Monza classic se 1.8 gasolina,vários probleminhas com cabeçote

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Will woisczak
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jan 2017, 22:11
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Monza classic se 1.8 gasolina,vários probleminhas com cabeçote

Mensagem não lida por Will woisczak »

Boa noite monzeiros,sou novo no grupo,me i teressa pq vi que aqui o pessoal é bem entendido e não deixa nada sem resposta...

Vamos aos fatos,a pouco tempo atrás meu Monza misturou água e oleo,daí meu cabeçote foi condenado pois já não dava mais retífica,comprei um cabeçote praticamente zero,com 3 retíficas a fazer ainda,tudo novo...Balancins,tuchos,etc(quando digo novo é novo msm),tbm coloquei um comando de válvulas novo,apesar do gasto fiquei muito feliz pois teria a partir de então uma parte de cima praticamente zero e livre de problemas ali por um boooom tempo,mais algo errado acontece,notei que ao dar partida o carro faz muito barulho de tuchos batendo,fui verificar oque acontecia e retirei a tampa do comando e vi que não estava sendo lubrificado,deichei rodando em lenta por um certo tempo e nada do óleo subir para o comando,entrei novamente no carro e dei umas aceleradinhas,daí sim o som do motor mudou e muito,olhei novamente e estava sendo lubrificado corretamente,uma beleza....Mais não é sempre que essas "aceleradinhas" funcionam,as vezes posso acelerar por algum tempo e mesmo assim nada de subir o tal do óleo para o comando,e a bateçao infernal continua,muitas vezes o óleo sobe apenas depois de algum tempo rodando com o carro na rua,oque sei que é muito perigoso para a vida das peças e motor,chega doer no coração ,tbm esta espirrando óleo pela vareta,respiro apresenta fumaça branca,e vezes sim e vezes não essa tal fumaça aparece no escapamento,nada de tão exagerado,mais certas vezes sim exala uma grande quantidade de fumaça,tbm notei que o óleo baixou,mesmo não tendo vazamentos que acarretariam essa baixa,sinto cheiro de óleo queimando e tbm notei que as vezes a mangueira de alimentação de combustível enche de ar e o carro morre dando assim uma falta de gasolina e só dá partida quando esse ar para ....Por favor me ajudem,não quero já ter que retificar um cabeçote que comprei novo,será q pode ter algo de errado na montagem?Agradeço desde já a atencao e aguardo respostas,me desculpem o tamanho do texto mais estou desesperado por explicações devido que sou leigo no assunto e não tô afim de mecânico me levar no bico....
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza classic se 1.8 gasolina,vários probleminhas com cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Pela descrição da mensagem há problemas com a pressão de óleo.
As causas são muita, pode ter galerias ou dutos de óleo obstruído, folga excessiva nas partes móveis do motor, óleo com viscosidade não recomendada para esse motor, junta de cabeçote ou o cabeçote com aplicação ao motor.
As peças do motor fase I (até 86) e do fase II (de 87 em diante) são diferentes.

Para saber o que ocorre terá de desmontar o motor. Recomendo que comece a avaliação medindo a pressão de óleo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Will woisczak
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jan 2017, 22:11
Cidade: Jundiai
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 1.8
Ano: 1987
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza classic se 1.8 gasolina,vários probleminhas com cabeçote

Mensagem não lida por Will woisczak »

Olá Carlos,em questão da pressão do oleo,retirei o carter e o pescador,limpei ambos muito bem limpo,achei que pudesse estar entupido e isso fazia ter dificuldade para o óleo subir,mais nada resolveu...Vou ver se meço a pressão ainda hj,uso o oleo dá bardahl 20w50

Aplicação ao motor?Não entendi
Quando vc diz desmontar o motor vc diz a parte que foi feita ou o motor no geral?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza classic se 1.8 gasolina,vários probleminhas com cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Olá Carlos,em questão da pressão do oleo,retirei o carter e o pescador,limpei ambos muito bem limpo,achei que pudesse estar entupido e isso fazia ter dificuldade para o óleo subir,mais nada resolveu...Vou ver se meço a pressão ainda hj,uso o oleo dá bardahl 20w50
A linha de lubrificação é grande, não é só pescador e carter. Tem passagens, furos de virabrequim e de comando entre outros. Por isso a necessidade de medição de pressão de óleo.
Aplicação ao motor?Não entendi
As peças para motor fase I são diferentes do fase II. Inclusive a junta de cabeçote e o cabeçote.
Quando vc diz desmontar o motor vc diz a parte que foi feita ou o motor no geral?
Desmontar as partes móveis a procura de folga excessiva e desgaste por falta de lubrificação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder