Lá em 2010 quando peguei o tubarão branco(2,0 EFI gasolina), imediatamente comecei á usar o mesmo "combo" que há quase 20 anos já usava no azul: Óleo 20w50 + bardhall B12 plus. Algum tempo depois, percebi que em algumas partidas á frio ele pesava e os tuchos demoravam um pouco mais que o usual para "carregar".Claiton escreveu: ↑20 Fev 2017, 21:58 Os tuchos batem por alguns fatores, tais como, desgaste, óleo viscoso e carbonização. Quando usei Molykote A2 e Bardahl B12 Plus o barulho dos tuchos não sumiram na fase fria. Quando coloquei um óleo 15w40 sumiram em questão de 3 segundos. A única vantagem dos condicionadores de metais é quando se faz uso crítico do motor, condições como liga e desliga constantemente, principalmente em regiões frias do país. Mesmo assim um motor GM que faça uso de peças genuínas, como comando FGP, tuchos Delphi ou INA, balancins e escoras GM vai durar mais de 2 décadas mesmo com óleo 20w50. O importante é troca nesses casos extremamente severos o óleo a cada 3 meses.
Foi então que lendo acerca dos lubrificantes bem como o próprio manual do Monza, concluí que o mais certo era a progressão para a faixa "15W40". E foi feito, com o upgrade de ser um lubrificante de classificação superior, "SL", enquanto o 20W50 ainda era "SJ". Segui usando o B12, mas foi perceptível com a troca da viscosidade que o motor ficara mais "leve", sumindo o barulho dos tuchos, mesmo em invernos que a temperatura beirava 0º(moro no sul do RS).
Sigo usando o mesmo combo até hoje e, não arrisco molykote nem militec por conta de seus valores elevados(aqui não os encontro por menos de R$80,00) e por nunca ter visto referências significativamente positivas sobre seu uso. Acredito que o uso do óleo com API SL e o B12 já são acima do suficiente(acima da previsão da engenharia da época) para manter o GM FII com toda a saúde por muitos anos.