Velas carbonizando

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Bruno Rangel 682
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Ago 2017, 00:33
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Velas carbonizando

Mensagem não lida por Bruno Rangel 682 »

Bom dia , boa tarde , boa noite levei meu carro no mecanico hj pois tenho um monza 93 efi gasolina e ele esta bebendo muito media de 3,5 4,0 km/l. Nao tenho muito conhecimento em monza pois e o meu primeiro e leio muito sobre o carro aqui no fórum e cada dia fico mais encantado com o mundo do carro , enfim o mecanico que e de confiança da minha familia olhou o carro e disse que as velas estavam carbonizadas ( comprei velas , cabos e bobina a menos de dois meses e nao andei 3 mil kl ) ele relatou que o 2 e 3 cilindro nao esta funcionando corretamente entao me aconselhou a retificar o cabecote para ser resolvido o problema . Como citei acima nao tenho muito conhecimento e gostaria da opinião de vocês. Desde ja agradeço
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Que tipo de carbonização está nas velas? É úmida, que indica presença de óleo na câmara de explosão ou seca, que indica excesso de combustível, problema de ignição?

Fez algum teste para indicar problemas no cabeçote?
É importante verificar compressão dos cilindros, verificar a ignição (peças novas podem apresentar defeitos) e a IE, como pressão da linha de combustível, testes de sensores, verificar o tempo de injeção e a tensão e índice de CO.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Bruno Rangel 682
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Ago 2017, 00:33
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Bruno Rangel 682 »

Ele me disse que as velaa estas secas e nao estao queimando combustível colocou o dedo no cilindro e mandou funciona o carro e falou que a 2 e 3 entrada das velas nao estao trabalhando corretamente. Verificou se os cabos e velas estavam passando corrente normal e pelo jeito estava tudo certo..
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bruno Rangel 682 escreveu: 01 Set 2017, 07:20 Ele me disse que as velaa estas secas e nao estao queimando combustível colocou o dedo no cilindro e mandou funciona o carro e falou que a 2 e 3 entrada das velas nao estao trabalhando corretamente. Verificou se os cabos e velas estavam passando corrente normal e pelo jeito estava tudo certo..
Verificar essas coisas sem equipamento é complicado...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Bruno Rangel 682
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Ago 2017, 00:33
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Bruno Rangel 682 »

Te entendo mais vc acha que isto seria a possível calsa do defeito?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bruno Rangel 682 escreveu: 01 Set 2017, 11:06 Te entendo mais vc acha que isto seria a possível calsa do defeito?
Os possíveis defeitos eu indiquei lá em cima... Agora... Confiar que o cilindro não está bem apenas colocando o dedo no buraco da vela... É complicado...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Bruno Rangel 682
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Ago 2017, 00:33
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Bruno Rangel 682 »

Ok, no caso como e feito essa medição nos cilindros e é facil fazer esses testes que vc mencionou ? Teste de cabeçote faco na retifica mesmo ou em oficina mecânica? Qual os valores corretos do cilindros ?(buraco das velas kkkk)

Obrigado pela atencao
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas carbonizando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bruno Rangel 682 escreveu: 01 Set 2017, 15:08 Ok, no caso como e feito essa medição nos cilindros e é facil fazer esses testes que vc mencionou ? Teste de cabeçote faco na retifica mesmo ou em oficina mecânica? Qual os valores corretos do cilindros ?(buraco das velas kkkk)

Obrigado pela atencao
Vai precisar de equipamentos de diagnósticos. Um medidor de compressão do motor (http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... atc-mc1000 ), Um manômetro e vazômetro para verificar a linha de combustível (http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... tvpa450013 ), Um scanner para testar os sensores e verificar o tempo de injeção, pistola de ponto... São todos equipamentos básicos para qualquer oficina reparadora.

Já o Osciloscópio e o analisador de gases são equipamentos que só oficinas top que costumam ter.

Com equipamentos básicos, já se tem uma ideia de possíveis problemas e onde acontecem. Desta forma, evita uma remoção do cabeçote, por exemplo, onde o defeito está em excesso de pressão da linha de combustível, ou defeito na IE, onde o tempo de injeção está muito alto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder