Cabeçote abaixo da medida mínima

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
ramonmedeiros
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jul 2014, 11:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por ramonmedeiros »

Olá pessoal, sou novo no fórum embora eu já tenha lido e aproveitado muita coisa que tem aqui.
Antes de mais nada quero dizer que esse fórum já me ajudou em muitas coisas e preciso da ajuda de vocês mais uma vez. hehehehe

Seguinte, vou contar a história toda que talvez não interesse, o meu problema mesmo está no final.

Há menos de um ano atrás, comprei um Monza Classic SE 2.0 1988 a álcool e o carro estava, e ainda está lindo e maravilhoso porém...
Já veio com o ar-condicionado estragado e mandei arrumar aqui na minha cidade mesmo (que é pequena 30mil hab) no único lugar que tinha para arrumar.
Fiz uma viagem de 1300km (ida e volta) e o carro se comportou bem na estrada com o ar-condicionado ligado, mas na cidade, ficava morrendo e tinha que usar o afogador.
Uns 6 meses depois, fiz uma viagem com uma parte do percurso de estrada de terra, mas antes de chegar na terra, o carro ficou super acelerado, então encostei e fui ver o que poderia ser... Depois de muuuuuito tentar, descobri que a peça de regulagem do carburador estava com a rosca ruim e por causa da vibração, estava travando o carro acelerado. Tive que tirar a peça e "regular" essa aceleração na válvula que regula a aceleração quando aciona o ar-condicionado (válvula tal que não estava funcionando e eu só descobri isso depois).
Legal, segui viagem e na volta, o sol rachando de quente o ar-condicionado gelando que era uma maravilha, peguei uma subida e o carro começou a ficar fraco. Reduzi pra segunda, primeira e ele subiu engatinhando mesmo com o ar já desligado e olhei a temperatura que subiu de uma vez.
Parei no topo da ladeira, olhei água, óleo, correia dentada e tudo normal. Esperei esfriar um pouco e nada do carro pegar. Joguei no tranco, ele pegou e eu consegui chegar em casa, mas ele não pegou mais nesse dia. Rodei um tempo com o carro e um dia, quando parei, ele estava voltando óleo com água pelo carburador... :shock:


Descobri que era a junta do cabeçote que tinha queimado e fui desmontando o carro (sem ter nenhum conhecimento de mecânica) e mandei o cabeçote pra retífica em outra cidade.
Agora ele tá com apenas 93,80 mm (e eu achando que o carro estava bom, quando na verdade, o motor já teve problemas várias vezes) e é aí que entra minha dúvida...
O que eu faço pra montá-lo novamente? Coloco duas juntas? Mando fazer uma junta mais grossa? Compro outro cabeçote? Lembrando que meus recursos financeiros são muito limitados. hehehehehehehe!

Obrigado pessoal e conto com a ajuda de vocês.
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por Rafaelo »

ramonmedeiros escreveu: Descobri que era a junta do cabeçote que tinha queimado e fui desmontando o carro (sem ter nenhum conhecimento de mecânica) e mandei o cabeçote pra retífica em outra cidade.
Agora ele tá com apenas 93,80 mm (e eu achando que o carro estava bom, quando na verdade, o motor já teve problemas várias vezes) e é aí que entra minha dúvida...
O que eu faço pra montá-lo novamente? Coloco duas juntas? Mando fazer uma junta mais grossa? Compro outro cabeçote? Lembrando que meus recursos financeiros são muito limitados. hehehehehehehe!
Existe uma verificador que muito mecânico dito como experiente acha que aquilo é enfeite.

Embaixo do cabeçote (face) bem no meio dele existe uma marca de plaina. O cabeçote STD sai com 1,5mm de margem de segurança, foi o que o fabricante determinou como seguro, se removeram mais do que isso é problema. Ainda mais no teu caso que é pistão com domo. A taxa de compressão sobe muito nessas condições, então é preciso saber qual é a profundidade da margem de desbaste, que o teu cabeçote tem, ou se é que ainda tem ela. Senão tiver mais, o melhor negocio é trocar o cabeçote. Usar 2 juntas é gambiarra, lembre-se, a junta tem cola que só é ativada com pressão e calor, e não funciona para colar com outra junta e sim sobre metal :smt023 então é só uma junta. Como tu é leigo não sabe disso e estou informando para você, evite usar isso se quer ter um motor funcionando com perfeição.

A altura do cabeçote não é um método ideal para analisar, o cabeçote pode ter sido plainado por cima, pode ter sido empenado, ou medidas diferentes pelo modelo. O melhor método é oque os engenheiros fizeram, é a margem de desbaste, só medir ela e saber qual a taxa de compressão calculando, isso aí o mecânico não sabe, é muito para cabeça deles.

Se o teu cabeçote está desmontado, favor medir a "meia lua" e retorne com o valor medido.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
ramonmedeiros
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Jul 2014, 11:36
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por ramonmedeiros »

Olá Rafaelo, obrigado pela resposta e os esclarecimentos.
Então, a marca de plaina já não existe mais... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele já foi tão plainado por baixo que já começou a plainar a parte debaixo onde ficam as pontas das velas (se é que posso dizer assim).

Vou pegar o paquímetro e medir, vou tirar umas fotos também!

Tenho que arrumar o sistema de arrefecimento também, tem mangueiras desconectadas, acho que o radiador de ar quente está isolado, tem mangueira furada, peça de plastico quebrada, vixi, o trem tá feio!

Valeu!
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ramon, se pelo menos 1.5mm 'sumiram' então a taxa dele está alta, o que é seguro se tratando de álcool. Mas se tiver com o ponto errado (avanço) e arrefecimento deficiente aí se torna perigoso ter a queima de junta e batida de pino.

Se removeram até os 1.5mm (o que não parece pelo que está dizendo) não vai dar mais para reaproveitar, se pegou as velas, já fatiaram pelo menos -2mm. Teu motor deve estar super taxado, mais que 14.5:1 está muito comprimido ele...

Comece a catar um cabeçote 2.0 carburado fase 2 STD ou retificado, esse teu atual é reciclagem infelizmente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por Rafaelo »

Aproveitando o gancho e o tema, tinha tirado uma imagem para demonstrar uma coisa e pode servir para outra.

Meu motor é STD N20XF, mas serve para Monza como demonstração, até pq se trata do mesmo motor, porém, moderno. Reparem na meia lua que me refiro. No meio do cabeçote está a marca de verificaçao, que pode ser medida com o motor montado. É só usar a lâmina calibradora e tentar achar a altura do desbaste, é so colocar as lâminas dentro dessa depressao e achar a altura do cabeçote e calcular a taxa.

Imagem


Um dia vou fazer um tutorial técnico com vídeo e imagem, para como calcular e verificar a taxa :smt023 . Vou esperar receber o cabeçote N20XF de um amigo, já que tenho que fazer uma manutenção e preparação nesse cabeçote aproveito e faço as explicações. É obvio que não vou desmontar o meu motor para isso, hehehehe!
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vinicius s Sena
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Jan 2020, 18:37
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por Vinicius s Sena »

Boa noite monzeiros!
Estou com um problema e queria tirar umas dúvidas com vc.
Tenho um SL/E 87 e alguns meses atrás dei uma solda e uma plaina no cabeçote, o cara da retífica disse que já estava no limite, blz. Coloquei no carro e rodou de boa, até que meu pai foi no Brás e o carro apagou, simplesmente do nada. Voltou para casa no guincho e, quando esfriou bati na chave e pegou, depois que esquentou parou de novo. Nesse tempo ele ficou na oficina e o mecânico fez a parte de baixo completa. A de cima, como já tinha feito não mexemos, depois de feito ficou uma blz, pegou de primeira mudou totalmente o motor, só que ele ainda estava apagando quando esquentava, agora estava também fazendo uns barulhos como se fosse nas castanhas em cima do cabeçote. Medimos faísca e testamos a bobina, módulo de ignição, tudo da parte de ignição e nada. Os barulhos de castanha é como se o carro estivesse fora de ponto, mas só quando esquenta, o mecânico disse que isso tudo ocorre porquê o cabeçote está na medida abaixo. Não entendo muito, mas o cabeçote baixo pode fazer o carro apagar depois de quente?
Peço que me ajudem por favor e desculpem pelo texto.
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por arnaldo silva »

B nt!
Seu mecânico vacilou... Como fez a parte de baixo e não conferiu cabeçote? Cabeçote abaixo da medida pode fazer junta queimar. Sim, após motor aquecer, ele "apaga". Uma pequena parte da junta do cabeçote, deve estar queimada.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Vinicius s Sena
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Jan 2020, 18:37
Cidade: Diadema
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote abaixo da medida mínima

Mensagem não lida por Vinicius s Sena »

Olá Arnaldo. O mecânico vacilou mesmo viu?
Era o cabeçote mesmo e fiz a troca por outro, agora está bom.
Obrigado pela força.
Responder