escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
zeneto
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Ago 2017, 21:37
Cidade: lambari
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por zeneto »

seguinte galera tenho aki em casa 2 escapes do monza, completo eu tava pensando em colocar os dois, meu projeto é o seguinte, tirar os catalizadores soldando um cano direto, então ficaria os dois canos direto até o abafador, e manter o abafador em apenas um dos canos e no outro colocar um exaustor eletrico, para que quando eu enjoar do ronco eu feche, e ele funcione apenas com o cano com o abafador. a banana que sai do coletor e engata nos canos, ja é de dois canos só que transformado em 1 4x2x1 original, eu tava pensando em serrar onde ele é parafusado no cano para que a banana fique com duas saidas e assim fazer uma flange de duas bocas para parafusar no novo escape. o que acham? outra coisa tenho outra banana tbm, se kiser posso voutar para original.!
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
zeneto
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Ago 2017, 21:37
Cidade: lambari
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por zeneto »

Carlos A. Freire escreveu: 10 Set 2017, 21:40 Só para esclarecer, o Monza de qualquer ano ou modelo, não saiu de fábrica com catalisador.
Mas aquilo no meio do escapamento não seria o catalizador?
zeneto
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Ago 2017, 21:37
Cidade: lambari
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por zeneto »

jesuino b ferreira escreveu: 10 Set 2017, 20:23 eu vi fazendo isso num carro importado numa serie do canal fechado.
eles colocaram uma peça eletrica e era acionado quando o motorista quisesse.
vou ver se acho no you tube e coloco aqui
A peça elétrica eu já tenho, eu mesmo fiz com um motor do vidro elétrico e borboleta de um carburador velho que eu tinha aki. Só falta soldar e montar.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

zeneto escreveu: 10 Set 2017, 22:52
Mas aquilo no meio do escapamento não seria o catalizador?
Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.

A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
zeneto
Mensagens: 9
Registrado em: 29 Ago 2017, 21:37
Cidade: lambari
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por zeneto »

Não. No meio fica o silencioso dianteiro ou tubo intermediário. Se tivesse catalizador, teria mais uma peça entre o silencioso dianteiro e o coletor de admissão. Se reparar, todos os Monza, desde 1982 até 1996 tem dois silenciosos, o dianteiro e o traseiro.

A propósito... Também, nenhum Monza saiu de fábrica com sonda lambda ou sensor de oxigênio.

Abs,

Carlos Freire
A sim agora entendi, a da sonda lambda eu sabia, o do Monza fica por conta de um potenciômetro, ou regulador de co. obrigado pela atenção.

abs.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: escapamento duplo; melhora o desenpenho?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

zeneto

Você está querendo aumentar o desempenho ou o barulho do seu carro?

Se for aumentar o desempenho, isso é algo que precisa ser cuidadosamente calculado e testado em banco de provas de motor.
Normalmente, nos carros de passeio, o primeiro silencioso tem a função, além de diminuir o ruído, de dosar a saída dos gases queimados.
Se você diminuir a pressão, colocando um abafador mais livre, no momento em que as duas válvulas do cilindro estiverem abertas (enchimento do cilindro), poderá sair combustível não queimado, prejudicando assim o enchimento normal do cilindro. Nesse caso há perda de desempenho e aumento de consumo.
Para quem não entende de motor a quatro tempos, aqui vai uma pequena explicação:
As válvulas de admissão e escape, como o próprio nome está dizendo, abrem para admitir mistura ar+ combustível e saírem os gases queimados.
Nos primeiros anos da existência dos motores, os engenheiros perceberam que o desempenho do motor melhorava se fossem alterados os tempos de abertura e fechamento das válvulas. Os atrasos ou adiantamentos das aberturas e fechamentos dependem de haver uma contrapressão no escapamento, para tudo funcionar legal.
Quando se altera essa contrapressão, todo o trabalho de acerto de fábrica vai por água abaixo.

Se o seu intento for aumentar o ruído, aí eu não digo nada. Uma das coisa de que tenho raiva é de motos e carros com escape aberto perturbando o sossego e a saúde das pessoas em suas casas. Acho os caras que fazem isso uns retardados, para não dizer coisa pior.

Nota: Aumento da compressão (até onde o combustível a ser usado aguente sem detonação), injeção multiponto, turbina, isso sim pode aumentar (muito) o desempenho de um motor. Mas são medidas caras ou difíceis de fazer com critério. :|

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder