TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCOPIA)

Mensagem não lida por dutra s a »

ola meus guerreiros ,

isso mesmo , segue aqui a parte 2 sobre o tanque do monza 94/efi no caso o meu que é a alcool de fabrica , fiz uma endoscopia
mas antes vou relatar o porque do porque:

muitos sabem e tambem passam pelos mesmo problemas que eu , quando o tanque marca meio quarto e ao esta na subida parado e desligado ao ligar a bomba funciona normal porem o combustivel nao é sugado direito e nisso o carro fica falhando e entao so estabilizando quando estiver reto ate a hora em que voce chegue ao posto e coloque mais combustivel,pois bem

procurando na net, achei um topico em que um es dono de kadet fez uma gambiarra no pescador , pois ele fez o retorno sair e cair na boca do pescador , ou seja , um tubo paralelo ao pescador e colocado devolta ao tanque , segundo o atual dono do carro quando foi trocar o pre filtro ele desconhecia se daquela forma era de fabrica , e claro a galera disse que nao , mas ele afirma que nunca falhou em subidas nem curvas etc...., e

passei a analizar essa gambiarra e decidi fazer igual porem um pouco mais melhorada , com ponta chanfrada etc... e nisso consultei nosso amigo waldir sobre questoes de contato de combustivel permanente com metal , pois eu queria saber se o ideal seria um tubo de aluminio ou daqueles tubos pra gas de cozinha em razao de oxidaçao e zinabre etc....pois iria ficar submerso , de inox seria o ideal como mecionei mas nao achei ,

entao ele me informou que meu pescador poderia estar na posiçao errada tanto que ele me passou um topico indicando graficamente de como deveria ser ( a posiçao correta) , e hoje tentei fazer como ele me passou , mas sem acordo e porque ?

acredito que os tanques do monzas efi nao seja totalmente iguais em razao do pescador , quem pode informar isso é nosso professor freire
waldir meu amigao, acredito que as imagens a seguir irao contradizer algo em razao a posiçao que voce me disse que deva ficar , mesmo porque nao da pra colocar da forma que voce disse rsrs
e mais , a minha boia é nova , e antes de colocar o combustivel eu liguei o contato e adivinhem , com o tanque completamente vazio o ponteiro marcava meia reserva !!!

e pra fechar , quem tiver uma ferramenta especial pra fazer a troca do SEGUNDO PŔE-FILTRO DO TANQUE , sem ter que abrir o tanque , tem ouro na mao , pois pelo que mostra a imagem, a um pre filtro fixo igual ao do pescador dentro do tanque , pra troca-lo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao me perguntem

com a licenda do danilo segue o topico onde tal adaptaçao foi feita viewtopic.php?f=14&t=11573
algumas fotos nao da pra dizer qual a posiçao correta

em fim sejam bem vindos, fiquem a vontade e divirtam-se

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagemImagem

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

quem pode informar isso é nosso professor freire
Não tenho informação precisa sobre diferenças de parte interna do tanque do Monza.

O catálogo de peças CepChev diz que o tanque é igual a todo Monza EFI, mudando apenas o tipo de combustível. A bóia também.

Meu Monza GLS 96 gasolina, agora com quase 282.000km, nunca mexi em boia, tanque ou pecador. Nem mesmo troquei pré filtro.
Nas poucas vezes que andei abaixo de 1/4, nunca deu problema com partida ou falhamento. O mesmo ocorre com Monza Club 94 álcool de um amigo, pois certa vez fiquei com o carro e ao abastecer foram 54 litros. Nesse Monza Club está adaptado o painel digital. Olha que esse Monza Club do meu amigo costuma andar no cheiro, o que recrimino sempre ele por conta disso, rs! Já eu não gosta de andar com menos de 1/4 no tanque. Aconteceu apenas duas vezes, em uma viagem ao RJ para um encontro do Monza Clube nessa cidade e uma das vezes que fui a Birigui, quando minha sogra faleceu e viajei a noite e as pressas.
Nos dois casos rodei mais 570km pois ao chegar rodei por essas cidades, mas nunca coloquei mais de 50 litros. Apenas uma vez que um posto de combustível abasteceu meu Monza com álccol e eu fiz retirar todo combustível. Colocaram o carro no elevador e removeram, mas sempre fica alguma coisa no tanque, tanto que desceram o carro, deram partida e foi até a bomba sem falhas ou dificuldade de partida. Nesta ocasião foram colocados 54 litros de gasolina.

Vi que o Monza do Dutra tem painel diferente, é do Monza ou e Kadett?

O Kadett tem vários tanques diferentes e também boia diferentes, se a marcação do painel está errada, entendo que os poblemas podem ser de incompatibilidade de boia, aplicação errada ou peça com defeito.

Com relação ao defeito de falhamento com tanque com pouco combustível, todos que acompanhei, inclusive pelo Fale Conosco do Monza Clube, eram, baixa pressão e combustível, pescador, pré filtro ou obstruções na linha de retorno. Todos os casos que acompanhei foram solucionados sem adaptações.

Agora eu pergunto? Será que a montadora iria deixar sair de fábrica de 92 a 96 um veículo com problemas que não pode andar com pouco combustível? Pois se o problema é resolvido com adaptações o veículo tem defeito de fabricação. Aqui eu relatei dois modelos EFI de combustíveis diferentes e que não passam por esse problema.

Então, para mim trata-se defeito a ser resolvido consertando defeito e não adaptando.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

Dutra,

o meu pescador eu tirei uma vez só para trocar o pré filtro e as fotos foram postadas aqui no forum.
Andei no cheiro umas duas vezes que me lembro e nunca tive problemas com combustível no tanque e a boia é a mesma original, embora eu tenha uma de reserva zero-bala.
Quando espiei com uma lanterna dentro do tanque não vi 'balde' algum. Tais baldes são suportes para bomba imersa.

Quando eu tirei o pescador eu fiz a marcação e coloquei na mesma posição.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por dutra s a »

meu painel so tem os acrilicos do kadet gs ,so troquei eles, inclusive ,os marcadores de bateria, temperatura e combustivel eu nao removi o ponteiro , apenas foi feito um corte milimetrico nas placas para passar pelas agulhas sem ter que mecher nos ponteiros justamente para nao dar erro de leitura , em geral o funcionamento é do monza

se todo tanque é igual entao a marcaçao do ponteiro , boia etc.. tambem deva ser , se botar a grafia das placas de acrilico do kadet/ipanema, monza e medir as escalas , vai ver que sao do mesmo tamanho , o que pode mudar é a leitura que a boia envia por ela mudar pelo tipo de carro e sua litragem devido o tamanho do tanque ,
a primeira vez que troquei minha boia foi pela seguinte razao : ela travava sempre em 1/4 e demorava pra abaixar quando ele tava no cheiro e nisso imaginei que fosse painel , que nada , troquei a boia e a marcaçao voltou a acompanhar a boia , nisso eu abri a boia e vi nas estrias de leitura que de tanto o carro andar sempre entorno de 1/4 , a escala nela tavam gastas e na posiçao que representa 1/4
devido a foto vi que o meu retorno nao é o problema e sim puxar o que ta fora do balde.... gente , o que impede isso é justamente o pre filtro fixo dele

eu esperava que fossem dizer o que disseram kkkkkkk, para entao eu complementar kkk
gente , a foto ja deixa claro , o tal pre-filtro fixo naquele pinico srrsrs, com certeza é pra se evitar que a sujeira do chao va pra dentro do copo mesmo tendo um pre filtro na boca do pescador , so que nisso , com pouca quantidade esse carinha ai que esta fixo tambem cria alguma interrupção para que a caneca se encha rapido ou seja tambem se suja , a primeira vez que troquei o meu pre -filtro , ele tava da cor desse ai que fica fixo , todo amarelo e marrom , e ao passar a mao , parecia que tinha uma cola com pequenas sujeiras e isso sem contar que ja fiz a loucuras seguintes : andar ate a boca com v-power + aditivi pra alcool + aditivo pra gasolina tudo de uma vez antes de trocar esse pre filtro e mesmo assim ele saiu com esse grude nele,
como podem me explicar o seguinte que :
quando eu tava drenando o combustivel , o tanque estava com 1/4 e meio quando entao vi que a bomba estava puxando ar ??????????
cara eu fiquei doido , logo condenei a boia nova da vdo , algo no tanque e ate a propria bomba, pois nela fiz um jump direto numa bateria que tenho pra emergencia e o resto foi so botar umas mangueiras sem ter que tirar ela do lugar , entao fiquei levantando o carro de um lado e de outro, balançava e nada etc., a bomba continuando a puxar combustivel com ar (bolhas),
sabem como consegui esvaziar o tanque todo ????? trazendo a mangueira da bomba ate o buraco da boia e nisso vi que parou de puxar o ar , apenas quando tava no fim mesmo, ou seja
muitos podem nao ta tendo esse problema que tenho , mas eu aposto o que quizer que se fizerem como aconteceu comigo , meio quarto , deixar desligado um tempao na subida , pode ate nao falhar porque o que tem no retorno vai ajudar um pouco , mas duvido que ao sair numa rampa se ele nao ira dar uma falhada for falta na linha ,e de uma coisa eu sei quando o meu marcar uma quantidade no tanque entao eu ja vou saber que tem 2 ponteiros e meio a menos , basta comparar com os sitemas de hoje que é 'copo' e so falha se a bomba tiver queimando , ou sem nada mesmo no tanque .

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Rafaelo »

uma pergunta! pra troca o acetato tirou agulha do marcador do combustivel nao?

se mexeu nisso perdeu a calibragem, uma vez fiz isso no da temperatura e tive que mandar calibrar pq marcava errado.

pra calibrar é simples, tira a boia e prende a aste no nivel mais baixo, e no ponteiro remova, e coloque grudado no batente ou na parte mais baixa da reserva, pronto ta calibrado. deve ta descalibrado teu ponteiro. e nao adianta tirar querer colocar como era antes pq nao vai conseguir, so calibrando os ponteiro senao não funciona.

sobre o tanque nao posso falar pq nao tenho conhecimento.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por waldir »

Amigos, a mensagem original do Dutra em 04.04.2012 para ajudar na análise e pensar no que ocorre, porém, não me lembro de ter visto o tal balde dentro do tanque.

Alguém já viu isto?

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... =3&t=22849

Quando o Dutra fala em meio quarto ele está se referindo à reserva de 7 litros

57 litros > 3/4 tanque = 42,75 l
57 litros > 1/2 tanque = 28,5 l
57 litros > 1/4 tanque = 14,25 l
57 litros > 1/8 tanque = 07,125 l

Teoricamente 7 litros no Álcool dariam uma autonomia de 25 km por que penso abaixo de 2 litros o pescador só vai sugar se for favorável a inclinação.
Então andar no cheiro não é uma boa pq poderá queimar a bomba, engasgamento constante e um nó na funções da UCE, motor de passo etc.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 470
Registrado em: 24 Mar 2011, 18:35
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por saul jorge »

Meu Monza quando tá na reserva não apresenta falhas não, até mesmo em subidas muito inclinadas.
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 255
Registrado em: 27 Jun 2014, 15:39
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TANQUE DE COMBUS..DO MONZA EFI VS,INCLINAÇAO P2 (ENDOSCO

Mensagem não lida por Giliarde »

o meu monza classic se 91 quando está com a luz da reserva acesa parece que dá umas pequenas tremidas ao fazer curva para a direita mas não apaga,por esses motivos eu não ando mais com menos de 1/4 de gasolina e terminou com essas pequenas falhas quase que minimas mas eu sentia que não era normal.. :smt023
Responder