Escapamento Monza tubarão

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
MrCass
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Jan 2014, 08:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por MrCass »

Carlos A. Freire escreveu:Gosto do som original do Monza, mas em ordem sem esse sintoma que dizem acontecer.

Abs,

Carlos Freire
Incrivel amigo, te dizer, que estou contigo nessa.



DÉCO escreveu:Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagempor DÉCO » 10 Jan 2014, 19:36
.
Amigo, voce precisaria definir o que exatamente vc quer : ronco mais grosso, silencio, aumentar o desempenho?
pra cada sutuaçao existe uma "receita" que fica legal.
pra vc ter ideia pode melhorar o desempenho sem comprometer o silencio que um monza oferece (que eu pelo caso gosto mais de um ronco grosso)
Pra sumir este ronco chato de 3000 rpm é só colocar silencioso de boa qualidade como disse o Carlos.
Eu sei que o Carlos Freire nao gosta de adaptaçoes e de qq coisa que modifique a originalidade, respeito muito isso e compreendo tambem, porem com escape é possivel aumentar alguns cv's com um custo relativamente baixo, mas voltando ao inicio, voce tem que definir exatamente o que vc quer e após a definiçao posso te ajudar a encontrar o que vc quer na questao de escape.
Da ate pra por um coletor dimensionado e deixar todo o resto original (muito silencioso) e com isso ganhar alguns cv's sem comprometer o silencio do Monza
DÉCO
Entao amigo, ralmente, seria deixa o ronco mais grosso, e "redondinho", estava pensando antes, neste catalisador ai mesmo, pelo que vi no ml tem, mas como tenho uma oficina a diposicao, posso encontrar por la, deixar o intermediario que esta no carro, e o traseiro dimensionado tambem. Unica coisa que nao tenho certeza, do que ira sair, pois nao vi nenhum monza com isto. Vejo uma caravan, citada ali em cima, com 6x2 direto, um ronco lindo, forte, redondinho, se acelerar dentro do pavilhao a estrutura se move uns 2 cm :lol: :lol: ,, mas e 6cc,, e tambem ja ouvi comentarios que 4cc o ronco nao ficaria tao bacana,, mas como lhe disse,, nao tenho um como saber o que ira sair.

--Esta imagem que voce me mostrou,, nao se se estou vendo bem, mas seria um 4x1x2? Nao tenho como ter certeza,, mas o primeiro e algo envolvido com a potencia,, e o segundo com o ronco mais forte?

Agradeco, e aguardo.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por DÉCO »

.
O primeiro é um escapamento dimensionado, vai aumentar uns 3cv's e nao precisa mudar o resto, pode deixar original, mas c colocar abafadores esportivos aí anda mais ainda, mas nao é tanta coisa, mas a resposta melhora e abre o 2° estagio mais rapido, sobe giro mais rapido.
o meu esta igual ao 2° da 2° foto, ou seja, escape direto com apenas o abafador "turbao" na ponta, mas grita muuuito alto quando a gente pisa, o meu pelo menos quando reduzo pra fazer uma ultrapassagem, todo mundo sai da frente, parece que ficam com medo :lol: mas pode dar problema com legislaçao, agora c trocar só o ultimo abafador por um "turbao" vai apenas engrossar o ronco, sem aumentar muito e melhora um pouco o desempenho, mas muito pouca coisa.
A ponteira do meu é "turbao" igual ao da foto abaixo :
Imagem
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
MrCass
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Jan 2014, 08:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por MrCass »

Bonitasso esse seu. o turbao que vce diz seria este (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... baro-_JM#D),, se nao,, tem alguma referencia aonde eu possa me informar sobre compra,, ou comprar mesmo., outra coisa que acho que ficaria bacana seria aquela ponteira dupla cromada da tuper,, mas o preco.. :(

P.S:Amigo, vce chegou a ter aquele leve probleminha ja comentado anteriormente aqui,, de o monza na subida em 2 marcha por volta dos 2,5k/3k ter um barulho de uno no escapamento?
Quando trocar o escapamento vou ter que fazer uma geral no mesmo, substituir as vedacoes,, e inteiro depois do catalizador. vi que foi uma das solucoes.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por tyo »

o monza não tem catalizador o primeiro é um abafador tambem!
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
MrCass
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Jan 2014, 08:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por MrCass »

Desculpe, entao estou pensando errado mas a peca certa, troquei catalizador por coletor.. apenas o jogo de palavra.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao Mrcrass nunca tive problema com o barulho de uno velho :lol: , no dia seguinte que comprei o carro ja troquei o ultimo abafador (é o que comunmente causa o barulho de uno velho) por um turbao e logo em seguida retirei o intermediario e soldei um pedaço de cano de escape no lugar dele, ficando assim, direto.
como ja disse antes, c deixar direto igual ao meu vai fazer muito barulho (som) agora c trocar apenas o ultimo abafador por um turbao fica grosso o barulho.
tem a opçao do abafador da mercedes que tambem deixa um som muito bom :
Imagem


IMPORTANTE : nao vai colocar o turbinho que fica uma bos... c for colocar coloca o turbao, o turbinho em carro de alta cilindrada igual ao nosso fica uma bos... .
Aí vai a foto do turbao e do turbinho (veja a diferença)
Imagem
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
MrCass
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Jan 2014, 08:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por MrCass »

Intendi amigo, e gostaria de agradecer mesmo pela dicas.
O ultimo abafador furou bem esta semana, ai vou ter que trocar, e ja aproveito. Dependendo ja coloco coloco uma cano direto, tirando o intermediario, mas se nao der, faco igual voce, deixo o intermediario, Seria meio que "obrigatorio" ter o coletor 4x1, ou daria para colocar mais p frente?. O mesmo interfere muito no ronco? Entretanto, se eu colocar apenas o JK do link abaixo, ja daria o ronco grosso e alto, que nos almejamos?!


P.S: Este (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tubaro-_JM) voce tem algum comentario a respeito desse? ou o turbao ainda da de 10 a 0? Andei lendo que seria mais alto que o turbao, mais grosso, exatamente como vce tinha dito.
P.S²:Achei este também (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romada-_JM) que seria o "real" turbão.
P.S³:Achei este no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... romada-_JM) e é exatamente como eu queria, com a ponteira dupla, e turbão como vce me disse. Irei colocar e ele, e mais pra frente o vano direto sem o intermediario, e taalvez o coletor 4x1, mas acho que ira ficar bacana, oque vce acha.
Aguardo.
Abs.
Vithor gaspar
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 52
Registrado em: 25 Abr 2014, 18:45
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Escapamento Monza tubarao

Mensagem não lida por Vithor gaspar »

Eu também estou nessa que voce caro MrCass...

Eu comprei o meu e já veio com o turbao mas não achei o ronco legal (podia já estar velho e optei pelo Turbinho pois era o único que tinha e estava barato).

Mas ainda não estou feliz, andei vendo no ML e achei esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... chrome-_JM e parece ser bom.

Também estou afim de por um 4x1 e deixar só o abafador/catalisador/... Que tem no meio e tirar a "bananinha", mas minha duvida e se na hora de vistoriar vai ter treta. Pq vai liberar mais gases...

O que acham?
Orgulhoso de ter um Monza tubarão, sonho de criança sendo realizado.

E um jovem senhor mas da de 10 a 0 em muitos carros novos por ai.

Monza, um super carro...
Responder