monza apaga no nada

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

matheusrsouza escreveu: 13 Mar 2017, 18:04 Carlos, a Multec 700 é até hoje uma injeção muito boa em relação a que ela se destina, mas se nao for diagnosticada corretamente em caso de defeito, pode tirar a graça de qualquer cristão.

Começa pelo básico, verifica o estado da bomba de combustivel, e todo seu aparato elétrico. Depois parte pra parte de ignição, o modulo HEI, não sei se vc sabe, mas é o calcanhar de aquiles da Multec, mas com um pouquinho de conhecimento, vc consegue ter um diagnóstico preciso sobre ele. Cheque aterramentos, alarmes e segredos instalados em separados, eu com o meu Ex Monza, tive problemas dele literalmente APAGAR, e era simplesmente um segredo mal instalado.

Trabalha com calma, por eliminação, que vc acha o defeito e volta a gostar do seu carro.
abraços
Matheus, o diagnostico na Multec foi feito, o único defeito que foi encontrado foi no sensor da borboleta, foi uma paulada em 2 coelhos, pois o carro estava acelerado e eu não estava ligando muito para isso, e com a troca do sensor, o carro ficou perfeito, coloquei um Delphi pois o que estava nele nem sei que marca era, depois disso consegui economizar combustível.
Em relação a bomba, foi feito o teste de pressão, e estava em 1.9, o reparador deixou em 2.0, e olha que ele nem sabia qual era a pressão correta, foi aqui no forum que eu aprendi.
O Modulo Hei tbm era de outra marca e começou a me dar defeitos, o carro falhava e o conta giros tava louco, fui verificar, era da Thomson, acho q é assim que se escreve, coloquei um Delphi e problema resolvido.
Todas essas informações aprendi aqui, tem mais outras que eu andei pesquisando tbm, a maioria deles eu mesmo solucionei, e tem mais outras que me apareceram e eu ainda não procurei solução por dar prioridade para esse defeito dele estar desligando. Por isso que eu mesmo gostaria de saber por onde começar para evitar ao maximo pagar por algo que pode ser simples, com a medida que as coisas vão dificultado, eu paro e procuro um profissional.
Hj mesmo foi o dia do carro sair da oficina, pois olha o absurdo que me ocorreu.
Levei em uma oficina especializada em injeção, e expliquei tudo que estava acontecendo com o carro, o cara me disse que ele o modo dele trabalhar é passar um pente fino no carro e orçar tudo, de parte elétrica até suspensão, gostei disso, pois poderia me deixar informado sobre tudo e eu finalmente iria dar um ponto final as manutenções por muito tempo. Chego em casa, vou dormir um pouco, pois como tramo de madruga é minha melhor hr. Eis que o cara me liga falando que deu uma olhada meio por cima, viu o chicote todo solto e que ele precisaria da uma geral primeiro e trocar o conector da bobina, passaria conduíte e prenderia para manter organizado, até gostei da ideia, perguntei o preço e ele me falo R$ 450, e ainda me disse que não poderia passar o Scanner pois poderia queimar o aparelho, mandei deixar quieto. Estou até agora imaginando como o meu carro poderia queimar o Scanner dele, inventou um monte para não ganhar o serviço. Ps. O chicote está perfeito, fiz manutenção nele, e troquei o conector que vai para o sensor de óleo, só ficou meio bagunçado, mas estava tudo no lugar e bem encaixado e isolado. É por isso que eu fiquei meio desanimado, pois é meu primeiro carro e ta me dando trabalho assim kkkkjj. E sobre o carro estar desligando é meio estralho, pois ele não falha, a unica coisa é q ele desliga como se eu tivesse virado a chave, ai se eu voltar a chave e girar sem ignição com o carro em movimento ele liga, agora se ele estiver parado, e eu não voltar a chave ele gira o motor, vai pegar e morre.
Meio que suspeito essa ação ele.
Desculpa pelo texto enorme, não consigo resumir muito as historias, mas de fato, é como se tivesse jogado macumba no carro. kkkkk
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 13 Mar 2017, 19:19
Novamente vim buscar ajuda aqui neste mesmo tópico para poder saber onde poderia estar o defeito,só para saber onde começar, evitando pagar por outro serviço podendo ser simples ou complicado e fui ignorado
Carlos

Nem sempre alguém aqui no fórum tem uma idéia boa para resolver o problema do outro. Ainda mais com o carro longe.

Eu por exemplo estou com o meu parado porque ele está falhando na rua, e eu não consegui ainda descobrir o motivo.

Mas se você está insatisfeito com o Monza e pensa em comprar um Omega ou Vectra, vá em frente. A pior coisa na vida é estar insatisfeito com alguma coisa.
Mas qualquer carro usado (e até novo) apresenta problemas. Minha filha comprou um carro zero em 2012 e cansou de ter de levar o mesmo à autorizada para resolver um problema que parecia simples, o ar condicionado vazava água para dentro do carro.
Depois da terceira visita à concessionária, comigo do lado enchendo o saco do reparador, conseguimos descobrir a causa.

Abs
Que bom que vc me entende Luiz, mas é como eu disse, eu arrumei tanta coisa nele, mas ainda fica aparecendo defeito, e juro para vc q não estou exagerando, lembro que o sensor do óleo tinha dado defeito, fui la e troquei, ai a bomba parou, fiquei indignado até descobrir que a bomba tem ligação direta com o sensor, depois descobri que o fio se partiu, arrumei ele, dai os faróis pararam de funcionar, fui la e arrumei, passou um tempinho quebrou um 2 balancinho e resolvi fazer o motor dele por estar fumando, fizemos o motor e la descobri que estava fumando pois o cara que arrumou o cabeçote fez limpeza e não colocou os retentores. Perfeito para mim, kkkkkjj. Fora que quando eu comprei o carro e tive que fazer uma viagem de 200km e queimou a junta, eu leigo comporei um cabeçote que estava muito baixo. Levei em um eletricista porco e ele me queimou 2 ECU, e um tempo atras estava queimando o fusível da ECU tbm, pois nem sei o motivo, mas ai outro eletricista resolveu esse problema. Muita coisa para contar, e eu ainda estou esperançoso para que uma hora o carro chegue em casa e a unica manutenção que eu tenho q fazer é a troca de óleo e as revisões preventivas. hehe..
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Carlos, todo carro antigo tem os seus problemas, todos aqui do fórum ja passaram por isso. Eu tive que fazer o motor inteiro do meu ex carro, foram 3720r gastos só de motor, fora suspensão, parte elétrica, aros, forração, retoques, e mais alguns mimos rs. Fazendo as contas, gastei uns 8000r naquele danado, e ainda sinto saudade dele rssss

Vc tem que andar com o seu carro e fazer os testes no momento que ele apagar, o Monza EFI tem alguns calcanhares de aquiles que são módulo hei e bobina impulsora, se o seu carro pega quando volta a chave e liga de novo, eu acho pouco provável que o problema tenha haver com isso, mas é bom checar.

Eu no seu caso, daria uma geral nesse distribuidor com carinho, e arrumaria uma bomba de gasolina, e uma bobina de alta, pra testar no seu carro.
Lembrando que, problemas com hei, bobina, bobina impulsora e bomba de combustível, (eu posso estar errado) não geram falhas na UCE do Monza EFI.
Seria bom tb, como desencargo de consciência, dar uma olhada nesse comutador que vc comprou (a marca, se ta bem instalado, etc)

duas experiência que eu tive:
1° o meu Monza era carburado (graças a Deus rs) mas certa vez começou a apagar do nada, sempre que o motor esquentava. O problema era um segredo mal instalado. O instalador eliminou o fio resistivo e passou o corta corrente direto pra bobina, daí ela esquentava, e o carro apagava. Foi só por o fio resistivo de volta, e bingo!

2° o carro que eu trabalho (uma Fiorino fire 2006) tava apagando do nada tb, olha de lá, olha de cá, depois de ter passado por dois eletricistas, eu, no pátio da empresa, descobri que o problema era o aterramento principal solto, apenas isso.

Cada caso é um caso, mas o seu não tá dificil não.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Entendi Matheus, vou dar mais uma revisada com calma no carro, como tenho um distribuidor montado como reserva e duas bobinas vou analisar com calma, o duro que os sintomas do carro não indicam muito ser essas peças, mas é bom eu verificar sim, para ter toda a certeza.
Eu estou pensando em até comprar um Scanner para que eu faça os reparos todos... Assim eu até olho os carros dos meus amigos...
Mas então, me tira uma duvida, o problema dessas peças geralmente é quando o carro começa a falhar nas acelerações? Pois o que acontece mesmo é do carro apagar e funcionar sem nenhuma dificuldade.
Vlw
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por matheusrsouza »

É muito difícil dizer estando de longe, mas por exemplo: um conector de bobina mal encaixado, um fio com mal contato, uma bomba de gasolina querendo parar, uma bobina impulsora com os conectores esfarelando, pode causar defeito intermitente. Ou seja, corta alimentação / ignição do carro, e ele volta. É como eu te disse, tem que ir testando e ir eliminando problemas.

Uma coisa que eu esqueci de dizer: ve se esse carro tem segredo instalado, se tiver, tira e deixa original. o meu tinha um maldito de um 'good night' que assim que eu comprei, deu defeito também.

Meu Monza era carburado, eu não entendo muito de EFI, mas acho que o caminho é por aí. Tem tutorial no fórum ensinando como troca a impulsora (que fica dentro do distribuidor), já que vc ja ta na chuva, é hora d ir matando e verificando todos os pontos q podem causar o defeito.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Ta certo Matheus, eu vou fazer como disse, começar la de trás e ir eliminando até na frente. Segredo creio que não tenha, mas tem um sensor que fica do lado esquerdo do volante, um preto redondo como esse da imagem. Não sei para que serve.
Imagem
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por matheusrsouza »

segredo, sem duvidas! pode correr esse chicote aí
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: monza apaga no nada

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Certo, tem alguma central para esse segredo?
Responder