Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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gilmareu
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Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por gilmareu »

Galera,

Eu tenho um Opalão 89 e meu pai um Monza 95 EFI. Confesso que problema de temperatura é uma coisa delicada na linha GM desta época...

O meu Opalão eu troquei cebolão, cebolinha, a horta toda, bomba dágua, termostática, limpei radiador em casa e o bicho esquentava, por fim, fiz a manutenção na ventoinha que andava meio fraca e resolveu de vez. Mas enfim, não é do Opalão que vim falar.

Meu pai tem este Monza desde 0Km, é um GL 95 que sempre, mas sempre deu problema de esquentar. Já foram 3 juntas de cabeçote em 166mil Km rodados.

Num passado ele tinha GNV e aí que ele adorava ferver mesmo, esquentava que incomodava nos pés do passageiro.
Depois de vários eletricistas, mecânicos eu tô focado para tentar descobrir este mistério.

A junta do cabeçote estourou por último e mandei plainar o cabeçote, pq misturou água no óleo e o que fiz e o que vi:

Coloquei a correia no ponto, estava 1 dente pra frente
Coloquei aditivo na água
Troquei o óleo e filtro
Troquei termostática, com a pistola de temperatura, estava indo 130 graus no sensor em cima da termostática e saindo 80 graus do radiador, na outra ponta, acho que ela estava demorando muito para abrir e não desligava a ventoinha nunca, não dava conta.
o que tinha de novo: Módulo HEI, Bobina, Bomba dágua, Cebolão do radiador

Agora como ele age:
Liga o carro, ele funciona blz, liga ventoinha, desliga por uns 20 minutos funcionando. Aí saí para a rua, depois de 1 hora ligado, ele liga a ventoinha e não baixa a temperatura nem ferrado, sai 110graus da termostática e retorna 70 graus na saída do radiador com a pistola.


Cara, não sei o que fazer, este Monza desde novo é assim!

Outro defeito que ele tem, não sei se tem muito a ver, mas o conector da Bobina está frouxo, aí ele desliga o carro, eu amarrei com arame, tá feio pra ..., mas funciona. Troquei o conector, comprei na Mercadocar e continua folgado.

Heelp galera, ajude este Opaleiro sofredor que quer fazer o pai feliz com seu Tubarão, rs
Gilmar
GM Monza 95
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500EF
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por 500EF »

Antes de qualquer outra coisa, preciso dizer que nada disso é normal.

Tenho meu monza desde 0km e o arrefecimento nunca deu amolação nestes quase 30 anos.

E olha que destes 30, já faz 10 anos que ele está turbinado e mesmo assim, tudo dentro do normal.

GNV é complicado porque fazem muita adaptação mal feita por aí...

Motor fora do ponto (tanto do comando quanto de ignição) pode aquecer muito mais a câmara (e gnv normalmente anda com ponto atrasado ou com gambiarra de variador).

Alimentação pobre também faz isso (pressão da linha e limpeza do bico estão em ordem?).

Não sei se é o mesmo cabeçote, nem o quanto de material já tiraram dele. Mas, se a taxa de compressão tiver subido muito, também contribui para aquecer (embora eu já rodei por muito tempo com 14:1 no astra e nunca tive problema com isso).

E para piorar, se tiver algum problema oculto no cabeçote (alguma trinca pequena por exemplo) ou no bloco (empeno por já ter aquecido tanto, etc), também pode dar este tipo de problema recorrente e é mais difícil de achar.

Isso sem falar de entupimentos, valvula termostatica travada, sensor de temperatura da água defeituoso...

Infelizmente, vai ter que investigar melhor isso aí... ;)
Eduardo Rettore
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gilmareu
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por gilmareu »

o GNV tinha uma fiação que ligava na injeção, creio que seja para o variador de avanço, porém foi retirado.
A termostática eu troquei, é nova, quando ele fica quente, com a pistola de temperatura, ele fica +- 110 graus na saída da termostática (aponto para o sensor ou no radiador) e na saída do radiador, marca uns 70 graus, então eu tô presumindo que radiador não está entupido, pq tá saído do outro lado resfriado
Trinca no cabeçote, problema de taxa por falta de material do cabeçote eu acredito que não tenha, pq mandei num cara especializado nisso, que fez o cabeçote do meu Opala, que roda liso até hoje, depois de 4 anos

O PONTO:
No Opalão eu faço em 3 fases, vejo ponto estático (com ele desligado, aponto o rotor para cilindro 1, olho na regua da polia etc...), depois acerto de ouvido na lenta com ele ligado e por último saio para rua para testar.

Na Monzeira é cheia das modernidades, não consegui me achar na questão de ponto. Será que existe algum jeito de eu verificar o ponto sem a pistola?

Eu saí para a rua com ele, e fui acertando de um jeito que ele ficou andando bem pra caramba, subindo ladeira de 2a e 3a...
Gilmar
GM Monza 95
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Carlos A. Freire
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não informou se esse Monza tem ar quente. Também não informou qual válvula termostática está usando.
Para esse Monza, a válvula termostática é com disco na sua ponta e início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. Nela vem a inscrição 92/107º.

Na saída traseira do cavalete onde vai a válvula termostática há 2 conexões de mangueira. Sendo a de cima para o ar quente e a de baixo para o coletor. Nos modelos sem ar quente, onde iria a mangueira vai um tampão. Se inverter esse tampão com a mangueira de baixo que vai ao coletor, a VT só vai abrir aos 110ºC e depois esfria rapidamente. Inclusive já foi comentado sobre esse problema e conexões aqui no fórum, em outros tópicos.
Se um reparador inverteu, os demais vão montar igual e o problema não acaba até que um que tenha conhecimento vai montar corretamente.

A ventoinha deve ligar aos 101ºC e desligar em 94ºC, medidos na VT e pelo scanner.

Com relação ao ponto, além da pistola será preciso fazer a UCE entrar em modo de serviço, com jumper entre os terminais A e B do conector de diagnóstico. Para isso o motor deve estar aquecido e a ventoinha ter ligado pelo menos 2 vezes. Também muito comentado aqui no fórum, rs! No caso do Monza EFI 2.0 gasolina são 10º APMS. Se ficar alterando a posição do distribuidor sem entrar em modo de serviço, a UCE vai tentar compensar.

Com relação ao aquecimento da linha GM, não procede. Tive Opala, meus amigos ainda tem, o Monza minha família tiveram vários tirados 0KM, muitos amigos tem. Eu tive um Monza SL/E 87 e um SL/E 91 nos anos 90 e tenho um Monza GLS 96 a 18 anos comigo e não passei por problema de super aquecimento. Esse Monza GLS 96 comprei com 30.000km e hoje está com 327.000km.

Esse problema da mangueira invertida, aconteceu com um Monza Club 94 de um amigo e, deu muito trabalho para eu descobrir que estava invertida e essa inversão causava o sintoma de super aquecimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Moro no Rio de Janeiro, onde faz calor pra xuxu (para não usar um termo chulo), tive 3 carros da GM (um Chevette por 32 anos, um Monza GLS 94/95 por uns 8 anos e o atual Monza GLS por 12 anos), e nenhum deles esquentou uma vez que fosse no trânsito pesado. Em trânsito livre, o problema é o oposto, o motor às vezes funciona frio, no comecinho da escala de temperatura.

Como disse o Carlos Freire, esse Monza tem alguma coisa errada nele, que pode ser as tais mangueiras invertidas ou alguma outra coisa. Como ele esquenta desde novo, é bem provável que seja algum erro de montagem de mangueiras, pois carro nenhum sai de fábrica com radiador entupido ou bomba dágua gasta.
Já vi um Fiat Uno zero km sair de fábrica com o eletroventilador do radiador invertido, girando para o lado errado.
Depois de várias visitas a concessionárias (e vários guinchos/reboques por superaquecimento na rua) eu descobri o problema, ao notar que o radiador estava soprando ar quente para a frente do carro. :lol:

Abs
Luiz Carlos
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gilmareu
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por gilmareu »

Então, o MOnza do meu pai não tem ar quente e o tampão, que eu chamei carinhosamente de tetinha está na boca de cima, estas duas saídas ficam do lado próximo ao alternador, seria isso?

A termostática eu comprei da Mahle, veio com inscrição de Monza Kadett EFI Gasolina, vou dar uma olhada se ela possui os graus de abertura e fechamento.

Este negócio do Jump eu vi em uns vídeos, mas todos usavam a danada pistola, será que não tem jeito de colocar nos 10Graus desligado (ponto estático igual eu faço no Opala) somente para ter uma noção?

Obrigado pessoal pela força
Gilmar
GM Monza 95
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Carlos A. Freire
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Re: Monza EFI(Esquenta feito Inferno)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o tampão está em cima o problema pode ser outro. Tem que avaliar qual deve ser o problema.
A VT para o Monza EFI 2.0 gasolina, 2.0 álcool e 1.8 gasolina são iguais. 92/107º

Não tem como ajustar ou conferir o ponto sem a pistola de ponto e além disso, fazer os procedimentos já indicados na mensagem anterior.
Sem sinal de rotação do motor a UCE não deixa ter faísca.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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