Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Verificou o giclê de marcha lenta?! A 'lenta eletronica' do carburador ta ligada ? O giclê de lenta quando suja é um Deus nos Acuda pro carro ficar com a lenta estavel...
Luiz Carlos (Rio) escreveu:No meu caso, que uso carro somente como meio de transporte confiável, que não me deixe na rua, não me interesso em preparação ou algo parecido, a injeção, de preferência monoponto (é mais simples), me satisfaz mais, por dar muito pouco problema.
Eu acho o carburador um sistema muito mais seguro do que a EFI e seu maldito modulo hei, acompanho o tpc de vocês (http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=27911) e vejo o sofrimento. Andar com hei reserva, adapta-lo fora do distribuidor, nao me imagino com essas neuras. Toda vez que aparece um Monza mais novo num bom preço eu leio esse tpc pra sossegar hehehe.

Feliz é quem tem um SE 91 carburado, como o Jorge, o Xande, carro mais confiavel que o SE 91 carburado não existe.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Gudi021 »

matheusrsouza escreveu:Verificou o giclê de marcha lenta?! A 'lenta eletronica' do carburador ta ligada ? O giclê de lenta quando suja é um Deus nos Acuda pro carro ficar com a lenta estavel...
Luiz Carlos (Rio) escreveu:No meu caso, que uso carro somente como meio de transporte confiável, que não me deixe na rua, não me interesso em preparação ou algo parecido, a injeção, de preferência monoponto (é mais simples), me satisfaz mais, por dar muito pouco problema.
Eu acho o carburador um sistema muito mais seguro do que a EFI e seu maldito modulo hei, acompanho o tpc de vocês (http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=27911) e vejo o sofrimento. Andar com hei reserva, adapta-lo fora do distribuidor, nao me imagino com essas neuras. Toda vez que aparece um Monza mais novo num bom preço eu leio esse tpc pra sossegar hehehe.

Feliz é quem tem um SE 91 carburado, como o Jorge, o Xande, carro mais confiavel que o SE 91 carburado não existe.


Olhei sim amigo, esta limpa. Notei que a mangueira do hidrovacuo ta meio amassada vou troca-la.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

...EFI e seu maldito modulo hei, acompanho o tpc de vocês...
Matheus

Eu tive 2 Monzas EFI.
O primeiro, um GLS 94/95 2.0 super completo eu comprei em junho de 1998 e rodei com ele até setembro de 2005, mais de 7 anos, sem problemas de nenhum tipo na injeção ou na ignição. A única coisa que me deu dor de cabeça foi o alternador Delco Coreano, que equipava o carro. Troquei por um Bosch zero bala e nunca mais tive nenhum aborrecimento. Esse carro se acidentou e o seguro deu perda total. Senão eu estaria com ele até hoje.

Meu segundo e atual Monza, outro GLS 2.0, ano 94, completo (menos um pouco que o anterior) eu comprei poucos dias antes do primeiro se acidentar.
Estou com esse carro há 10 anos, e só tive problemas com ele nos últimos 2 anos. Troquei rotor e tampa do distribuidor e 3 módulos HEI, além de um regulador de voltagem. Com certeza alguma coisa está causando essa queima dos módulos, só ainda não descobri o que é. :smt017

Muitos colegas aqui, com Monzas EFI, nunca tiveram problemas de HEI. O Carlos Freire está ai para confirmar. :smt020

Entendo que vc se doeu quando eu disse que nunca mais quero carro com carburador. Eu reforço dizendo que, mesmo que tivesse de trocar um HEI por mes, ainda assim continuaria não querendo carro com carburador. É um direito que temos, eu, vc e a torcida do Flamengo e Corínthians, de gostar ou desgostar de qualquer coisa. :smt023
Eu não disse em nenhum momento que carburador não é confiável. Basta uma sujeirinha entrar em algum giclê para causar problemas, mas isso não é o pior. Em alguns modelos de carburador, como o que equipava meu Chevette (troquei 3 carburadores nesse carro, e nunca me livrei de problemas com eles), bastava deixar o carro parado por uma semana que o injetor emperrava.

Eu disse que não se consegue resolver os problemas com facilidade, devido a falta de reparadores realmente competentes e capacitados (oficina nenhuma investe na formação de reparadores de carburadores atualmente) e da atual falta de qualidade dos componentes.

E não vamos nem entrar no assunto desempenho, pois está mais do que provado que motor com injeção eletrônica tem um desempenho melhor, em todos os regimes de funcionamento. Isso é fato, não tem como negar.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 29 Mai 2015, 11:16, em um total de 4 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1058
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Luiz, claro que prestei atenção no seu post, leio e releio minhas respostas antes de publicar, as vezes dá alguma falha, mas no geral me corrijo antes. Quanto ao CARBURADOR é claro que cada um gosta do seu jeito, PREPARAÇÃO também não é minha praia, meu carro está com a mecânica original, MAS mesmo assim carburador não me dá trabalho nem me deixou na rua. Já fiquei na rua sim, bomba de combustível já falhou comigo umas vezes, junta de cabeçote abriu, mas o tal do modulo HEY também vejo amigos reclamar bastante, NÃO JULGANDO NINGUÉM, talvez deve -se ao fato de alterações, manutenção mal feitas, mas cada um sabe onde o calo aperta.
Mas não é o caso aqui né, temos injeção em carro modernos bem confiáveis, inclusive em motor 1.0. que andam tranquilamente 200 mil sem mexer, mas depende de quem conserva o carro. Minha esposa deve até o ano passado um UNO SPORTING 2012 que passei para minha irmã com 59.000 km que já troquei o corpo de borboletas. Segundo a própria FIAT teve problemas em alguns carros SIM, mas no meu caso não quiseram me dar a garantia por ter passado da km. Não discuti, não vale a pena.
Monza 91 automático (o melhor)
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Entendo que vc se doeu quando eu disse que nunca mais quero carro com carburador. Eu reforço dizendo que, mesmo que tivesse de trocar um HEI por mes, ainda assim continuaria não querendo carro com carburador
Então abre sociedade com uma auto-peças e com o dono do gincho, e boa sorte! hahaha
Luiz, pelo o que eu vejo, nas suas replies aqui pro Jorge, e agora pra mim, é que vc é um camarada que nao aceita sugestão, e eu te peço desculpas, mesmo sem motivo pra isso, se vc se chateou. Não me doí cara, de verdade, o que ja me doeu foi sair de madrugada pra socorrer amigos com hei queimados por ae. Já foram 4 até hoje. Outro dia uma menina aqui do forum tava enguiçada em Benfica, fui la ver o carro dela, PIMBA, hei.

Não estou pondo defeitos no carro de ninguem, pelamor de Deus, to citando um item problemático da EFI. Eu particularmente, ja tive oportunidades de pegar um GLS 96 (de agencia) e um EFI 93 a Alcool (um canhão de carro, de um amigo, anda demais mas vive queimando hei) e o relato dos amigos de problemas com hei me desanimaram. Nós encontros daqui do Rio, as conversas são usuais sobre isso e há um consenso que em relação confiabilidade, Carburados > EFI > MPFI.

Desempenho?! Não vejo muita vantagem nem diferença do EFI pro Carburado (110cv a 5600rpm e 16,6 kgfm a 3.200 rpm do EFI contra 99cv a 5.600 rpm e 16,2 kgfm a 3.500 rpm do carburado) mas do jeito que você falou, parece que 11cv fazem realmente uma diferença enorme. Eu troco esses 11cv pela certeza de que eu posso viajar tranquilo que o carro nao vai apagar no meio da estrada.

Em relação a entupimentos, bem, eu rodei desde o dia 12 de janeiro (uma segunda feira, qd arriei o tanque de gasolina pra lavar) até o dia 17 de abril só no GNV. quando eu parei o carro pra retificar o motor. Foram 3 meses sem o carro ver uma gota de gasolina, e jogando oleo da mangueira de suspiro pra dentro do carburador. Ao retirar o mesmo pra limpar, todos os injetores, solenoides, dutos, enfim, estavam integros, o segundo estagio que é problemático, ta uma seda. Cada caso é um caso, ou vc andava com gasolina de péssima qualidade, ou usava carburadores ja baleados.

Me desculpem me desvirtuar um pouco do tópico, tentei ser o menos romantista possivel.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Matheus

Eu não preciso entrar em sociedade com o dono do guincho ou de nenhuma loja de autopeças.
Meu Monza tem seguro, com direito a assistência 24 horas, o que inclui reboque. :lol:
Qto a peças, ainda ganho o suficiente para comprar as peças necessárias, que aliás têm sido poucas. Meu Monza tem dado poucos problemas.
Se não tiver grana, é só deixar o bicho sossegado na garagem. Quase não uso carro atualmente mesmo. Chega a dar mofo por dentro. :(

Sobre seu comentário a respeito de desempenho, eu não falei de potência. Nem sei quantos CV o motor do meu carro tem.
Desempenho de um motor, para mim, inclui um melhor funcionamento durante todos os regimes (um motor mais 'redondo'), uma marcha lenta constante, o que, sem sombra de dúvida, uma injeção eletrônica proporciona muito melhor do que qualquer carburador, além de uma ignição mapeada, que controla o avanço de acordo com as necessidades do motor.
No caso dos carburados, ainda dependemos do avanço centrífugo e do corretor à vácuo, coisas muito antigas.

Sobre usar carburadores baleados ou gasolina de péssima qualidade, assim vc me ofende. :(

Eu não aceito sugestões? O que vc sugeriu? Que eu passe a gostar de carburador? Sim, pois foi só isso que eu afirmei, que não gosto de carburador.
Como temos opiniões diferentes, melhor vc ficar com seu carburador e eu com minha injeção e meu HEI, e vamos seguir em frente. Daqui a pouco um moderador vem aqui nos chamar à atenção, e estou muito velho para ser repreendido :smt014

Abraços.

Nota: Por favor, considere essa nossa discussão uma briga de idéias, e não de pessoas. Já tive discussões iguais a essa com colegas de profissão (até piores), muitas vezes, e nem por isso deixamos de ser amigos. :smt023
Nota 2: A primeira vez que dirigi um Monza, e me apaixonei por esse carro, foi quando um tio meu, do interior de São Paulo, veio me visitar. Isso foi em 1985, e o carro era zero. Fui com ele aos pontos turísticos da cidade, e ele fez questão de ir no próprio carro, mas comigo dirigindo. Até estranhei a tal quinta marcha. Na época, nem em sonhos eu poderia comprar um carro daqueles. Resumindo: não estou, nem estive lá na primeira postagem, desdenhando de Monzas com carburador. Apenas, digo mais uma vez, eu já apanhei muito dessa peça, em aviões e em outros carros que tive, e não quero mais saber delas.
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 30 Mai 2015, 09:48, em um total de 3 vezes.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:
Eu não aceito sugestões? O que vc sugeriu? Que eu passe a gostar de carburador? Sim, pois foi só isso que eu afirmei, que não gosto de carburador.
De maneira nenhuma, mas se propusesse a dialogar expondo opiniões com um mínimo de embasamento técnico (que você aparenta ter, bobo em manutenção de carros vc nao é) e não agisse com romantismo, essa coisa de 'ah o meu é melhor', e ponto final. Aqui não tem espaço pra isso.

Vamos lá...
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Desempenho de um motor inclui um melhor funcionamento durante todos os regimes (um motor mais 'redondo'), uma marcha lenta constante, o que, sem sombra de dúvida, uma injeção eletrônica proporciona muito melhor do que qualquer carburador, além de uma ignição mapeada, que controla o avanço de acordo com as necessidades do motor.
No caso dos carburados, ainda dependemos do avanço centrífugo e do corretor à vácuo, coisas muito antigas.
.
Seu ponto de vista ta MUITO equivocado, aonde você diz que uma 'coisa antiga' nao funciona bem. Funciona sim, tão bem quanto sistema mais novo, se tiver sendo reparado e regulado por quem conhece. To dizendo que o carburado é melhor? Não. Mas ele é, com toda certeza, mas confiável. A manutenção é mais simples e de fácil entendimento, até eu que era um Zé aprendi rsrs. Pare pra prestar atenção na rua, pelo menos aqui no RJ, e irá perceber que há mais Monzas carburados do que injetados rodando. Aliás, até a MPFI, parando pra pensar, é mais confiável do que a EFI, pois mesmo estando com o MAP ruim o carro anda, agora a EFI... rs

E vou mais a fundo, a EFI é um sistema em malha aberta, sem sonda lambda, ja mostrei a ficha técnica no meu post anterior e vimos como a diferença é pequena entre ela e os carburados, só que ae vc leva o hei de brinde.
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Matheus
Eu não preciso entrar em sociedade com o dono do guincho ou de nenhuma loja de autopeças.
Meus Monzas sempre tiveram seguro, com direito a assistência 24 horas, o que inclui reboque. Por outro lado, ganho suficientemente bem para gastar na manutenção dos meus carros. Aliás, eu poderia andar de carro zero, trocando todo ano, mas considero isso um desperdício, já que quase não rodo atualmente. E não teria a menor graça ter um carro que não me propusesse desafios de vez em quando. Eu sempre trabalhei com mecânica, e essa vida de aposentado está um saco. :lol:
Depois eu que quis partir pra ofensa.. hahaha. Faz o seguinte, ja que o Sr é um aposentado que ganha suficientemente bem, compra um motor MPFI com injeção digital, cabeçote roller, sonda lambda, controle de detonação, catalisador, DIS.. Isso sim, é uma IE que se preze, 121cv e 19,4kgfm de torque maximo a apenas 2.800 rpm . Depois disso, vamos marcar um churrasco por minha conta. Não tenho $ pra trocar de carro uma vez por ano, mas faço questão de lhe receber bem e te mostrar um motor carburado funcionando redondo.

:smt023
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Engasgando em baixa rotação não aguento mais.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, essa conversa está indo para um lugar que não é bom para ninguém, além de sair do contexto do tópico.
Vamos nos acalmar e falar sobre carros e não pessoas que esse é o motivo do fórum.

Não queria entrar nessa polêmica... Mas como ocorreu com GNV, vamos lá... Kkkkk!

Quanto a gosto e opiniões todos tem o seus. Eu por exemplo tive Monza SL/E 87 álcool e Monza SL/E 91 ambos gasolina e os dois carros na época eram relativamente novos, coisa de 5 anos de uso quando comprei. Depois peguei o GLS 96 com 3 anos de uso e está comigo até hoje. Na minha opinião, o EFI não tem comparação em com carro carburado em desempenho, consumo e manutenção. Pelo menos o modelo 96.
Quanto ao HEI, hoje meu Monza está 292.000 km (comprei com 30.000 km) e é o original do carro nunca pifou. Se pifar é só trocar pois é fácil não precisa de guincho para isso. Muitos até andam com um de reserva no porta luvas.
Problemas, todos os carros apresentam, digamos que está na estrada e um agulha estilete trava ou boia dá defeito. Como vai consertar na estrada? Quebra da tampa onde vai a boia? Como vai consertar na estrada? Esses sintomas aconteceu comigo em vários Passat que tive nos anos 80, inclusive de entupimento no carburador que o carro não saia do lugar. Então, problemas todo carro apresentam e vai de nós condutores e usuários saber como lidar com essas situações.
O que muda entre carburador e injeção não nem a confiabilidade, pois todos os carros que tive sempre cumpriram seu papel e me levaram onde sempre precisei, inclusive gosto de viajar a noite e se não tiver confiança no carro melhor nem ir, mas o que muda no sistema é quantas vezes tem que fazer manutenção no sistema. No carburador em menos de 1 ano já precisa de manutenção ou ajuste, isso se for gasolina é pior e de fato estiver usando ele todos os dias (sem contar o GNV que nunca tive e meus carros) e na IE isso não ocorre com tanta frequência. Atualmente, meus amigos que tem Monza carburado, não tem um que quando vou avaliar não está pelo menos com segundo estágio travado.

Quanto ao HEI, devo lembrar que faz parte do sistema de ignição e não da IE embora esteja atrelado e a IE, onde manda a faísca no momento correto para o regime e carga que o motor estiver passando.

Posso ficar aqui enumerando vários outros problemas em carros com carburador, EFI, MPFI analógica ou digital, até de veículos novos, mas não vem ao caso. Costumo dizer que todo carro tem seu calcanhar de Aquiles e o Monza em qualquer ano de fabricação não é diferente.

Como ferramenta, tenho muitas, mas só ando com ferramentas para troca de correia dentada, que isso de fato deixa o carro na rua.
Peças, a questão de uns 2 ou 3 anos tenho um HEI e uma bomba de combustível no porta malas. E meus amigos já usaram essas peças e depois me devolveram.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder