TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

Dutra,
estou acompanhando o assunto com grande curiosidade e interesse.

Como eu disse na MP o pré filtro será lavado constantemente em 1/3 ou 1/4 e não ficará saturado.

Até por que considerando a vazão de 1,2 litros do retorno por minuto, teoricamente um tanque cheio é filtrado em 50 minutos, isto é, 60.000 ml / 1.200 ml por minuto = 50 minutos

57 ou 60 litros = 50 minutos
45 litros (3/4) = 38 minutos
30 litros (1/2) = 25 minutos
15 litros (1/4) = 12 minutos
07 litros (reserv) = 6 minutos
03 litros (cheiro) = 2 minutos

Tão importante quanto o pré-filtro, é o filtro de papel ao lado da bomba de combustível que retém as micropartículas de sujidade que passam pelo pré filtro.
E quem tem Monza à etanol fuja do filtro de caneca de alumínio devido o efeito "geleca" que é uma reação elétrica entre o etanol e o alumínio. Embora o filtro de papel retenha 98% da geleca... a que se forma na saída do filtro (após o filtro de papel) vai parar no TBI no entorno do filtro da válvula injetora (aconteceu comigo recentemente - FRAM). Dê preferência para carcaça de plástico independente de marca/fabricante).

Não acredite no que escrevi. Abra um filtro de 'alumínio' após 5.000 quilômetros e constate.

Motores à gasolina a formação de 'geleca' é menor, porém com 27% a 30% de álcool anidro pode formar à longo prazo.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

engraçado que a bomba efi é com corpo em aluminio, e serve pra ambos. nessa paralela webber pelo menos é assim. o certo seria de inox 304(não magnético por tanto nao enferruja)

eu uso filtro de nylon6.6(plastico) é superior.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

Rafaelo escreveu:engraçado que a bomba efi é com corpo em aluminio, e serve pra ambos. nessa paralela webber pelo menos é assim. o certo seria de inox 304(não magnético por tanto nao enferruja)

eu uso filtro de nylon6.6(plastico) é superior.
Rafaelo, não me lembro mais se a Delphi é de inox, pq depois que desmontei eu a joguei fora ( o coletor onde faz contato com as escovas a pista estava bem gasta)

Mas, mesmo que forme 'geleca' ela vai parar no filtro e adere na carcaça obviamente pela polarização elétrica. O filtro de papel só estava sujo.

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

poise, eu imaginei que a sujeira externa no pre fitro do pescador seria empurrado pra bomba porque direcionei a ponta do retorno a ele , porem de qualquer forma isso iria acontecer sem essa modificaçao que fiz por causa da sucção da bomba , sei que tem diferença entre empurrar e puxar ,

também não seria bom bota um filtro na linha de retorno pra voltar mais filtrado , iria da muito transtorno , um pre filtro quem sabe ,mas iria te que fazer uma baita modificação na linha , um pre filtro do mesmo na ponta do retorno seria uma boa mas a ideia é o jato encher o pre filtro do pescador por dentro , a bomba obrigatoriamente terá de puxar ate a ultima gota do que esta mandando e estiver na linha

já abri e não foi só um não ,foi de varias marcas antes e depois dos 5.000 km , não chegou a ficar tao preto , mas sempre fica um marrom bem escuro já suficiente pra diminuir a pressão no bico e com 4.300 km

eu também abri minha bomba , a primeira que queimou ,foi um tremendo trabalho , o rolete de cobre tava muito cavado e as escovas muito gastas bem pequenas mesmo , e a turbina brihando , parece ser blindada ou inox , ainda tenho ela vou tirar foto e postar depois só não sei que marca era rsrsr

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

também não seria bom bota um filtro na linha de retorno pra voltar mais filtrado
Dutra, não há necessidade por que o retorno é filtrado pelo filtro da válvula injetora

Imagem
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu tenho uma bomba EFI(uso o kit original instalado)

da marca webber a mesma do carburador, ela é barulhenta pra ckt o marconi colocou a mesma e eu falei pra ele, e ele comprovou na pratica oque eu tinha dito. e o corpo dela é aluminio(charuto) e esse charuto de aluminio passa o combustivel. eu como uso alcool E100 ja notei zinabre la dentro(pouco de corrosao)

aluminio e alcool nao combinam. por isso que é tudo de inox 304 quando é flex, porem como é paralelo acredito que usaram aluminio por ser mais barato, o original se o engenheiro for inteligente ele teria escolhido o material apropriado no caso inox 304(familia que nao enferruja). por exemplo meu regulador de pressao variavel(vacuo) da bosch é de inox 304.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

kkkkkkkkkkkkkkkkk nossa tche !!!! tu é o homem inox rsrrsr

a maioria dos teus topicos tem o 304 rrsr daqui a pouco tu fez coletor de admissão , disco de freio ,agulha e resistencia do bico , dutos de oleo de freio e mestre ate a abturaçao dos dentes se tiver e ossos de inox 304 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas ta certo , todo projeto que há contato com liquido etc... se for inox 304 etc... tem maior duraçao mesmo , nao tiro tua razao nao , a liga inox prova isso.
minha bomba é dpl , nao tenho do que me queixar nao , nem de barulho que é bem baixinho


vamos lá , 50% do teste final fiz hoje , agora pouco , os outros 50% vai ser amanha pela manha , pois minha garagem é rampa minima coisa mas ja serve, estou com menos de 5 litros ,o ponteiro ja esta no meio da faixa de reserva e nao sobe kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

fui buscar a muié hoje e no caminho passamos na droga do meclanches felizes , o que fui tem o estacionamento com rampa e estacionei nela, como ja tava com ponteiro no inicio da reserva entao sei que ali era pra falhar , la mesmo uma vez ja aconteceu isso rsrsrs , apos 20 minutos desligado com a trazeira pra baixo e mais baixo ainda o farol trazeiro lado escape , NAO FALHOU !!!! quando liguei o motor e ainda fiz aquela media de por cinto , celular no console ligar radio gps etc..... ELE NAO FALHOU ESTANDO NA LENTA E NEM AO SAIR RSR !!!

dai ao colocar na garagem com a trazeira baixa porem estando reto os dois lados tambem nao falhou ja estando por volta de 5 litros , mas ai veio a surpresa,
eu nao aguentei , desliguei esperei quase 2 minutos e religuei , a falha apareceu so que bem fraca , apenas uma queda de pressao pois a rotaçao caiu em 800 rpm e deixei , dai quando começo a desanimar denovo aparece outra surpresa , ele ficou estabilizado em 800 rpm e a falha parou , dai dei umas pisadas, ele respondia , mas a lenta nao caia mais alem dos 800 de giro

amanha cedo vai ser o teste final vamo ve no que dá

agora ,voces vao ter que me ajudar e me corrigir se necessario , porque eu olhei todo o projeto denovo pra caçar onde mais poderia ajudar a falhar

a mangueira que sai do pescador pra bomba faz uma baita curva pra cima do eixo trazeiro ( sobe e desce)ate chegar na bomba , seria possivel haver ar e continuar tendo ar mesmo a bomba puxando com o tanque completo nessa dobra que faz la em cima do eixo ??????????

o filtro por estar na horizontal poderia sempre continuar com ar na parte de cima apos a troca por um novo ou só pór falhas por quantidade baixa do tanque ? e depois mesmo com tanque cheio ??????????????? ou a bomba enche ele por completo de qualquer jeito ??????????????

porque estou mirando esses 2 detalhes , alem de saber que o pre filtro do pescador nao fica no centro do cash , fica mais no canto por causa do vao de retorno dele,,,,, e tambem aquele baita espaço dentro do cash facilita as falhas

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:kkkkkkkkkkkkkkkkk nossa tche !!!! tu é o homem inox rsrrsr

a maioria dos teus topicos tem o 304 rrsr daqui a pouco tu fez coletor de admissão , disco de freio ,agulha e resistencia do bico , dutos de oleo de freio e mestre ate a abturaçao dos dentes se tiver e ossos de inox 304 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

mas ta certo , todo projeto que há contato com liquido etc... se for inox 304 etc... tem maior duraçao mesmo , nao tiro tua razao nao , a liga inox prova isso.
minha bomba é dpl , nao tenho do que me queixar nao , nem de barulho que é bem baixinho
calma cara!

não é eu quem estou dizendo isso é a engenharia quem determina o melhor material pra determinadas aplicaçoes :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder