Duvida vazamento óleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Calil
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 246
Registrado em: 11 Jul 2007, 11:06
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Calil »

Salve amigos, depois de retificar todo o motor do meu Monza, agora esta com um vazamento da engrenagem do comando de válvulas (antes não tinha); já tirei o parafuso e passei silicone nele e não resolveu, alguém poderia me informar como resolver esse vazamento? Segue foto. Grato...
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O vazamento não é no parafuso e sim no retentor do comando de válvulas, que deve ser trocado.
Nos parafusos das polias dentadas do comando de válvulas e virabrequim não passa óleo. Por isso não vaza por eles.
Atrás dessas polias tem seus respectivos retentores.
Resolva logo esse vazamento, pois correias em contato com óleo quebram logo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Calil

A troca desse retentor (vedador) é tarefa relativamente fácil, para quem tem noções de mecânica.
Remove-se o parafuso que segura a polia, a trava, alguma coisa mais e tem-se acesso ao retentor.
Remover o retentor é fácil, com uma chave de fenda ou ferramenta afiada.
Para colocar é necessário paciência, para ele não entrar enviesado, e não danificar os lábios dele.
besunta-se o eixo com óleo de motor e, com uma soquete servindo de apoio (a soquete deve se apoiar na parte externa do retentor), vai-se martelando na soquete até o retentor encaixar totalmente
Imagem

Nota: não é preciso remover a correia dentada para fazer esse serviço. Só tem que ter cuidado para ela não sair da posição enquanto a polia está fora.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Calil
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 246
Registrado em: 11 Jul 2007, 11:06
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Calil »

Este e todos os demais retentores foram trocados, e fiz justamente como Luis Carlos mencionou, este deve ter sofrido alguma avaria na montagem então, irei substituir o mesmo, grato.
Calil
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 246
Registrado em: 11 Jul 2007, 11:06
Cidade: Alfenas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1985
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Calil »

Salve amigos, antes de tirar a polia para troca do retentor estava analisando e cheguei na seguinte conclusão: Se fosse vazamento no retentor não teria que ter vestígio de óleo no eixo e ate mesmo um escorrimento na saída do eixo no retentor? Notem que a parte de trás da polia esta totalmente seco por isso acho que esse óleo esta vindo de dentro do eixo pelo furo do parafuso; ou eu estou errado?
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/dsc01440-jpg
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/dsc01441-jpg

Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Limpe, rode alguns dias com o carro e verifique se voltou a melar de óleo. Talvez possa ser algum óleo que caiu na montagem quando fizeram a manutenção.

Como disse lá em cima, não tem passagem de óleo pelo rosca do parafuso das polias do comando e do virabrequim. Nunca vi ou tive relatos de eixo de comando furado, permitindo vazamento de óleo. Antes disse acredito que deve quebrar o eixo.

Vazamento de óleo nesse lado do motor, somente pelo retentor ou pela junta da tampa de válvulas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por pablopttm »

Carlos A. Freire escreveu: 29 Mai 2017, 10:28
Como disse lá em cima, não tem passagem de óleo pelo rosca do parafuso das polias do comando e do virabrequim. Nunca vi ou tive relatos de eixo de comando furado, permitindo vazamento de óleo. Antes disse acredito que deve quebrar o eixo.


Eu também não até ver um vídeo do Diego Velocímetros em um corsa com esse problema que vazava pelo parafuso , ele até relata que nos GM mais antigos colocavam trava química para evitar o vazamento. Talvez isso só se aplica ao Familia 1 .

Acredito , que se fosse furado o comando o que teria de relatos desse tipo e também sairia óleo com pressão o que por um vazamento desses poderia ser fatal para o motor.
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida vazamento óleo

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

pablopttm escreveu: 29 Mai 2017, 16:35
Eu também não até ver um vídeo do Diego Velocímetros em um corsa com esse problema que vazava pelo parafuso , ele até relata que nos GM mais antigos colocavam trava química para evitar o vazamento. Talvez isso só se aplica ao Familia 1 .

Acredito , que se fosse furado o comando o que teria de relatos desse tipo e também sairia óleo com pressão o que por um vazamento desses poderia ser fatal para o motor.
Bom.. Não tenho nenhum Monza com motor fase I (até 85) para fazer manutenção. Nos meus ex Monza SL/E 87, SL/E 91 e no atual, GLS 96, que está comigo a 18 anos, onde todos eles soltei o parafuso muitas vezes e nunca apliquei coisa diferente, a não ser o torque de lá nada vazou. Os parafusos deles sempre estão secos, inclusive o Astra 2006 e o Vectra GTX 2010 de amigos.
Os Monza de amigos e família que fiz ou faço manutenção, são fase II (87 em diante).

No motor família I (Corsa, Meriva, Montana, Celta...) eu não fiz manutenção ainda. Vou procurar informações.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder