Bomba d Água !

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Carlos A. Freire escreveu: 06 Dez 2017, 20:47 Se a polia tem tamanho diferente, certamente não tem aplicação para o seu Monza. Se a polia é maior ela tem mais dentes. As polias da bomba d'água, juntamente com as polias dentadas do virabrequim e do comando de válvulas são muito importantes estarem dentro da aplicação do motor, para manter o sincronismo do motor.
Ela tem a mesma quantidade de dentes ela só é maior no caso mais comprida e a largura a mesma 21 dentes, sendo que a correia fica até com muito espaço sobrando já com a da urba fica justinha
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

o ricardo nao soube explicar.
a pista da bomba tem a mesma largura,o mesmo diametro e o mesmo numero de dentes.
o problema da marca indisa fica por conta da engrenagem da bomba indisa ser mais larga e estar mais para dentro.
resultando da antiga indisa estar pegando na tampa de ferro e na tampa de plastico e a que ele tinha comprado tambem.
eu tinha uma Urba e arrumei para ele e ela serviu perfeitamente.
entao ele foi na loja e trocou a dele pela Urba e finalmente depois de uma ... dor de cabeça conseguiu montar o carro.
a bomba indisa tem aplicaçao para o ano do carro dele,mas tem alguma coisa errada nela.

como eu nunca tinha usado essa marca deu um pouco de trabalho achar o problema,mas no fim deu tudo certo.
ja usei Nakata e Urba,ambas excelentes.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu nunca usei a Indisa, já não apliquei AC Delco (argentina) em Monza de um amigo, por não ter bom acabamento e ter polia dentada de plástico.
Se a polia dentada está fora do padrão, na minha opinião seria um bom motivo para não usar a peça. A Nakata tem um bom acabamento, melhor até que a bomba original GM. Hoje estou usando a Nakata no meu Monza GLS 96, justamente por conta desse bom acabamento da peça, que comparei com a peça original nova no balcão da Accioly. Não me lembro qual é o fabricante da bomba d'água original.
Para o Monza 96, que usa bomba d'água igual de Chevrolet mais novo, ainda se encontra a peça original GM.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Carlos A. Freire escreveu: 07 Dez 2017, 20:09 Eu nunca usei a Indisa, já não apliquei AC Delco (argentina) em Monza de um amigo, por não ter bom acabamento e ter polia dentada de plástico.
Se a polia dentada está fora do padrão, na minha opinião seria um bom motivo para não usar a peça. A Nakata tem um bom acabamento, melhor até que a bomba original GM. Hoje estou usando a Nakata no meu Monza GLS 96, justamente por conta desse bom acabamento da peça, que comparei com a peça original nova no balcão da Accioly. Não me lembro qual é o fabricante da bomba d'água original.
Para o Monza 96, que usa bomba d'água igual de Chevrolet mais novo, ainda se encontra a peça original GM.

Abs,

Carlos Freire
Com certeza Carlos tem toda a rasão tentar usar alguma coisa fora do padrão é correr riscos mesmo e a economia é minima, infelizmente eu queria a com polia de metal quando perguntei na loja eles me informaram que não vendia mais que isso era quando tinha as originais, mas engraçado que ao retornar na garantia a bomba com a polia de metal apareceu, acredito que eles tentam empurrar mercadoria com maior margem de lucro nas costas da gente, só pode.

Ps. Fica a dica aos amigos, indicação como o amigo Carlos A. Freire disse ou original ou o mais próximo dos padrões pra evitar problemas como tive
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Evandro500
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Nov 2017, 00:23
Cidade: PALOTINA
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Bomba d Água !

Mensagem não lida por Evandro500 »

se esta vazando pela lateral da bomba compra um tubo de silicone e limpa bem o lugar e deixa seca e depois mete silicone no bloco e na bomba com o anel e monta e deixa o silicone seca depois ponha agua
Responder