Bomba elétrica de combustível no carburado?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
avcasella
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 130
Registrado em: 14 Set 2009, 15:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por avcasella »

Vale a pena trocar a bomba mecânica do motor carburado por uma bomba elétrica?
Há vantagem em fazer a troca? Visto que parece que a bomba mecânica atende a necessidade do motor.
Já pesquisei alguma coisa e descobri que será necessário uma peça que ajusta a pressão do combustível.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Não vejo nenhum ganho nessa troca.
Vai ter que instalar um dosador HP, irá aumentar o consumo no sistema elétrico, vai ter que achar alguma forma da bomba funcionar apenas quando o motor está girando.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por vrsilva »

RicardoDS escreveu:Não vejo nenhum ganho nessa troca.
Vai ter que instalar um dosador HP, irá aumentar o consumo no sistema elétrico, vai ter que achar alguma forma da bomba funcionar apenas quando o motor está girando.
Não tenho total certeza, mas parece me que a bomba funciona em conjunto com o interruptor de pressão do óleo, o Carlos Freire ou o Diego Paiva pode responder isso com mais precisão sobre o funcionamento da bomba, eu não me lembro e não tenho certeza, é só uma suposição...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O interruptor de pressão de óleo do Monza EFI só faz um reforço de corrente. Faz uma ligação paralela ao relê da bomba para prevenir possíveis mal do relê, prejudicando o funcionamento do motor.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao é bem um reforço e sim uma defesa. a defesa é se queimar o rele da bomba o coitado do interruptor assume as dores... hoje em dia nao se ve esse tipo de coisa. se queimar o rele da bomba queimou... simples. como se queimar qualquer rele,sensor,etc.

esse do EFI pode queimar tudo, rele e o interruptor que nao tem nada a ver com o assunto, a bomba de combustivel gera muita corrente, por isso que tem um rele so pra ela. aqui no forum tem bastante casos de queima do interruptor, as pessoas nao sabem que queimou o rele e quando ver pode queima os 2 rsrsrs. as vezes queima so o interruptor e nao o rele,ou contrario. em fim nao era pra passar pelo interruptor :) a ideia é boa, se queimar o rele com o carro em movimento ele nao vai desligar, porem pode custar um rele e um interruptor.


sobre a instalaçao da bomba eletrica nao tem vantagem pratica em carburador. mais nada impede, tem como fazer.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Arte Visual
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1172
Registrado em: 19 Set 2008, 23:28
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por Arte Visual »

Boa Tarde, desculpe me intrometer no assunto, mas pelo que vejo geralmente instalam este tipo de bomba e até mesmo a do monza em carros turbos, tem um conhecido que tem uma Parati Turbo, onde instalou bombas de combustível auxiliar pra alimentar o motor, também colocou um tanque com cash tank e duas bombas elétricas para auxiliar na alimentação, e inclusive como disse são do monza ou kadett (acho que são tudo igual) agora para um carro com motor original não vejo o porque de fazer isso, no meu carro futuramente caso precise eu vou instalar já que pretendo colocar um comando mais bravo, trocar o carburador 2E por um 3E, polía regulável, 4x1, então acho que vou precisar desse sistema de alimentação, senão vou deixar original mesmo. :smt023
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Muitas Saudades Velho Companheiro, foram 08 anos ao lado dele, muitas histórias, muitas alegrias, mas são lembranças que guardo com muito amor e carinho por ele.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por DÉCO »

amigo, a bomba eletrica só seria viavel se voce trocasse o cabeçote para um mais moderno que nao posui a "saida" para a bomba mecanica e neste caso seria necessario um dosador tambem pois a pressao da bomba eletrica é muito superior .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
ricardoximenis
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 214
Registrado em: 01 Out 2014, 13:08
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Bomba elétrica de combustível no carburado?

Mensagem não lida por ricardoximenis »

Olá pessoal a bomba mecânica de um amigo furou e jogou etanol pra dentro do motor fazendo o motor ratiar, aquecer e consequentemente queimar a junta de cabeçote não consegui mandar a foto de como o óleo ficou,parecia um cafe capuccino, então o mesmo aconteceu comigo, meu carro começou a falhar na lenta e ao abrir a tampa do óleo saiu um vaporsão e quando conferi o nível de óleo estava muito acima do que estava no dia anterior, então vi que este defeito pode correr com as bombas mecânicas e queria saber se alguém já adaptou uma bomba elétrica destas que diz que substitui a mecânica ?
Atual: Monza Classic SE Automático 1990 - Gasolina - Manual e Nota fiscal de Compra - Lacrado
Ex Monza Classic SE Automático 1992 - Gasolina - Lacrado
Ex Monza Classic SE 1987 - Etanol
Responder