TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

ai caramba é mesmo , com ima da pra fazer , eita cabeça ,

capaz tche , nao tenha esse trabalho , assim que achar um vou lembrar na hora e fazer , sobre a aparelhagem eu me referia a coisas desse tipo ai entende ? rsr

http://www.olympus-ims.com/pt/xrf-xrd/d ... lta-alloy/

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o meu escape é todo 300 portanto nao enferruja, por nao ter componentes ferrosos
Os aços inoxidáveis são misturas (ligas) de aço com níquel e cromo, em proporções variadas.
Como são aços, contém basicamente ferro e carbono, que é a composição do aço. São portanto ferrosos.

O aço inox, apesar do nome, enferruja sob certas condições.
Eu sabia isso em teoria, pois fiz curso sobre controle de corrosão, e na prática, pois fui velejador.
Componentes de aço inoxidável em contato com a água do mar sofrem muito pouco, mas sofrem.

Fiz uma vez um suporte para a bateria do meu DKW Vemag e como a bateria estava vazando pela tampa (naquela época as baterias eram seladas com piche), em pouco tempo meu suporte ficou todo manchado.

O ouro é talvez o único metal que não é atacado pela corrosão, mas uma mistura de ácido sulfúrico com clorídrico ataca até o ouro.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Os aços inoxidáveis são misturas (ligas) de aço com níquel e cromo, em proporções variadas.
Como são aços, contém basicamente ferro e carbono, que é a composição do aço. São portanto ferrosos.
Luiz nao é bem assim cara. tu ta falando de inox linha 400 esse sim é ferroso e portanto em ferruja porem nao tanto como o aço carbono.

obs: o filtro é inox 400 pelo preço imaginei mesmo 25,00 nao paga nem o material 300.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: O aço inox, apesar do nome, enferruja sob certas condições.
nao é bem assim, se for linha 300 nao acontece, é usado em determinadas situações como equipamento hospitalar, alimentícios etc. não pode enferrujar. com falei meu sistema de escapamento projetei e fiz ele todo em 100% 304 de ponta a ponta a mais de 2 anos escoando agua do alcool e ta sem uma mancha de ferrugem sabem me explicar o pq disso? se quiser te mostro videos e fotos. ta igual quando fabriquei. e olha que meu carro ta em cavalete

Luiz Carlos (Rio) escreveu:Eu sabia isso em teoria, pois fiz curso sobre controle de corrosão, e na prática, pois fui velejador.
Componentes de aço inoxidável em contato com a água do mar sofrem muito pouco, mas sofrem.
denovo, tu precisa saber qual é a serie, a serie 316 nao sofre com isso, eu tenho um amigo engenheiro naval inclusive trabalhou com meu pai na fabricaçao de maquinario industrial, nada melhor que ele pra me dizer. alias, esses duas ele me falou que fabrica ergométricas pra piscina. e me explicou pq usar o 316 e nao o 304 e tb nao da serie 400, a seria 316 ele me falou que a composiçao nao ataca devido o cloro da agua ou sal. portanto o 316 é o mais apropriado, cada letrinha e numero que pra leigo parece tudo igual nao é. tem que pegar o catalago e saber qual material é apropriado pra determinada coisa, os escape feito em inox 300 sao eternos. diferentes dos da 400 que enferrujam.
Luiz Carlos (Rio) escreveu: Fiz uma vez um suporte para a bateria do meu DKW Vemag e como a bateria estava vazando pela tampa (naquela época as baterias eram seladas com piche), em pouco tempo meu suporte ficou todo manchado.
tu deve ter usado familia 400. se fosse 300 nao daria isso, ou seria bem menos destrutivo, novamente tu tem que pega o catalago pra saber. eu lembro que a seria 316 resiste bem ao ataque por acido sulfurico, mas todos os inox em acido concentrado nao resiste. so oque tem mais cromo na liga é o mais resistente, nesse caso o 316. agora se foi ferrugem pode ter certeza que nao era serie 300, como expliquei o ima falaria isso pra ti, se grudar nao é inox 300, pode ser linha 400 ja que contem elementos magneticos na composiçao



http://www.ionix.ind.br/faq/aspectos-tecnicos

A série 300 é a dos aços inoxidáveis austeníticos, que são não magnéticos.
A série 400 é a dos aços inoxidáveis ferríticos, que são magnéticos.
Os aços inoxidáveis da série 400 podem ser divididos em dois grupos: os ferríticos propriamente ditos, que geralmente têm cromo mais alto e carbono mais baixo e os martensíticos, nos quais predomina um cromo mais baixo e um carbono mais alto ( comparado com os ferríticos ).




3. Quais são as diferenças básicas entre os aços 304 e 430?

O aço 304 é um aço austenítico não magnético com pelo menos 18% de Cromo e 8% de Níquel.
O aço 430 é um aço ferrítico magnético com 16% de Cromo na sua composição.
Os aços austeníticos e ferríticos apresentam diferenças no comportamento:
O 304 tem boa conformabilidade, boa soldabilidade e muito boa resistência à corrosão.
O 430 apresenta fragilidade nas regiões soldadas, tem boa conformabilidade mas inferior à do 304, boa resistência à corrosão porém inferior a do 304.
Embora de forma geral apresente propriedades inferiores ao 304, o aço 430 pode ser perfeitamente utilizado num grande número de aplicações, como por exemplo, cestos de máquinas de lavar roupa, gabinetes de lavadoras de louça, pias e cubas com cavidades não muito profundas, fornos elétricos, etc.



4. Que cuidados devem ser adotados ao soldar aços inoxidáveis?
5. Não utilizar as ferramentas usadas no aço inox, nas operações com aço carbono.


isso acaba enferrujando!
sou soldador TIG, e ja fiz muita solda em 304, quando agente vai soldar e limpar nao se deve usar nada alem de 304 como escova, so escova limpa de inox 304 senao contamina e acaba enferrujando o local. isso qualquer amador sabe. alias procura ae na net tem varios explicando isso. eu uso ambos, uso bastante pasta de acido pra limpar cordoes de inox

meu pai tinha fabricado uma churrasqueira externa portatil porem algo da pesadas, pesa 250kg toda ela feita em 304, ele fez em 2009 e fica na chuva, ate hoje ta inteira sem nenhuma corroçao, se quiser eu te mostro as foto. a unica ferrugem que tem é onde eles fizeram o cordao e nao limparam corretamente. oque é ate normal, mas é so superficial, uma escovada e sai o oxido contaminante ele nao ataca o inox.


da uma lida somente nesse site, pq tem centenas por ae falando a mesma coisa :wink:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4215
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Rafaelo

Obrigado pela aula.
Mas não precisava ir tão fundo.
Se ler de novo o que eu escrevi, eu disse duas coisas:

1- Que, por conter aço, todo aço inoxidável é um material ferroso. Apenas semântica. :D

2- Que, mesmo tendo o nome de aço inoxídável, sob certas condições ele também enferruja. Citei aço inox no geral. Um leigo, ao ler que aço inox não enferruja, pode achar que qualquer tipo de aço inox é assim.

Meu curso de controle de corrosão foi ministrado há trocentos anos, e de lá para cá certamente muita coisa deve ter mudado. Lembro que o instrutor só falou em 2 tipos de inox, o martensítico e o austenítico. Até algum tempo atrás eu tinha as apostilas do curso, mas de tão velhas tiveram que ser jogadas fora. :lol:

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:1- Que, por conter aço, todo aço inoxidável é um material ferroso. Apenas semântica.
então Luiz, como ficou resumido a tua explicação não consegue identificar oque estava querendo dizer ao certo. oque difere uma familia da outra é como te expliquei antes, uns tem mais cromo e mais niquel que os outros(os que tem mais isso sao mais resistente a corroçao ferrosa), dae a diferença do magnetismo tb. a liga que eles sao fundidos na siderúrgica é oque define o tipo de família do material. sim, ambos vem da forma bruta "inox", a composiçao quimica que cada numero desse 302,304,304L,308L,316,420,etc ANSI é oque define o inox. mas como te falei, nem todos enferrujam. o meu do escape eu "escolhi" 304 por nao enferrujar, alias tem alguns carros que sairam com ele como é o caso da Mercedes classe A

vale lembrar que a familia 400 é a mais barata e corriqueira do inox. quem comprou um bule de inox de 45,00 na vida? nos ja. mas que inox é esse? o mais "simples" 400 so meter um ima se grudar é o 400 maquiado(geralmente tratamento quimico como cromo pra disfarças o problema rsrsrsrss) a maioria das pessoas sao lesadas e nao sabem! compram sendo inox oque realmente é, mas nao é o inox que as pessoas acham que é entendeu ne? compram pensando que nao vai enferrujar, alias as pessoas acham que inox nao enferruja, acontece ambos como ja explicado. inox de qualidade é o 304 pra louças esses sim sao duraveis, nao faz mal a saude, mas sao caríssimos uma panelinha. não é com 45,00 que vai comprar.


Luiz Carlos (Rio) escreveu:2- Que, mesmo tendo o nome de aço inoxídável, sob certas condições ele também enferruja. Citei aço inox no geral. Um leigo, ao ler que aço inox não enferruja, pode achar que qualquer tipo de aço inox é assim.
pois é, realmente no geral esta certo, se tu falar inox enferruja esta certo e nao enferruja tb esta certo, so quando usamos as Normas técnica pra diferenciar que a coisa muda hehehe no caso a ANSI . mas como te falei acima, como tu citou meu exemplo (família 300) ele nao é da familia que enferruja. por isso te contestei. bom que sirva de estudo pra todos. isso pra mim é normal, mesma coisa aço 1045 ou 1020 cada um em sua aplicaçao, 2 meses atras projetei guias cilindricas pra uma maquina CNC, e depois mandei fazer as peças. esse aço por conter mais carbono é mais duro que o 1020, o 1020 não atende aplicação do meu projeto. mas ambos sao aços pra os leigos. 1020 é o aço mole doce usado em estampa de carros e peças de metal barato. bem comum sempre uso eles nos meus projetos de peças. aqui em casa no escritório tenho muita literatura que meu velho deixou, projetos, e cada peça tem uma material proprio pra ser feito. é bem legal pra quem gosta de engenharia mecânica.

vo te conta uma coisa... esses dias tava querendo estudar a produção de um canhao de uma extrusora de baixa produtividade, e fui buscar a pasta de projetos dele, dae peguei e vi o material usado no corpo do canhao, dae me apareceu um aço la que nao lembro o nome, foi pesquisar que aço era esse, descobri que era um aço que tolera altas temperaturas(pressao e as resistencias eletrica do canhao e rosca interna) sem temperar! legal né? cada material tem sua aplicaçao. mas continua sendo aço pro leigo.

Luiz Carlos (Rio) escreveu:2
Meu curso de controle de corrosão foi ministrado há trocentos anos, e de lá para cá certamente muita coisa deve ter mudado. Lembro que o instrutor só falou em 2 tipos de inox, o martensítico e o austenítico. Até algum tempo atrás eu tinha as apostilas do curso, mas de tão velhas tiveram que ser jogadas fora. :lol:
pois é Luiz hoje temos pistolas que diz o material, antigamente era acidos, microscopio, imas, etc,etc e laboratórios, hoje ficou tudo mais facil.

tambem o material vao modificando com o tempo, pra melhorar as ligas ou piorar como é o caso da serie 400. é inox bem chule esse. 99% dos automóveis sai com ele de fabrica no escape, devido o baixo custo, porem eles duram bem mais que o antigo aço carbono 1020 + zincagem(acabamento quimico) que era usado no monza/omega/vectra que mudou la por 2003 com a chegada do inox mais barato.


de uma olhada no meu sistema, TIG pulsada com escama de peixe, 308L na soldadura e 304 no material. ta ate hoje brilhando sem uma marca de ferrugem, so esta escurecido no coletor mesmo devido o cromo isso, quando esquenta ele escurece mas nao degrada, ali nao tem jeito, quanto mais quente mais ele contamina. ate esta escrito ali no site que te mandei. la na ponta do sistema como é mais frio ta brilhoso ainda o inox do polimento.

recém montado, faltando soldar as flanges.
Imagem

ja em uso e "queimado" hoje ele esta um pouco mais negro e menos dourado(processo final da oxidaçao).
Imagem

soldadura TIG pulsada de baixa penetraçao, silencioso feito em 304, ae nao tinha feito a decapagem ainda. alias tinha terminado de soldar... (meu bocal nao é pra inox, pretendo comprar um gaslens de pirex bocal largo é feito pra isso)
Imagem

da pra notar melhor a contaminaçao, meu cilindro de argonio é usado tb acho que esta contaminado, apesar que é aceitavel, na decapagem saiu tudo. no fundo da pra ver as varetas de carbono e inox e a tocha TIG
Imagem

seção do coletor, chamado de downpipe. passa por baixo do carter.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

legal , muito legal mesmo, engraçado é muitos 4 X 1 porai , terem a uniao mais afrente e nao tao curto , quase que na curva do carter , ou é impressao minha , nao sei se difere a eficiencia por ser curto ou longo
num anuncio do ml tinha um 4X1 usado , que tava numa montana , na imagem era lindo , todo inox como do tche , provavelmente era 304 porque tavam pedindo 6,000 réis !!!!

o luiz pode me esclarecer uma coisa ja que ta mais por dentro da aviaçao so pegando uma carona no assunto , existe um material tao resistente como inox qualquer graduaçao , mas nao sei se suporta a temperatura que algo em inox suporta e nao possui nada de metal , o unico contato que tem é com a pressao atmosferica lá em cima , que de noite e de dia difere a sua dilataçao assim como o consumo dos avioes , caças etc..., porem sua durabilidade pode ultrapassar algo em inox e o fabricante sabe quando trocar ,

nao pergunte o que é e onde é usado nos avioes, jatos , concordes kkkkk, só ouvi dizer que tem e procurei que materia é essa ate hoje nunca achei rsrsr, nem meu pai que trabalhou anos em congonhas na epoca nao sabe e tambem so ouviu falar
tu sabe o que é , tem alguma ideia ?

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

dutra s a escreveu:legal , muito legal mesmo, engraçado é muitos 4 X 1 porai , terem a uniao mais afrente e nao tao curto , quase que na curva do carter , ou é impressao minha , nao sei se difere a eficiencia por ser curto ou longo
num anuncio do ml tinha um 4X1 usado , que tava numa montana , na imagem era lindo , todo inox como do tche , provavelmente era 304 porque tavam pedindo 6,000 réis !!!!
Dutra oque tem por ae é coletor universal, ou seja feito pra adaptaçoes e geralmente de baixo custo. os cara compram e mandam soldar no escape original. geralmente é barato 300 pila e ta feito hehehe.

no meu caso é um produto desenhado pro meu carro e motor, tem aplicação somente pra ele, nao tem no mercado isso, sendo um produto 100% original(monza hatch N20XF), ate os silenciosos/catalisador foram feitos do zero, esse que tu viu acima é a ponteira do hatch(copia fiel do original).

oque te chamou atenção é pq tem que ser assim, senao for assim nao existe manutenção na peça, todas as peças eu coloco e tiro sem alternada nada. :smt023 alias ja filmei com uma mao e a outra coloquei as peças duvido fazer isso no de fabrica :D tenho ate que subir esses videos.

utilizei a engenharia original do monza pra isso, seguindo as mesma curvas, pontos de apoio, coxin, etc, etc o pessoal quando ve aqui em casa acham que é de fabrica de tao bem projetado que esta. isso tu nao acha no ML rsrsrsr

ja quanto a uniao curta tem pontos positivos e negativos, assim como a longa função. 99% dos carros hoje em dia saem de fabrica com coletor 4X1 e com uniao curta como o meu.

ele completo.



Imagem
Imagem
Imagem

o coletor que é desmontavel agente observa sem pontos de corroçao, e ja tem 2 anos escorrendo rios de agua do alcool e ta como novo, nem fuligem tem da queima hehehe.
Imagem

ponteira muito parecido com o de fabrica, um pouco maior devido o motor 2.0 e sua potencia. e centralização da entrada.
Imagem


pontos de apoio originais
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
tadeufer
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 15
Registrado em: 08 Jun 2015, 12:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por tadeufer »

Vc esta sem intermediario no escapamento ?
Responder