HELP! POR FAVOR.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Frustrado
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2017, 17:37
Cidade: itaquaquecetuba
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

HELP! POR FAVOR.

Mensagem não lida por Frustrado »

PRIMEIRAMENTE DESCULPE-ME SE EU ESTIVER REPETINDO ALGUM TÓPICO POIS JÁ PESQUISEI ALGUNS COM O MESMO PROBLEMA, PORÉM OCORRERAM DE FORMA DIFERENTE.
HÁ +/- UM MÊS FIZEMOS A AQUISIÇÃO DE UM MONZA: GLS; 94: EFI. ANTES MESMO DA COMPRA O DONO DIZIA Q ELE ESTAVA ''MEIO DANDO UMAS FALHADA", MAS Q ERA O TANQUE Q ESTAVA SUJO E ELE IRIA LIMPAR, QUANDO FOMOS TESTAR O CARRO PELA 1° VEZ ELE ESTAVA MORRENDO EM SUBIDAS LEVES (EM 1° E 2°) O DONO DISSE QUE ''ERA PQ TINHA POUCA GASOLINA, AI NA SUBIDA ELA DESCIA E A BOMBA NÃO CONSEGUIA PUXAR''. ENTÃO ABASTECEMOS, O CARRO REALMENTE MELHOROU PASSOU A SUBIR DE 2° SE PEGASSE EMBALO E 1° SUBIA DE BOA, O DONO LEVOU PRO ''MECÂNICO DE CONFIANÇA DELE'' PARA UM DIAGNÓSTICO Q DISSE SER A BOMBA, Q LOGO EM SEGUIDA FOI TROCADA. NO DIA SEGUINTE ESTAVA EU APRENDENDO A DIRIGIR COM UM COLEGA MEU,(obs:O CARRO CONTINUAVA DO MESMO JEITO) QUANDO FUI PASSAR DA 1° PRA 2° NO FINAL DE UMA SUBIDA O CARRO DEU UMA ARRANHADA, FEZ UM BARULHO TIPO: -VAM VAM VAAMM!!!, MORREU, SUBIU UM CHEIRO DE EMBREAGEM QUEIMADA E NÃO QUIS MAIS LIGAR TIVEMOS QUE EMPURRAR NA DESCIDA PRA PEGAR, FOI SÓ CHEGAR NA FRENTE DE CASA DESLIGA E PRONTO... NÃO QUIS MAIS LIGAR. DPS DE ALGUMAS HORAS FOMOS TENTAR LIGAR NOVAMENTE E FUNCIONOU.
MEU VIZINHO QUE MANJA BASTANTE AFIRMAR Q ESSA FRAQUEZA NA SUBIDA É A EMBREAGEM (DISCO) QUEIMADA.
O CARA Q VENDEU LEVOU NOVAMENTE PRO MECÂNICO DELE. 1° DISSE Q DESCOBRIU O DEFEITO ERA O SENSOR DA BOMBA, DPS VEIO DIZER Q GASTOU QUASE 2000 MANDANDO O CABEÇOTE PRA RETIFICA, PARA ACABAR COM UM PEQUENO VAZAMENTO DE ÓLEO INFLUENCIAVA NA PERCA DE FORÇA, TROCOU AS JUNTAS, ANÉIS, ÓLEO E MOTOR DE ARRANQUE Q N ESTAVA MAIS AGUENTANDO A PRESSÃO DO MOTOR.
APÓS UMA SEMANA PARADO NA GARAGEM (NO CASO HJ) EU FUI COM MEU VIZINHO NA BORRACHARIA, PASSAMOS NO POSTO COLOQUEI 50 REAIS, A PRINCIPIO O CARRO ESTAVA BOM ATÉ PARARMOS NO SINAL E O CARRO MORRER, ELE DEU A PARTIDA LIGOU E MORREU DNV, PASSAMOS O MAIOR PERRENGUE EMPURRANDO PEDINDO AJUDA E NADA. ELE LIGOU PRO PAI DELE PARA PUXAR O CARRO QUANDO FOMOS NOS ABAIXAR PRA AMARRAR A CORDA, METADE DA GASOLINA ESTAVA NO CHÃO... NO EMBALO O CARRO ATÉ CHEGOU A FUNCIONAR SOLTAMOS A CORDA RAPIDAMENTE ENQUANTO ELE ACELERAVA PRA N MORRER, MAS QUANDO ENGATOU A MACHA LENTA PRA PASSAR NA LOMBADA MORREU DNV.
AGR ESTÁ AQUI NA GARAGEM, N ESTÁ MAIS VAZANDO, MAS TAMBÉM N LIGA.

SE ALGUEM PODER DAR UMA LUZ, POIS NÃO ENTENDO NADA DE CARRO E COMO ESSE É O 1° CARRO DA FAMÍLIA TEM SE TORNADO UMA VERDADEIRA FRUSTRAÇÃO PRA TODOS; LOGO DPS DE TER CRIADO TANTA EXPECTATIVA, PASSANDO O DIA TODO DESMONTANDO PEÇAS, LIMPANDO (COM AS ORIENTAÇÕES DESSE FÓRUM) E IMAGINADO COMO ELE FICARIA.

DESCULPEM PELO TÓPICO CANSATIVO E FALTA DE CLAREZA, OBRIGADO.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: HELP! POR FAVOR.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Frustrado

Primeiramente seja bem vindo ao fórum.

O primeiro carro é sempre uma aventura.
Lembro de quando comprei, quando eu tinha 22 anos, um Renault Gordini.
Apesar de ter comprado de um colega de trabalho, não escapei de alguns vícios escondidos dele. Não culpa do colega, pois ele tinha adquirido o carro para negócio e eu insisti em comprar o carro dele.
O Gordini já tinha sofrido um acidente, que empenara a suspensão traseira, e fazia um barulhos chato toda vez que andava em ruas de terra. Eu tinha de passar graxa nas molas para o barulho parar. Desentortar o carro nem pensar, pois iria sair muito caro e não sei se ficaria bom.

O Monza EFI 94 é um bom carro. O ruim é que muitas vezes ele está judiado, já que é um carro com idade avançada.
Quando se compra um Monza desses, a primeira providência é trocar óleo, filtros, velas, cabos de vela, correia. Isso para se garantir.
Cabos de vela, quando envelhecem, causam falhas graves, principalmente quando se pisa em subidas, etc.
Pelo que você escreveu, parece-me que o mecânico que está cuidando do carro é de confiança do antigo dono, mas não sua. O Monza não tem nenhum sensor da bomba de combustível.
Você não explicou de onde vazou a gasolina, se foi do tanque (que pode estar furado) ou de alguma mangueira.
Outra coisa que o mecânico disse, embreagem queimada, na verdade o disco de embreagem deve estar gasto. Quando está assim, o carro pode até andar normalmente, mas em arrancadas e subidas o motor gira em falso, pois o disco é quem faz a transmissão da força do motor para a caixa de marchas e as rodas.
Eu tive um Chevette por muitos anos, comprei zero, e chegou um ponto em que a embreagem começou a deslizar. Eu estava subindo uma ladeira daquelas de dar medo e quando cheguei na metade o motor estava todo acelerado e o carro ficava parado. É nessa hora que aparece aquele cheiro de embreagem queimada, pois o disco desliza, esquenta e solta aquele cheiro.
Ah, quando se compra um carro, mesmo usado, o vendedor tem de se responsabilizar por defeitos que já existiam no momento da compra. Essa embreagem gasta acho que ele deveria assumir, já que é um serviço relativamente caro (imagino uns 500, 600 reais, entre peças e mão de obra).
O resto, velas, cabos, óleo, filtro, correias, isso acho que dá para você assumir.
Espero que essa frustração inicial se transforme em satisfação, depois de você conseguir ajeitar o Monzão.
Se conseguir, verá que é um carro excepcional, que, quando funcionando legal, não perde para carro nenhum.

Abraços e boa sorte.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder