muito bom poderia por um video secando o tanque
VW 96 EEC-IV
2018- (rip) Monza Classic SE 1992/1993 Automatic Vermelho Maiorca 2.0 EFI Gasolina
2010-2019 Monza SL/E 2.0 MPFI 1992 Vermelho Ciprius Gasolina
2015-2018 Monza GLS 1994/1995 Preto Liszt 2.0 EFI Alcool
2005-2009 Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
1992-1998 (Familia)Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool Completo + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet.

Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Uma pena q eu não fiz vídeo com 5 litros pra ver se o tanque do Monza 96 ia captar.
porque com 10 ele conseguiu puxar e manter o cash cheio. diferente do tanque que abri que não funcionava com 10l... só com 15 ou >.

Enfim, ontem eu levei o tanque do Monza 96 pra colocar. fiquei muito satisfeito com os testes realizado nele...
realmente era isso que eu queria. agora posso andar até na reserva tranquilo... antes se o combustível não tivesse acima do cashtank meu Monza já virava um lixo e ficava falhando. só pra refrescar a memória e pra quem ta chegando agora.

Pintei ele:
Imagem

Tanque sendo colocado:
Imagem


Vídeo do meu antigo tanque no carro, note que o combustível ta super alto. 20 litros.. e o cashtank não fica cheio pelo retorno, pelo contrário.. ele acaba. kkkk!



E agora, vídeo do Monza com o tanque do Monza 96 (colocado no carro), que esta em perfeito estado... com 15 litros o cashtank fica cheio!
isso é um sinal que ta perfeito... cheguei a fazer testes com 10 litros e ele fica perfeito tmb...


Conclusão:
Meu carro ficou muito bom com o tanque do Monza 96... Perfeito até onde foi projetado pra ser, mas é bem claro que o tanque do Monza é uma porcaria... to andando tranquilo na reserva agora... mas o tanque ta longe de ser um tanque bom...

O meu tanque foi subistituido porque o retorno realmente não tava enchendo o cashtank.

LISTA DE COISAS QUE TINHA Q SER MELHORADA NESSE TANQUE:
- Deveria ter um ressalto pra baixo pro cashtank ficar um pouco abaixo e pro carro funcionar com menos combustível.
- Deveria ter uma válvula retentora pra manter o cashtank sempre cheio. (quando vc desliga o carro o cash esvazia... até no do Monza 96).
- O Cash tank deveria ter tampa igual o do Kadett! O cash é o mesmo... tem o suporte pra aquela tampa... tudo certinho mas a tampa nao esta la.
- Sistema de retorno pode dar problema, deveria ser direto tipo o do Kadett, menos chance de dar problema.
- Tanque deveria ser plastico e ter um bocal grande pra ser aberto tipo o do Kadett.

---
Em breve vou fazer um teste com a boia no tanque aberto pra ver a partir de quantos litros q a boia começa a marcar no painel.
sobre testar com 5 litros acho q não consigo mais pq o tanque bom já foi usado.. e o que tenho aqui aberto só funciona com 15 litros ou >. e o que eu tirei do carro só funciona bem com uns 25 litros. Kkkk, só quando o fuel ta acima do cashtank. kkk
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^

Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3181
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por tyo »

o monza carburado por ter a saida do tanque embaixo creio que não sofre desse problema o meu gastá quase toda a gasolina creio que sobra uns 600 ml no tanque
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.

Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2239
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

legal, o importante é sanar o problema nem que custe 1 tanque kkkkkkkkkkk
falando nisso quanto custou desculpe a pergunta ?

ronaldo ,vendo o video desse tanque 96, acredito que da forma que funcionou tambem se aplica no meu e no seu antigo , no modo geral todos os efi sendo entao o problema do tubo interno de retorno sem falar do desenvolvimento pessimo desse tanque ,

no meu ver ,ainda deveria haver uma valvula de retençao bem sensivel a movimentaçao do combustivel ,como se fosse uma boia de caixa dágua rsrsrr
quando a quantidade do cash abaixar a boia abre e deixa entrar o de fora e quando cheio a boia fecha pra nao sair rsrsrr e em cima uma tampa apenas com ladrao ou uns furos

quando fizer os testes em principal da marcaçao de ponteiro poste aqui , to curioso e nao to com muito tempo pra tentar fazer no meu

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR

Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9077
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por luiz sle »

Boa tarde!

Complementando o tópico, segue abaixo vídeo que fiz do tanque EFI que utilizava no meu S/R. Teste feito com 5.5 litros de álcool:


Acredito que além do problema relatado pelos amigos, de obstrução da passagem do retorno para dentro do cash tank, outro problema pode ser devido a inclinação do próprio pescador. Alguns mecânicos ao trocar o pré-filtro, podem acabar entortando o pescador de duas formas:

1 - ao tentar retirar ou ao instalar o pescador, se o mesmo enroscar e for forçado.
2 - ao colocar ou tirar a mangueira da saída do pescador. A chapa que é feita a tampa do pescador é fina, amassa com facilidade causando alteração na altura que o pescador irá captar o combustível.

É possível regular a altura do pescador, aproximando-o do fundo do cash, caso tenha sido entortado.

Luiz Fernando.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020

Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2239
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Problema com retorno de combustivel do tanque do Monza

Mensagem não lida por dutra s a »

Luiz, muitas vezes obstrução no retorno faria a pressão aumentar.

Eu no mês passado troquei meu tanque e fiz vídeos. Só não postei aqui por acreditar que (no caso do EFI) de cara, já se mostra o tanto de erros no projeto desse sistema, com imagens e fotos postados aqui no fórum, além do que eu já relatei.

Na questão de fixação (pelo menos no EFI) não tem como errar as posições, caso estiver com o quebra ondas, pois ele serve de guia para ponta do tubo pescador, sem falar da inclinação da flange que obriga a reinstalar na posição correta.

Caso o tanque não tenha quebra ondas, o cara tem que ser tapado ou safado para não ver a lógica de como se vai pescar o combustível lá dentro, rsrsrsr!

O que muito acontece e até o Ronaldo Guedes não percebeu é quando se desliga a bomba o combustível dentro do cash não pode se nivelar com o que esta fora (deve ficar retido), mesmo porquê, já existe o erro do cash ser aberto acima e possuir muito espaço, sendo que a ponta do pescador fica muito para um canto e, ao estar numa rampa estando desligado e combustível pouquíssimo a bomba não vai puxar, vai apenas empurrar o que já esta na linha após ter passado por ela.

Outra coisa que ninguém viu é como o cash enche rápido, não é por gravidade, e sim, por um arrasto criado pelo retorno no pré filtro embutido no cash, que também por ele, o combustível abaixa do cash para fora quando desligado, lá dentro do pré-filtro embutido tem uma passagem de uns 2 mm +/- fazendo com que tenha pressão para se ter esse arrasto, pois só a pressão do retorno por si próprio não da conta (é muito fraco).

Se o tubo de retorno embutido no pré filtro do cash estiver com folga nesse mesmo pré filtro do cash, o mesmo não vai encher como mostra o vídeo.

Se eu ainda não tivesse trocado o meu tanque, eu já ia negociar contigo, kkkkkk!

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR

Responder