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Batendo tuchos (não, batendo biela).

Enviado: 22 Mar 2008, 11:30
por José Leal
Amigos, o que pode levar o motor a bater tucho?

Meu carro me fez esse favor de começar a bater. :smt011 Mas coloquei nele óleo Shell Helix super (garrafa amarela), com filtro novo. Tem menos de 2000 km.

Será que a especificação do óleo está errada?

A dolorosa ficou em R$120,00. Segunda eu já levo o carro. :cry:

Até mais.

Re: Batendo tuchos

Enviado: 22 Mar 2008, 15:34
por Claudio Fonseca
Pode ser do óleo ou ate mesmo desgaste do eixo do comando...

Se estiver errado me corrijam.

abs,

Claudio

Re: Batendo tuchos

Enviado: 22 Mar 2008, 21:04
por José Leal
Claudio, o óleo que coloquei supera as especificações escritas na tampa do abastecimento do óleo (o que uso é SL, e o que está escrito na tampa é SG ou SH).

Retirei a tampa de válvulas e o mecânico verificou que o eixo do comando está perfeito.

Só pode ser mesmo "desgaste natural" dos tuchos...

até mais.

Re: Batendo tuchos

Enviado: 22 Mar 2008, 22:01
por 500EF
José Leal escreveu: Claudio, o óleo que coloquei supera as especificações escritas na tampa do abastecimento do óleo (o que uso é SL, e o que está escrito na tampa é SG ou SH).
Só este dado não é suficiente para a classificação de um lubrificante.

Este SL, SH, etc, é sua classificação API.

Porém, é importante você verificar a viscosidade dele (15W40, 20W50, etc.).

Um óleo com viscosidade muito alta pode fazer ele bater tuchos, principalmente pela manhã, na primeira partida ainda frio.

E pode ser que logo que comece a aquecer, vá diminuindo até parar.
Só pode ser mesmo "desgaste natural" dos tuchos...
Se coincidiu de começar a bater depois que trocou o óleo, pode ser que esteja com a especificação errada...

Ele bate só quando frio, ou fica batendo o tempo todo?

Re: Batendo tuchos

Enviado: 23 Mar 2008, 22:07
por José Leal
500EF escreveu: Só este dado não é suficiente para a classificação de um lubrificante.

Este SL, SH, etc, é sua classificação API.

Porém, é importante você verificar a viscosidade dele (15W40, 20W50, etc.).

Um óleo com viscosidade muito alta pode fazer ele bater tuchos, principalmente pela manhã, na primeira partida ainda frio.

E pode ser que logo que comece a aquecer, vá diminuindo até parar.
500EF, a viscosidade é 15W50. A batida de tucho era somente até apagar a luz do óleo (coisa de uns 3-4 seg.), e um barulho bem baixo, quase não se percebia.
Se coincidiu de começar a bater depois que trocou o óleo, pode ser que esteja com a especificação errada...

Ele bate só quando frio, ou fica batendo o tempo todo?
Andei uns 1000 km antes de começar esse probema. Fica batendo qdo aumenta o RPM. Se estiver em marcha-lenta quase não faz barulho. Um barulho metálico alto, como se estivesse alguma peça solta.

Re: Batendo tuchos

Enviado: 23 Mar 2008, 23:36
por Cleber Brogni
é bem estranho!acho que possa ser bomba de óleo ou a peneira to captador da bomba de óleo suja!

Re: Batendo tuchos

Enviado: 24 Mar 2008, 13:05
por José Leal
Cleber Brogni escreveu:é bem estranho!acho que possa ser bomba de óleo ou a peneira to captador da bomba de óleo suja!
O problema é que está batendo somente o do cilindro próx. as correias (acho que é o 1º)

Re: Batendo tuchos

Enviado: 25 Mar 2008, 17:36
por José Leal
Amigos, olhem só o que está acontecendo:

O mecânico trocou os tuchos, mas ainda continua o barulho (um pouco mais baixo), ainda no mesmo cilindro. Os tuchos que ele tirou estavam emperrados.

E aí, o que mais pode ser?

Já tô ficando desanimado com o Monzão... :cry: