Problemas diversos

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

eu mesmo faço manutençao no meu carro.aprendi depois de ver como as coisas funcionam aqui no Brasil.
carburador eu demorei um pouco a pegar o jeito,mas hoje posso dizer que sei tudo do carburador 2E7.

se quisermos ter carro,temos que fazer a manutençao nele,seja antigo ou novo.
te falo porque vejo muitas cagadas em carros novos tambem.
Jesuino

É muito raro um proprietário de carro fazer ele mesmo a manutenção do seu carro.
Primeiro porque a grande maioria deles não entende de mecânica, elétrica, etc
Segundo porque a grande maioria (mais de 90%) não tem as ferramentas e equipamentos necessários. Quem tem um escaner em casa? Nem o Carlos Freire). Eu fiz a manutenção do carburador do meu Chevette durante 32 anos, mas sempre que precisava desmontar o mesmo tinha de pedir emprestada uma soquete longa para remover a bomba de aceleração. Fui substituir tempos atrás a bobina de pulsos do distribuidor e precisei recorrer a uma oficina de barcos aqui da vizinhança, pois para remover o pino eu não tinha torno e nem um toca pinos na medida. Para levantar o carro também precisei pedir emprestados dois cavaletes. Agora eu tenho meus próprios cavaletes, e até uma prancha com rodinhas para entrar embaixo do Monza, mas sempre falta alguma ferramenta mais especializada.
Terceiro porque a grande maioria não tem um lugar adequado para desmontar o carro, deixar ele desmontado por algum tempo, até a remontagem.

Eu fui profissional da área de mecânica, elétrica, pneumática, hidráulica, etc, mas tem muita coisa que eu não tenho cacife para mexer no Monza.

Já quanto a carros novos, aí é que a coisa complica. Lembro que um mecânico de Peugeot dizia que o 206 (que até já saiu de linha) tinha 37 sensores. Um vizinho meu tem um desses, comprado zero, que deve ter atualmente menos de 20 mil Km (ninguém na casa dele dirige), que só não deixou o cara com os cabelos totalmente brancos por que ele é careca. O carro dele apresentava uma pane que nem a concessionária conseguia resolver.

Concordo que o proprietário de carros antigos deve procurar (frequentando aqui o fórum, por exemplo) conhecer o mais possível o carro, para não ser enganado por reparadores desonestos. Mas quando o reparador é realmente um desonesto profissional, mesmo assim não estamos livres de sermos enganados.

Abraços
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 04 Nov 2017, 19:33, em um total de 2 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

estou ouvindo um barulho de fuga de corrente na base do distribuidor. Eu sei que ele está ruim, e logo irei trocá-lo, mas gostaria de verificar primeiro o aterramento e ver se o barulho some. Também ouço esse barulho de corrente próximo à bobina quando desconecto um dos cabos de vela, aí faz um tec tec tec tec.

Alguma dica de como faço essa verificação do aterramento ou outra coisa que pode estar causando essas fugas no distribuidor e bobina?
Yan

Esse barulho de fuga de corrente no distribuidor deve ser investigado. Mas não se esqueça de que dentro do distribuidor saltam faíscas, entre o dedo do rotor e os 4 pontos correspondentes na tampa do distribuidor.
Qto ao barulho de fuga quando é desconectado um dos cabos de velas, isso é normal. A centelha procura um ponto de massa (terra) para descarregar, e como o cabo de vela está desconectado, pode saltar centelha em outros pontos.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Problemas diversos

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 04 Nov 2017, 19:24
eu mesmo faço manutençao no meu carro.aprendi depois de ver como as coisas funcionam aqui no Brasil.
carburador eu demorei um pouco a pegar o jeito,mas hoje posso dizer que sei tudo do carburador 2E7.

se quisermos ter carro,temos que fazer a manutençao nele,seja antigo ou novo.
te falo porque vejo muitas cagadas em carros novos tambem.
Jesuino

É muito raro um proprietário de carro fazer ele mesmo a manutenção do seu carro.
Primeiro porque a grande maioria deles não entende de mecânica, elétrica, etc
Segundo porque a grande maioria (mais de 90%) não tem as ferramentas e equipamentos necessários. Quem tem um escaner em casa? Nem o Carlos Freire). Eu fiz a manutenção do carburador do meu Chevette durante 32 anos, mas sempre que precisava desmontar o mesmo tinha de pedir emprestada uma soquete longa para remover a bomba de aceleração. Fui substituir tempos atrás a bobina de pulsos do distribuidor e precisei recorrer a uma oficina de barcos aqui da vizinhança, pois para remover o pino eu não tinha torno e nem um toca pinos na medida. Para levantar o carro também precisei pedir emprestados dois cavaletes. Agora eu tenho meus próprios cavaletes, e até uma prancha com rodinhas para entrar embaixo do Monza, mas sempre falta alguma ferramenta mais especializada.
Terceiro porque a grande maioria não tem um lugar adequado para desmontar o carro, deixar ele desmontado por algum tempo, até a remontagem.

Eu fui profissional da área de mecânica, elétrica, pneumática, hidráulica, etc, mas tem muita coisa que eu não tenho cacife para mexer no Monza.

Já quanto a carros novos, aí é que a coisa complica. Lembro que um mecânico de Peugeot dizia que o 206 (que até já saiu de linha) tinha 37 sensores. Um vizinho meu tem um desses, comprado zero, que deve ter atualmente menos de 20 mil Km (ninguém na casa dele dirige), que só não deixou o cara com os cabelos totalmente brancos por que ele é careca. O carro dele apresentava uma pane que nem a concessionária conseguia resolver.

Concordo que o proprietário de carros antigos deve procurar (frequentando aqui o fórum, por exemplo) conhecer o mais possível o carro, para não ser enganado por reparadores desonestos. Mas quando o reparador é realmente um desonesto profissional, mesmo assim não estamos livres de sermos enganados.

Abraços
Ser Luis Carlos (Rio)

Concordo com você. Eu tenho dois Monzas, um 90 carburado que dar manutenção nele é uma 'barbada', já o MPFI é muito mais complicado devido aos sensores que possui, embora poucos em ralação por exemplo do Vectra. Outro dia o velocímetro deste último parou de funcionar, nenhum reparador aqui onde moro se aventurou em sequer olhar. Por que: bem ele tem um sensor na roda esquerda, que envia sinais para um conversor que envia para o velocímetro. Nenhum reparador nem em Bauru (cidade de mais de 400.00 habitantes) tinha equipamento para fazer a verificação de qual dos três itens estava avariado. Para resolver, contei com a ajuda de um amigo em Jaboticabal, cidade há uns 170 km, e ele é especializado em painéis de instrumentos, e em menos de 5 minutos identificou o problema e resolveu.

Acho que não demora muito tudo será descartável.
Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Responder