Jesuinoeu mesmo faço manutençao no meu carro.aprendi depois de ver como as coisas funcionam aqui no Brasil.
carburador eu demorei um pouco a pegar o jeito,mas hoje posso dizer que sei tudo do carburador 2E7.
se quisermos ter carro,temos que fazer a manutençao nele,seja antigo ou novo.
te falo porque vejo muitas cagadas em carros novos tambem.
É muito raro um proprietário de carro fazer ele mesmo a manutenção do seu carro.
Primeiro porque a grande maioria deles não entende de mecânica, elétrica, etc
Segundo porque a grande maioria (mais de 90%) não tem as ferramentas e equipamentos necessários. Quem tem um escaner em casa? Nem o Carlos Freire). Eu fiz a manutenção do carburador do meu Chevette durante 32 anos, mas sempre que precisava desmontar o mesmo tinha de pedir emprestada uma soquete longa para remover a bomba de aceleração. Fui substituir tempos atrás a bobina de pulsos do distribuidor e precisei recorrer a uma oficina de barcos aqui da vizinhança, pois para remover o pino eu não tinha torno e nem um toca pinos na medida. Para levantar o carro também precisei pedir emprestados dois cavaletes. Agora eu tenho meus próprios cavaletes, e até uma prancha com rodinhas para entrar embaixo do Monza, mas sempre falta alguma ferramenta mais especializada.
Terceiro porque a grande maioria não tem um lugar adequado para desmontar o carro, deixar ele desmontado por algum tempo, até a remontagem.
Eu fui profissional da área de mecânica, elétrica, pneumática, hidráulica, etc, mas tem muita coisa que eu não tenho cacife para mexer no Monza.
Já quanto a carros novos, aí é que a coisa complica. Lembro que um mecânico de Peugeot dizia que o 206 (que até já saiu de linha) tinha 37 sensores. Um vizinho meu tem um desses, comprado zero, que deve ter atualmente menos de 20 mil Km (ninguém na casa dele dirige), que só não deixou o cara com os cabelos totalmente brancos por que ele é careca. O carro dele apresentava uma pane que nem a concessionária conseguia resolver.
Concordo que o proprietário de carros antigos deve procurar (frequentando aqui o fórum, por exemplo) conhecer o mais possível o carro, para não ser enganado por reparadores desonestos. Mas quando o reparador é realmente um desonesto profissional, mesmo assim não estamos livres de sermos enganados.
Abraços