Troca da embreagem!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por coy »

Agora com ajuda do mestre Carlos não tem erro.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Já desparafusei ele todo, como tira os eixos que vão para as rodas?
Só desparafusar aquela tampa deles que sai?
Não tira a tampa não, vai caçar problemas sem necessidade.
Faça o que o Carlos Freire disse que consegue trocar sem descer este câmbio.

E se for descer, tem que soltar as homocineticas com esta chave 30 mm e, veja se consegue sem desacoplar estes braços do câmbio, senao corre o grande risco de vazamentos futuros.

Mas, faça com o Carlos Freire disse que consegue :smt023
lucasdaniel88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 185
Registrado em: 27 Out 2013, 19:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por lucasdaniel88 »

jesuino b ferreira escreveu:
Já desparafusei ele todo, como tira os eixos que vão para as rodas?
Só desparafusar aquela tampa deles que sai?
Não tira a tampa não, vai caçar problemas sem necessidade.
Faça o que o Carlos Freire disse que consegue trocar sem descer este câmbio.

E se for descer, tem que soltar as homocineticas com esta chave 30mm e, veja se consegue sem desacoplar estes braços do câmbio, senao corre o grande risco de vazamentos futuros.

Mas, faça com o Carlos Freire disse que consegue :smt023
Pior que é por ai que eu acho que está vazando o óleo do câmbio.
Não dá para ver os parafusos das tampas da homocineticas.
O câmbio tinha um total de 500ml de óleo quando eu removi as tampas.
A tampa do diferencial está toda enferrujada por dentro, a tinta soltou e por fora não :evil: ,
O diferencial estava começando a enferrujar.
Terminando de tirar o platô eu vou lavar onde vai a embreagem, ai vou fechar todo o câmbio,
e meter a Vap para tirar todo o óleo encrustado, ai sim da para diagnosticar da onde está vindo,
que naturalmente veio banhado a óleo o cofre inteiro, 80 % está limpo, mas falta o câmbio e o sistema de DH para lavar.

Para confirmar mesmo é essa a ferramenta:
http://www.lojadomecanico.com.br/produt ... &subcat=79

O platô está com os calços já é só remover mesmo.
Pequena Reforma viewtopic.php?f=43&t=28647.

Monza 87/88 Sedan Classic 2.0
Imagem
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por coy »

E as novidades?
Pelo que foi dito acima, pelos mais experiêntes o melhor no seu caso é não tirar o câmbio.
Coloca umas fotos ai para termos uma noção melhor de como está a situação.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
AGC
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
Cidade: Santa Adélia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem !

Mensagem não lida por AGC »

Carlos A. Freire escreveu: 26 Mai 2014, 16:13 Faz tempo que não faço manutenção de troca de embreagem no Monza até 92, que usa esse sistema.

Vamos lá... Pelo que me lembro, primeiro coloque os calços entre o disco e platô (não me lembro se é entre platô ou o volante, na hora use a lógica que vai entender). Para facilitar a colocação dos calços, pise na embreagem.

Solte aquela trava no centro da engrenagem. Solte o parafuso estriado no centro da engrenagem (mesma medida dos parafusos da homocinética dos VW.
Com a ferramenta dessa manutenção, rosqueie o parafuso na rosca desse local que retirou o estriado. Aperte o parafuso da ferramenta até soltar o eixo piloto.
OBS: Se não colocar os calços no disco o eixo piloto vai ficar muito pesado para soltar.

O disco, platô, rolamento, até o volante se precisar, passa no vão que tem embaixo do câmbio. Não é preciso remover o câmbio para essa manutenção.
O manual de reparações do Monza 90 deve ter os procedimentos com mais detalhes.


Espero que esse procedimento resumido possa ajudar nessa manutenção.


Abs,

Carlos Freire
Mestre Carlos ou quem conseguiu com êxito a manutenção de troca da embreagem sem retirar o câmbio!!

No manual de reparação só restou uma dúvida. Ao instalar o novo platô, pelo que vi e li precisa instalar os grampos RAVEN para retenção da mola. É isso mesmo?
Como consigo instalar os grampos no platô novo?
Somente com prensa hidráulica?

Ou consigo instalar o platô sem as presilhas (grampos) e depois tensiono a mola com cabo do pedal já colocado?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

AGC escreveu: 16 Nov 2019, 11:44
Carlos A. Freire escreveu: 26 Mai 2014, 16:13 Faz tempo que não faço manutenção de troca de embreagem no Monza até 92, que usa esse sistema.

Vamos lá... Pelo que me lembro, primeiro coloque os calços entre o disco e platô (não me lembro se é entre platô ou o volante, na hora use a lógica que vai entender). Para facilitar a colocação dos calços, pise na embreagem.

Solte aquela trava no centro da engrenagem. Solte o parafuso estriado no centro da engrenagem (mesma medida dos parafusos da homocinética dos VW.
Com a ferramenta dessa manutenção, rosqueie o parafuso na rosca desse local que retirou o estriado. Aperte o parafuso da ferramenta até soltar o eixo piloto.
OBS: Se não colocar os calços no disco o eixo piloto vai ficar muito pesado para soltar.

O disco, platô, rolamento, até o volante se precisar, passa no vão que tem embaixo do câmbio. Não é preciso remover o câmbio para essa manutenção.
O manual de reparações do Monza 90 deve ter os procedimentos com mais detalhes.


Espero que esse procedimento resumido possa ajudar nessa manutenção.


Abs,

Carlos Freire
Mestre Carlos ou quem conseguiu com êxito a manutenção de troca da embreagem sem retirar o câmbio!!

No manual de reparação só restou uma dúvida. Ao instalar o novo platô pelo que vi e li precisa instalar os grampos RAVEN para retenção da mola. É isso mesmo?
Como consigo instalar os grampos no platô novo? Somente com prensa hidráulica?

Ou consigo instalar o platô sem as presilhas (grampos) e depois tensiono a mola com cabo do pedal já colocado?
Não entendi... Me fez a pergunta em MP, onde já foi respondia e aqui também...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
AGC
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 23 Mar 2014, 11:34
Cidade: Santa Adélia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem!

Mensagem não lida por AGC »

Quis receber opinião de alguém do fórum também, caso alguém já tenha feito. Pois nem no manual e nem no YouTube informa se necessita instalar as presilhas para instalar o platô!
Ipanema
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 25
Registrado em: 20 Jan 2017, 01:04
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Troca da embreagem !

Mensagem não lida por Ipanema »

Amigo, eu troquei a embreagem da minha Ipanema.

Necessita sim por as travas para instalar senão o platô não entra junto com o disco.

Realmente o certo seria por o platô na prensa para poder colocar os três grampos.

Eu fiz de uma maneira mas não aconselho. Coloquei o platô embaixo da roda do carro com o rolamento velho (como se fosse acionar a embreagem) e alguma madeira para apoiar o rolamento no pneu (para distribuir o peso no rolamento). Então fui baixando o carro com muito cuidado e conforme o peso vai sendo maior, o platô cede, aí podendo por as travinhas.

Esse procedimento tenho a mais absoluta certeza que está completamente errado, até quem sabe podendo danificar a o Platô, mas quem não tem cão caça com gato...


Agora vou contar uma idéia que tive depois, mas não fiz:

Seria o de por o platô novamente no volante, mas sem o disco e ir apertando os parafusos aos poucos. Como está sem o disco ele deve entrar bem mais fácil. Então ao pisar na embreagem se faz novamente o processo de por a travas. Então retira novamente o platô, e depois reinstala agora com o disco.

É uma mão de obra, mas talvez funcione.

O fato de não ter algumas ferramentas deixa o vivente de mãos atadas!

Abç
Responder