Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Mensagem não lida por PedroCTR »

Claiton escreveu: 20 Fev 2017, 21:58 Os tuchos batem por alguns fatores, tais como, desgaste, óleo viscoso e carbonização. Quando usei Molykote A2 e Bardahl B12 Plus o barulho dos tuchos não sumiram na fase fria. Quando coloquei um óleo 15w40 sumiram em questão de 3 segundos. A única vantagem dos condicionadores de metais é quando se faz uso crítico do motor, condições como liga e desliga constantemente, principalmente em regiões frias do país. Mesmo assim um motor GM que faça uso de peças genuínas, como comando FGP, tuchos Delphi ou INA, balancins e escoras GM vai durar mais de 2 décadas mesmo com óleo 20w50. O importante é troca nesses casos extremamente severos o óleo a cada 3 meses.
Lá em 2010 quando peguei o tubarão branco(2,0 EFI gasolina), imediatamente comecei á usar o mesmo "combo" que há quase 20 anos já usava no azul: Óleo 20w50 + bardhall B12 plus. Algum tempo depois, percebi que em algumas partidas á frio ele pesava e os tuchos demoravam um pouco mais que o usual para "carregar".
Foi então que lendo acerca dos lubrificantes bem como o próprio manual do Monza, concluí que o mais certo era a progressão para a faixa "15W40". E foi feito, com o upgrade de ser um lubrificante de classificação superior, "SL", enquanto o 20W50 ainda era "SJ". Segui usando o B12, mas foi perceptível com a troca da viscosidade que o motor ficara mais "leve", sumindo o barulho dos tuchos, mesmo em invernos que a temperatura beirava 0º(moro no sul do RS).
Sigo usando o mesmo combo até hoje e, não arrisco molykote nem militec por conta de seus valores elevados(aqui não os encontro por menos de R$80,00) e por nunca ter visto referências significativamente positivas sobre seu uso. Acredito que o uso do óleo com API SL e o B12 já são acima do suficiente(acima da previsão da engenharia da época) para manter o GM FII com toda a saúde por muitos anos.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Mensagem não lida por PedroCTR »

Claiton escreveu: 20 Fev 2017, 21:58 Os tuchos batem por alguns fatores, tais como, desgaste, óleo viscoso e carbonização. Quando usei Molykote A2 e Bardahl B12 Plus o barulho dos tuchos não sumiram na fase fria. Quando coloquei um óleo 15w40 sumiram em questão de 3 segundos. A única vantagem dos condicionadores de metais é quando se faz uso crítico do motor, condições como liga e desliga constantemente, principalmente em regiões frias do país. Mesmo assim um motor GM que faça uso de peças genuínas, como comando FGP, tuchos Delphi ou INA, balancins e escoras GM vai durar mais de 2 décadas mesmo com óleo 20w50. O importante é troca nesses casos extremamente severos o óleo a cada 3 meses.
Lá em 2010 quando peguei o tubarão branco(2,0 EFI gasolina), imediatamente comecei á usar o mesmo "combo" que há quase 20 anos já usava no azul: Óleo 20w50 + bardhall B12 plus. Algum tempo depois, percebi que em algumas partidas á frio ele pesava e os tuchos demoravam um pouco mais que o usual para "carregar".
Foi então que lendo acerca dos lubrificantes bem como o próprio manual do Monza, concluí que o mais certo era a progressão para a faixa "15W40". E foi feito, com o upgrade de ser um lubrificante de classificação superior, "SL", enquanto o 20W50 ainda era "SJ". Segui usando o B12, mas foi perceptível com a troca da viscosidade que o motor ficara mais "leve", sumindo o barulho dos tuchos, mesmo em invernos que a temperatura beirava 0º(moro no sul do RS).
Sigo usando o mesmo combo até hoje e, não arrisco molykote nem militec por conta de seus valores elevados(aqui não os encontro por menos de R$80,00) e por nunca ter visto referências significativamente positivas sobre seu uso. Acredito que o uso do óleo com API SL e o B12 já são acima do suficiente(acima da previsão da engenharia da época) para manter o GM FII com toda a saúde por muitos anos.
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Mensagem não lida por Claiton »

Também uso o Bardahl B12 Plus. Recentemente abri o motor em casa e ficou bem nítido que o B12 Plus deixa as parte internas grudentas. Confesso que não curti muito isso. Tive que usar um flush da Koube para remover esse aspecto "melequento ou grudento". Na ponta do lápis o B12 acaba saindo mais caro que o Militec visto que a cada troca faz-se necessário o seu uso. Aqui o B12 custa R$ 45,00 e Militec em média R$ 100,00.
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Mensagem não lida por Robson B »

A melhor proteção que existe para o motor é o "óleo trocado no prazo" certo... Não existe melhor proteção para a saúde do motor que um óleo de qualidade (não precisa ser caro), e principalmente a troca, se possível antecipar um pouco!!! Fazendo isso vc terá motor pra muuiiito tempo.
Lembrando que praticamente 80% ou mais dos danos causados nos motores são por "Negligência" do proprietário em relação á troca TROCA DE ÓLEO!!!
Outras estão relacionadas á Combustível de má qualidade e Erro na hora de escolher uma Oficina Mecânica séria e honesta, mas isso são outros 500!!!
:ok: :ok: :ok:
Att.
®Robson B. :arrow:
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Alguém já usou Militec ? posso usar no Monza ?

Mensagem não lida por Claiton »

Exato. Na condição de uso severo a melhor coisa é trocar de 3 em 3 meses.
Responder