Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Gudi021 »

Pessoal não aguento mais esse problema, estou até pensando em vender o Monza. Já limpei o carburador dele 3 vezes, já olhei velas e cabos. O carro em alta anda bem pacas, mas quando passo em uma lombada ou ando de 2 a 4 macha em baixa rotação o carro anda pulando. Ele frio é pior ainda. A marcha lenta fica oscilando pacas e tenho a impressão de cheiro de gasolina, quando paro parece que afoga sei lá... Tem coisa errada, isso tem. Ele é a gasolina. Já troquei o kit 3 vezes do carburador. Não sei mais o que fazer com ele. Alguém sabe o que pode ser? É muito estranho ele não fazia isso começou de uns meses para cá. Pergunta: O diafragma de aceleração, tem como montar errado? Ele segue alguma forma de montagem? Porque montei e está injetando legal.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Trocou peças sem antes avaliar seu funcionamento? Se avaliar que e estão de fato ruins? E sem a avaliação correta está pensando em vender o Monza por conta disso? O carro não tem culpa de erro e más avaliações.

Tem que identificar se o defeito é da alimentação de combustível ou problemas na ignição. Ambos setores tem sintomas parecidos. Trocar peças boas por peças novas e sem fazer as devidas avaliações não é desta forma que vai encontrar o defeito.

Se trocou kit do carburador (não vejo necessidade se o problema for limpeza ou ajuste), viu se a rápida está injetando bem? Viu se os ajustes e acionamentos estão respondendo de acordo com manual do carburador?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Gudi021 »

Troquei peças porque estava na hora. Os cabos e velas estavam ruins. Sobre carburador, na minha opinião não está 100%. O antigo dono não zelou pelo mesmo. Os parafusos são diferentes uns dos outros. Mecânicos na minha cidade que trabalha com carburador, são raros. Estou usando gasolina aditivada, não sei se pode ser isso. A bobina faz isso?
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Gudi021

Já sofri muito com esse componente, que pode ser considerado o coração do motor.

O primeiro problema é com a qualidade dos carburadores fabricados atualmente. Eu já tive problemas (não no Monza, mas em outro carro) com um carburador recém comprado, zero quilômetro.
Como muitos Monzas usam carburador, e você não vai mudar isso, aqui vão algumas dicas:

O carburador é responsável pelo fornecimento de combustível ao motor. Como o motor precisa funcionar em vários regimes diferentes, ele deve dosar o combustível adequadamente em todos eles (marcha lenta, marcha intermediária, marcha normal, marcha máxima e aceleração rápida).
São portanto 5 coisas que precisam estar funcionando bem.

1- marcha lenta. o combustível é dosado por uma passagem exclusiva para marcha lenta (a sucção do motor nesse regime é muito baixa, não conseguiria fazer jorrar combustível pelo caminha normal). Se o motor está oscilando na marcha lenta, como vc diz, a regulagem da mistura ar+ combustível deve estar errada. Essa regulagem é feita movendo-se dois parafusos, um da mistura propriamente dita, no pé do carburador, e outro é o batente da borboleta, que regula a entrada de ar para o motor.
2- rotação intermediária. Quando se passa da marcha lenta para a marcha normal, existe um sistema, que consiste em alguns orifícios na área da borboleta, por onde sai combustível. Esses orifícios costumam entupir, e muita gente se esquece de desobstruir os mesmos.
3- rotação normal. Nesse regime não existe regulagem a se fazer. O que existe é verificar se os giclês estão corretos e se o nível da bóia está dentro das tolerâncias. A válvula agulha deve estar perfeita, senão o nível vai ficar alto, com consequente mistura rica (e às vezes cheiro de combustível e até vazamento pelas juntas do carburador.
4- regime máximo. Existem algumas válvulas que controlam isso. Normalmente é só limpar ou substituir as mesmas.
5- aceleração rápida. Qdo se pisa rápido no acelerador, o carburador demora a responder. Então, existe um pistão ou diafragma que, ao ser pisado rápidamente, ele injeta combustível extra. Qdo existe problema nessa área, só a aceleração rápida é problemática. So o motorista pisar devagar não se nota nenhuma hesitação no motor.

Para terminar esse jornal, não adianta só trocar peças. Tem de saber regular a bóia, desentupir direito os canais. (existem canais que só podem ser desentupidos se forem tirados alguns tampões no carburador (com uma broca) e passada uma broca nos mesmo, para depois colocar tampões novos- eu tive uma vez problema com um carburador e, como não tinha ferramentas para isso, preferi trocar a cuba.)

Voltando ao que eu escrevi lá em cima, não gosto de carburador, e o motivo principal é que está cada vez mais difícil encontrar alguém que saiba mexer com eles. Aqui no Rio, antigamente, existia, em São Cristóvão, se não me engano, uma casa que só mexia com isso. Certamente não deve existir mais. Se vc encontrar um estabelecimento assim, sugiro que leve seu carburador lá e peça para fazer uma revisão geral, ou pegar um recondicionado à base de troca. Existem na internet lojas que vendem carburadores novos e recondicionados.
Novo é caro, mas o Monza, se estiver em bom estado, merece. E vc, como proprietário de um Monza, merece mais ainda. :smt023

Abs

Nota: Isso se ficar confirmado que o problema é carburação.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 01 Jun 2015, 09:55, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Gudi021 »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Gudi021

Eu nunca mais quero carro com carburador.
É que já sofri muito com esse componente, que pode ser considerado o coração do motor, mas me deram muito problema.
Amigo vlw pela dica. Vou verificar. Só uma coisa essa mistura mais ar se tiver errada o carro em baixa rotação anda engasgado? Parece que em baixa rotação ele tá rateado.

O primeiro problema é com a qualidade dos carburadores fabricados atualmente. Eu já tive problemas (não no Monza, mas em outro carrro) com um carburador recém comprado, zero quilômetro.
Como muitos Monzas usam carburador, e você não vai mudar isso, aqui vão algumas dicas:

O carburador é responsável pelo fornecimento de combustível ao motor. Como o motor precisa funcionar em vários regimes diferentes, ele deve dosar o combustível adequadamente em todos eles (marcha lenta, marcha intermediária, marcha normal, marcha máxima e aceleração rápida).
São portanto 5 coisas que precisam estar funcionando bem.

1- marcha lenta. o combustível é dosado por uma passagem exclusiva para marcha lenta (a sucção do motor nesse regime é muito baixa, não conseguiria fazer jorrar combustível pelo caminha normal). Se o motor está oscilando na marcha lenta, como vc diz, a regulagem da mistura ar+ combustível deve estar errada. Essa regulagem é feita movendo-se dois parafusos, um da mistura propriamente dita, no pé do carburador, e outro é o batente da borboleta, que regula a entrada de ar para o motor.
2- rotação intermediária. Quando se passa da marcha lenta para a marcha normal, existe um sistema, que consiste em alguns orifícios na área da borboleta, por onde sai combustível. Esses orifícios costumam entupir, e muita gente se esquece de desobstruir os mesmos.
3- rotação normal. Nesse regime não existe regulagem a se fazer. O que existe é verificar se os giclês estão corretos e se o nível da bóia está dentro das tolerâncias. A válvula agulha deve estar perfeita, senão o nível vai ficar alto, com consequente mistura rica (e às vezes cheiro de combustível e até vazamento pelas juntas do carburador.
4- regime máximo. Existem algumas válvulas que controlam isso. Normalmente é só limpar ou substituir as mesmas.
5- aceleração rápida. Qdo se pisa rápido no acelerador, o carburador demora a responder. Então, existe um pistão ou diafragma que, ao ser pisado rápidamente, ele injeta combustível extra. Qdo existe problema nessa área, só a aceleração rápida é problemática. So o motorista pisar devagar não se nota nenhuma hesitação no motor.

Para terminar esse jornal, não adianta só trocar peças. Tem de saber regular a bóia, desentupir direito os canais. (existem canais que só podem ser desentupidos se forem tirados alguns tampões no carburador (com uma broca) e passada uma broca nos mesmo, para depois colocar tampões novos- eu tive uma vez problema com um carburador e, como não tinha ferramentas para isso, preferi trocar a cuba.)

Voltando ao que eu escrevi lá em cima, não gosto de carburador, e o motivo principal é que está cada vez mais difícil encontrar alguém que saiba mexer com eles. Aqui no Rio, antigamente, existia, em São Cristóvão, se não me engano, uma casa que só mexia com isso. Certamente não deve existir mais. Se vc encontrar um estabelecimento assim, sugiro que leve seu carburador lá e peça para fazer uma revisão geral, ou pegar um recondicionado à base de troca. Existem na internet lojas que vendem carburadores novos e recondicionados.
Novo é caro, mas o Monza, se estiver em bom estado, merece. E vc, como proprietário de um Monza, merece mais ainda. :smt023

Abs

Nota: Isso se ficar confirmado que o problema é carburação.
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Gudi021 »

Gudi021 escreveu:
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Gudi021

Eu nunca mais quero carro com carburador.
É que já sofri muito com esse componente, que pode ser considerado o coração do motor, mas me deram muito problema.
Amigo vlw pela dica. Vou verificar. Só uma coisa essa mistura mais ar se tiver errada o carro em baixa rotação anda engasgado? Parece que em baixa rotação ele tá rateado.

O primeiro problema é com a qualidade dos carburadores fabricados atualmente. Eu já tive problemas (não no Monza, mas em outro carrro) com um carburador recém comprado, zero quilômetro.
Como muitos Monzas usam carburador, e você não vai mudar isso, aqui vão algumas dicas:

O carburador é responsável pelo fornecimento de combustível ao motor. Como o motor precisa funcionar em vários regimes diferentes, ele deve dosar o combustível adequadamente em todos eles (marcha lenta, marcha intermediária, marcha normal, marcha máxima e aceleração rápida).
São portanto 5 coisas que precisam estar funcionando bem.

1- marcha lenta. o combustível é dosado por uma passagem exclusiva para marcha lenta (a sucção do motor nesse regime é muito baixa, não conseguiria fazer jorrar combustível pelo caminha normal). Se o motor está oscilando na marcha lenta, como vc diz, a regulagem da mistura ar+ combustível deve estar errada. Essa regulagem é feita movendo-se dois parafusos, um da mistura propriamente dita, no pé do carburador, e outro é o batente da borboleta, que regula a entrada de ar para o motor.
2- rotação intermediária. Quando se passa da marcha lenta para a marcha normal, existe um sistema, que consiste em alguns orifícios na área da borboleta, por onde sai combustível. Esses orifícios costumam entupir, e muita gente se esquece de desobstruir os mesmos.
3- rotação normal. Nesse regime não existe regulagem a se fazer. O que existe é verificar se os giclês estão corretos e se o nível da bóia está dentro das tolerâncias. A válvula agulha deve estar perfeita, senão o nível vai ficar alto, com consequente mistura rica (e às vezes cheiro de combustível e até vazamento pelas juntas do carburador.
4- regime máximo. Existem algumas válvulas que controlam isso. Normalmente é só limpar ou substituir as mesmas.
5- aceleração rápida. Qdo se pisa rápido no acelerador, o carburador demora a responder. Então, existe um pistão ou diafragma que, ao ser pisado rápidamente, ele injeta combustível extra. Qdo existe problema nessa área, só a aceleração rápida é problemática. So o motorista pisar devagar não se nota nenhuma hesitação no motor.

Para terminar esse jornal, não adianta só trocar peças. Tem de saber regular a bóia, desentupir direito os canais. (existem canais que só podem ser desentupidos se forem tirados alguns tampões no carburador (com uma broca) e passada uma broca nos mesmo, para depois colocar tampões novos- eu tive uma vez problema com um carburador e, como não tinha ferramentas para isso, preferi trocar a cuba.)

Voltando ao que eu escrevi lá em cima, não gosto de carburador, e o motivo principal é que está cada vez mais difícil encontrar alguém que saiba mexer com eles. Aqui no Rio, antigamente, existia, em São Cristóvão, se não me engano, uma casa que só mexia com isso. Certamente não deve existir mais. Se vc encontrar um estabelecimento assim, sugiro que leve seu carburador lá e peça para fazer uma revisão geral, ou pegar um recondicionado à base de troca. Existem na internet lojas que vendem carburadores novos e recondicionados.
Novo é caro, mas o Monza, se estiver em bom estado, merece. E vc, como proprietário de um Monza, merece mais ainda. :smt023

Abs

Nota: Isso se ficar confirmado que o problema é carburação.

Amigo vlw pela dica. Vou verificar. Só uma coisa essa mistura mais ar se tiver errada o carro em baixa rotação anda engasgado? Parece que em baixa rotação ele tá rateado. Outra coisa comprar um carburador e melhor recondicionado ou novo tipo importado.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Luiz Carlos (rio), penso ao contrário de você com relação a carburador, É MUITO BEM ACEITO AINDA, PRINCIPALMENTE POR QUEM UM CARRO COM MOTOR FÁCIL DE PREPARAR, Realmente deve ser difícil encontrar profissional da área que faça um serviço bem feito, mas no meu caso em particular nunca tive problemas,
Aqui em BH tem um de minha confiança que é bom no que faz, pelo menos nunca me desapontou e nem a quem eu indiquei lá, tem o famoso SILVIO CARBURADORES (cá pra nós carburador é o sobrenome dele), nunca fiz serviço com ele por não precisar ir tão longe, mas pelo que sei é só enviar o BURA para ele que ele devolve zerado, tem gente aqui no fórum que já fez serviço com ele.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

jorgeAP

Se vc prestou atenção ao meu post, eu escrevi que eu não quero mais saber de carro com carburador.

Claro que tem gente que gosta. Gosto não se discute. No meu caso, que uso carro somente como meio de transporte confiável, que não me deixe na rua, não me interesso em preparação ou algo parecido, a injeção, de preferência monoponto (é mais simples), me satisfaz mais, por dar muito pouco problema.

Qto à dificuldade de encontrar uma oficina realmente confiável, há muitos anos eu não ouço falar de uma dessas aqui no Rio.
Deve existir um ou outro mecânico das antigas que mexe, mas é quase como procurar agulha em palheiro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder