Bomba de combustível Nakata para alccol

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bomba de combustível Nakata para alccol

Mensagem não lida por jorgeAP »

Também desistir da Brosol e tem algum tempo que uso a Nakata, me parece que é bem melhor já a 2 anos.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível Nakata para alccol

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Após algum tempo estou de volta, continuo com meu Monzão carburado 2.0 movido a GNV/Etanol. Pessoal é o seguinte não aguento mais as bombas de combustível brosol, estou indo para a quarta já, acaba a garantia e começa a vazar álcool pelo respiro.O pior é que a ultima foi com 6 meses, fiz reclamação e até agora nada da Brosol resolver, me parece estar em clara decadência. Conheço a durabilidade das peças de suspensão nakata, porém encontrei peal internet bomba de combustível NaKAta que inclusive e mais cara que a brosol. Será que é melhor? Alguém tem/conhece ou teve problema com a bomba de combustível nakata? se conhecerem proponham outras marcas confiáveis. Detalhe, o uso o álcool muito pouco, somente para não danificar o motor/componentes (ao ligar ando uns kms, e depois antes de desligar mais uns kms). Agradeço a ajuda.
João

Uma bomba vazar álcool pelo respiro significa que o diafragma dela furou.
Estou achando esse índice de panes muito alto. Será que a bomba não está funcionando seca?
Não sei como é a estratégia no seu carro, se quando você usa gnv existe alguma válvula que corta o álcool...
Se existe uma válvula, ela fica antes ou depois da bomba de combustível?
Bombas de combustível dessas com diafragma não podem funcionar a seco.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Bomba de combustível Nakata para alccol

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Interessante sua observação, Sr Luiz, pq eu nunca tive problemas com bomba mecânica. Um dos monzas usei 8 anos (só no álcool) e não tive problemas.
Abs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível Nakata para alccol

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Experimente fazer um retorno do combustível para o tanque,
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4212
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustível Nakata para alccol

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Experimente fazer um retorno do combustível para o tanque,
Também pensei nisso.
Nos motores carburados com bomba de combustível de diafragma, quando a válvula agulha que controla a entrada de combustível na cuba do carburador fecha, o diafragma para de se movimentar e o combustível fica preso na bomba.
Mas isso dura frações de segundo, logo a válvula agulha abre de novo e o combustível volta a circular.
No caso do Monza do João não há circulação de combustível, e consequentemente o diafragma deve aquecer muito mais, pois a bomba está junto ao motor.
Colocando um retorno, o diafragma vai funcionar como foi projetado para isso, com combustível frio circulando o tempo todo, esfriando o diafragma.

Talvez aí esteja o problema, diafragma quente demais.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder