GASOLINA COM ALCOOL?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Marcio Shernk
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 13
Registrado em: 16 Abr 2015, 08:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Marcio Shernk »

COLOCAR GASOLINA COM ALCOOL EM UM CARRO A ALCOOL CAUSA ALGUM DANO? EXEMPLO HOJE COLOQUEI 80 REAIS DE ALCOOL E 15 REAIS DE GASOLINA.
DIZEM QUE É BOM PARA ABATER A AGUA QUE VEM NO ALCOOL.
SERIA 44 LITROS DE ALCOOL + 5,2 DE GASOLINA
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por waldir »

Marcio Shernk escreveu:COLOCAR GASOLINA COM ALCOOL EM UM CARRO A ALCOOL CAUSA ALGUM DANO? EXEMPLO HOJE COLOQUEI 80 REAIS DE ALCOOL E 15 REAIS DE GASOLINA.
DIZEM QUE É BOM PARA ABATER A AGUA QUE VEM NO ALCOOL.
SERIA 44 LITROS DE ALCOOL + 5,2 DE GASOLINA
Marcio, 5,2 litros é ilusório... não melhora em nada. A mistura no tanque vai de 96% para 96,... alguma coisa %
O etanol hidratado combustível possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água, enquanto o etanol anidro (também chamado de etanol puro ou etanol absoluto) possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica.

O tanque em repouso ficará com uma 'nata' de gasolina boiando e na partida o pescador vai puxar somente álcool. Em movimento a mistura fica com um cheirinho de gasolina.

A performance de carros flex melhora só usando um dos combustíveis... alguns motores à álcool/flex deixam de bater pino com a adição de gasolina.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Rafaelo »

em motores de malha aberta como monza EFI so piora as coisa.

*tu vai mudar a faixa AF/R de cada mistura em cada regiao de atuaçao desse motor.

agora, se tu usar uma mistura E85(85% alcool e 15% gasolina) usada la fora nos EUA pra combater o frio, la eles tem motores modernos de malha fechada, diferente da realidade do pessoal do monza. entao é coisa.

resumindo, tu vai andar com mistura mais rica e o motor vai perder rendimento senao ajustar a queima com analisador. se apenas socar gasolina sem criterio no tanque é prejuidical pro teu bolso, pro teu motor, e pra natureza com aumento dos emissores. se tu for assumir sempre E85 entao faça um ajuste e nao mude. ae sim nao teria problemas e ate mais economico ficaria teu motor.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por Vizzy »

Bom dia, bom posso falar por experiência que tenho com meu monza 90 alcool, eu uso alcool adtivado e gasolina aditivada, não que melhore o consumo em si mas o andar dele com ambos adtivados melhora.

Quanto a misturar os dois eu tenho a média de 6x1 (6 ltrs alcool x 1 gasolina) quando se está no verão e de 5x1 ou até mesmo 4x1 quando frio aperta mesmo, para ligar de manhã é mais fácil não fica rateando não.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por waldir »

Eu tenho o meu à Etanol e não rateia.

Além da injeção ser automática a partir de 20ºC para baixo eu tenho um botão remoto para injetar gasolina e se eu cismar que o bzz da injeção automática não será suficiente eu injeto outro bzzz e pega de primeira.

Com injeção remota para reforço eu economizo Bateria e Motor de Partida.

vide tópico
viewtopic.php?f=14&t=30802
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

waldir escreveu:Eu tenho o meu à Etanol e não rateia.

Além da injeção ser automática a partir de 20ºC para baixo eu tenho um botão remoto para injetar gasolina e se eu cismar que o bzz da injeção automática não será suficiente eu injeto outro bzzz e pega de primeira.

Com injeção remota para reforço eu economizo Bateria e Motor de Partida.

vide tópico
viewtopic.php?f=14&t=30802
Eu também sigo essa mesma linha. Sem contar que em percursos maiores o álcool acaba sendo mais rentável. Gasolina eu só uso, (e quando necessário) para manhãs frias (26º) :smt023
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por jorgeAP »

Só para relatar minha experiência com carro a Etanol/Álcool, sempre tive carros com esse combustível, parece que me persegue, mas nesse atual MONZA a 17 anos, ele é carburado, NUNCA COLOQUEI GASOLINA NEM NO TANQUE NEM NO RESERVATÓRIO que se encontra RESSECADÍSSIMO pelo tempo, a bombinha ainda funciona, que é automática, mas a coitada não vê cheiro de gasolina a muito tempo. Sempre puxo um pouco o afogador antes de ligar de manhã, pega fácil, aí espero 2 minutos, entre sair da garagem de ré, que é inclinada, não necessita acelerar, fechar o portão, abaixo ele, sem chegar no limite, e vou embora devagar até a portaria do condomínio, que a velocidade é 25 km/h só, chegou na portaria tá pronto pro uso.
Tive um MONZA 88 SL/E também movido a cachaça, esse sim andava muito, mas gastei UMA NOTA com bateria, e reparo de BENDIX, E AUTOMÁTICO, em 2 anos que fiquei com ele, mas deixou saudade.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: GASOLINA COM ALCOOL?

Mensagem não lida por jorgeAP »

Lembrando também, tive um PARATI 4 marchas andava muito também, mas implorava por uma 5° marcha, E PARA VARIAR MOVIDA A ÁLCOOL. Pegou fogo no de baixo do Painel em movimento, bateu numa lixeira e cima do passeio, quase acabou comigo e com ela.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder