TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
AGC
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
Cidade: Santa Adélia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por AGC »

Boa noite,

Sou um feliz dono de um Monza EFI SL/E 1992 álcool original.

Há algum tempo meu carro começou a cortar aceleração em determinadas condições, como em subidas e curvas. Testei a pressão da bomba e vazão e está ok, com 1,7 l/min de vazão e 2,1bar de pressão. Troquei filtro de combustível e pré-filtro. Testei velas e cabos. Tudo ok.

Ao encher o tanque o carro não apresenta mais cortes em aceleração, ao chegar em 1/2 tanque o problema volta.

Ao ler o tópico me veio na mente o problema do pré-filtro interno que vai acoplado no cash do tanque.


Estou crente que o problema é esse, pois não tem mais onde verificar nada.

Este pré-filtro interno do cash recebe combustível do retorno? Ou somente recebe do próprio tanque, externo ao cash?

Será que pode ocorrer alguma obstrução que faz com que o cash não encha totalmente?


Agradeço muito a ajuda.
Editado pela última vez por AGC em 02 Mar 2017, 20:40, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

AGC, você criou um tópico com mesma dúvida. Para melhor organização deste fórum, evite ficar repetindo mensagens.
http://www.forum.monzeiros.com/viewtopi ... 50&t=35711

O pré filtro fica na ponta do pescador. Se o pescador não tiver bem posicionado, ou seja, não estiver com a ponta no fundo do tanque ou o pré filtro estiver com muita sujeira, vai ocorrer o sintoma.
O cash recebe combustível da linha de retorno.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
AGC
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
Cidade: Santa Adélia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por AGC »

Ok Carlos, mas eu vou procurar respostas onde puder, pois o fórum me permite isso e é continuação de um tópico já bem discutido.

Outra questão; você não entendeu minha explanação acima, talvez não ficou muito claro, pois me refiro a um filtro interno que vai acoplado ao cash tank do Monza, como observado pelo amigo Dutra. Sobre o pré-filtro do pescador, já conheço bem e não me resta dúvidas quaisquer.

Obrigado e abraço.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por dutra s a »

apenas pra atualizar , nao me lembro qual membro tinha me pedido as imagens a seguir , achei que tinha perdido mas achei , essa modificaçao faz mais de 2 ou 3 anos seilá rrsrs mas sanou o problema em ate 98% , mesmo assim vou botar cash externo , no caso este aqui

http://www.metalurgicacla.com.br/jeep-w ... as-produdo

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por dutra s a »

há tambem uso o retorno original junto desse ai que cai no pre-filtro , la fora no tanque tem um T , estando numa posiçao preferencial de fluxo para o pre filtro e dessa forma cerco em 98% o problema de falta em curva extensa estando em movimento com meia reserva ou numa rampa depois de 10 minutos desligados tambem com meia reserva estando a frente pra cima na rampa

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Raphaelmuller
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Dez 2018, 14:08
Cidade: sao jose dos campos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por Raphaelmuller »

o retorno do combustível se dá através da pressão da linha, a bomba manda x de pressão e la no TBI tem um regulador de pressão no qual segura a pressão necessária para funcionar o bico injetor, e o que passa dessa pressão ele manda de volta pro tanque de combustível, pois o bico geralmente tem uma pressão minima de trabalho então oque passa disso retorna para o tanque, e a mangueira de retorno joga o resto do combustível dentro de uma bacia que fica cheia para não dar falta de combustível no sistema em curvas mantendo assim sempre cheia a bacia, e o pescador que manda combustível pro sistema de alimentação esta dentro dessa bacia bem no fundo fazendo assim o ciclo do sistema de alimentação, por isso que não é bom nunca andar a menos de 1/4 de tanque, pois pode entrar ar na linha de combustível e ter consequências desagradáveis.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por dutra s a »

Raphaelmuller escreveu: 18 Dez 2018, 15:10 o retorno do combustível se dá através da pressão da linha, a bomba manda x de pressão e la no TBI tem um regulador de pressão no qual segura a pressão necessária para funcionar o bico injetor, e o que passa dessa pressão ele manda de volta pro tanque de combustível, pois o bico geralmente tem uma pressão minima de trabalho então oque passa disso retorna para o tanque, e a mangueira de retorno joga o resto do combustível dentro de uma bacia que fica cheia para não dar falta de combustível no sistema em curvas mantendo assim sempre cheia a bacia, e o pescador que manda combustível pro sistema de alimentação esta dentro dessa bacia bem no fundo fazendo assim o ciclo do sistema de alimentação, por isso que não é bom nunca andar a menos de 1/4 de tanque, pois pode entrar ar na linha de combustível e ter consequências desagradáveis.
Raphael acredito que não tenha visto o tópico do inicio e também o primeiro tópico sobre o segmento. Mas vamos lá...

O pescador não manda combustível, eu diria que a bomba que puxa cerca 97%, o restante é por força de gravidade e quando ta completo ou pelo menos na mesma altura da curva superior do pescador.

O pescador possui uma curva de cima pra baixo, alem dele a outra curva que á da mangueira que sai dele pra bomba e fica acima do eixo traseiro. Nessa configuração temos 2 pontos onde possui borbulhamento quando a bomba esta puxando, mais ainda na curva do eixo. Isso ai mesmo com tanque cheio demora para completar a mangueira a não ter ar com tanque cheio ate a boca e sempre pegando subidas a vida inteira quem sabe, pode-se dizer até que não completa ( questão física /gravidade ). Portanto é um defeito bem sem vergonha que faz nossas bombas sofrerem mesmo durando mais de 3 anos , tanto que no carros atuais não existe a curva por cima do eixo, então é dentro do tanque para o motor.

Juntando esses 2 fatores das cuvas de linha + a razão do cash interno não ficar cheio ( segurando), quando o carro esta desligado ou curvas abaixo de meio tanque é provável que possa dar falta, ainda mais se o retorno interno do tanque estiver com problema no cash deixando escapar o que volta.

Por isso modifiquei o meu sistema e não tenho muito do que reclamar, e +, ainda estou preparando imagens do novo sistema, pois instalei um cash externo e o retorno é direto na linha que sai do pescador para bomba, com isso e, usando 2 bombas não terei dificuldades se o tanque do carro esvaziar e dai tiver que carregar a linha ( puxando do tanque ), pois o retorno vai empurrar pra completar o empuxo e ainda tem um brinde, posso limpar o pre-filtro sem ter que tira-lo

Abs, estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder