Monza 88 não pega as vezes

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por adn28 »

Boa noite pessoa tudo bom?

sou novo aqui e tenho um monza 88 há 2 anos. Semana passada tava andando nele e estacionei em frente a casa de um amigo dai quando voltei para sair no carro quem disse que ele ligou, ficou lá e nada rodava a chave e nada, parecia que tava afogado. Esperei umas 2h e voltei e o carro ainda parecendo afogado. Dai como a bateria já tinha 2 anos pensei que poderia ser ela, fiz chupeta e nada. Sábado sai comprei outra bateria, o cara instalou e quando foi ligar nada. As mangueiras da bomba de combustível e a própria bomba não aparentavam nenhum problema, dai tivemos que pegar um pouco de gasolina e colocar na descida do motor para dar a partida e assim acelerando o carro.

Queria saber se o problema seria na bomba ou no motor de partida.
Li que se for na bomba batendo nela volta a funcionar é verdade??

Desculpem se não consegui expressar melhor e que não conheço muito de mecânica

Abraços e obrigado.
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Adn 28, bom dia.

Sua mensagem não está muito clara. Para você, qual é o sintoma de um carro afogado? Se o motor não funciona, qual foi o teste que fez para saber se a bomba de combustível funciona ou não funciona?
Um carro afogado é sempre por conta de excesso de combustível, onde se dá a partida, o motor vira não pega e se escuta ou não som no escapamento.

Então, não está claro se o motor vira ou não ao dar partida. Se não virar, deve medir as tensões que chega ao motor de partida.
Se o motor vira, deve verificar se chega faísca nas velas. Se tem faísca, deve verificar se chega combustível no carburador e o mesmo está injetando combustível na borboleta de aceleração.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por adn28 »

Bom dia Carlos,

eu tirei a bomba puxei na mangueira e não sai direito a gasolina, dai soprei dos dois lados da bomba e não aparenta estar entupida, mas parece que ela não consegue puxar a gasolina para dar a partida então tenho que abrir o carburador e colocar manualmente a gasolina e estar acelerando para dar a partida ai sim ele funciona. Fico acelerando por uns 30 segundos forte e depois ele fica numa boa e volta a funcionar, desligando e ligando de novo como se nada tivesse acontecido.

Eu li que pode ser a relé da partida, motor de arranque ou a própria bomba de combustivel.

Hoje chega do trabalho vou no posto comprar gasolina abrir o cabrurador e colocar para o carro pegar e levarei num mecânico que mecha na parte eletrica =/

Desculpe a falta de informação precisa e com termos, mas não conheço muito só agora que estou aprendendo.

Abraços
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por adn28 »

Carlos A. Freire escreveu:Adn 28, bom dia.

Sua mensagem não está muito clara. Para você, qual é o sintoma de um carro afogado? Se o motor não funciona, qual foi o teste que fez para saber se a bomba de combustível funciona ou não funciona?
Um carro afogado é sempre por conta de excesso de combustível, onde se dá a partida, o motor vira não pega e se escuta ou não som no escapamento.

Então, não está claro se o motor vira ou não ao dar partida. Se não virar, deve medir as tensões que chega ao motor de partida.
Se o motor vira, deve verificar se chega faísca nas velas. Se tem faísca, deve verificar se chega combustível no carburador e o mesmo está injetando combustível na borboleta de aceleração.

Abs,

Carlos Freire
Bom dia Carlos,

eu tirei a bomba puxei na mangueira e não sai direito a gasolina, dai soprei dos dois lados da bomba e não aparenta estar entupida, mas parece que ela não consegue puxar a gasolina para dar a partida então tenho que abrir o carburador e colocar manualmente a gasolina e estar acelerando para dar a partida ai sim ele funciona. Fico acelerando por uns 30 segundos forte e depois ele fica numa boa e volta a funcionar, desligando e ligando de novo como se nada tivesse acontecido.

Eu li que pode ser a relé da partida, motor de arranque ou a própria bomba de combustivel.

Hoje chega do trabalho vou no posto comprar gasolina abrir o cabrurador e colocar para o carro pegar e levarei num mecânico que mecha na parte eletrica =/

Desculpe a falta de informação precisa e com termos, mas não conheço muito só agora que estou aprendendo.

Abraços
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Adn 28,

se o motor vira bem ao dar partida, esqueça motor de arranque e bateria, que devem estar bons.
Se coloca combustível diretamente no carburador e o motor funciona bem, é sinal de que a parte elétrica (ignição) está funcionando e não está chegando combustível na cuba do carburador.
Se não está chegando combustível, os defeitos prováveis são;

- Bomba de combustível
- Obstrução na mangueira de combustível, filtro de combustível ou respiro do tanque. Para o combustível sair, deve entrar ar para ocupar o espaço do combustível.
- Válvula agulha estilete do carburador travada na posição fechada.


A bomba de combustível do Monza carburado é do tipo mecânica e não depende de elétrica para funcionar. Apenas verificar a restrição na bomba não é suficiente para avaliação. Tem que verificar se está puxando e enviando combustível, movimentando o motor.

Originalmente não há relê de partida.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por adn28 »

Carlos A. Freire escreveu:Adn 28,

se o motor vira bem ao dar partida, esqueça motor de arranque e bateria, que devem estar bons.
Se coloca combustível diretamente no carburador e o motor funciona bem, é sinal de que a parte elétrica (ignição) está funcionando e não está chegando combustível na cuba do carburador.
Se não está chegando combustível, os defeitos prováveis são;

- Bomba de combustível
- Obstrução na mangueira de combustível, filtro de combustível ou respiro do tanque. Para o combustível sair, deve entrar ar para ocupar o espaço do combustível.
- Válvula agulha estilete do carburador travada na posição fechada.


A bomba de combustível do Monza carburado é do tipo mecânica e não depende de elétrica para funcionar. Apenas verificar a restrição na bomba não é suficiente para avaliação. Tem que verificar se está puxando e enviando combustível, movimentando o motor.

Originalmente não há relê de partida.

Abs,

Carlos Freire

Carlos,

como assim o motor virar bem?? não entendi :S
Como verifico se está puxando e enviando combustível, movimentando o motor?
Todos esses 3 provaveis problemas seria no eletricista para arrumar né?


Valeu abraços
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se ao virar a chave de ignição na posição III e o motor gira e com som característico de quando não há problemas, isso é virar bem. Ou seja, quando o motor de arranque está ativado e funcionando, o motor está girando na rotação normal de partida.

Remova a mangueira de saída da bomba de combustível, no ponto onde entra no carburador, coloque a ponta dessa mangueira em uma bacia ou balde pequeno. Peça ou dê a partida no motor. Tem que sai combustível com certa pressão. Se não sair ou sair muito pouco, indica problemas na bomba ou mangueira de entrada.

Faça o mesmo procedimento, mas desta vez, colocando combustível no balde e a mangueira de entrada na bomba nesse balde. Dê a partida no motor e tem que sair combustível na saída da bomba. Se não sair a bomba está com defeito.

PS: Na menagem acima esqueci de mencionar que ar no sistema e obstrução no pescador do tanque também contribuem com o sintoma.

Problemas na bomba de combustível mecânica é tarefa para um mecânico fazer a avaliação e reparo. Mas, muitos auto elétricos também executam esse tipo de serviço.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Monza 88 não pega as vezes

Mensagem não lida por adn28 »

Carlos A. Freire escreveu:Se ao virar a chave de ignição na posição III e o motor gira e com som característico de quando não há problemas, isso é virar bem. Ou seja, quando o motor de arranque está ativado e funcionando, o motor está girando na rotação normal de partida.

Remova a mangueira de saída da bomba de combustível, no ponto onde entra no carburador, coloque a ponta dessa mangueira em uma bacia ou balde pequeno. Peça ou dê a partida no motor. Tem que sai combustível com certa pressão. Se não sair ou sair muito pouco, indica problemas na bomba ou mangueira de entrada.

Faça o mesmo procedimento, mas desta vez, colocando combustível no balde e a mangueira de entrada na bomba nesse balde. Dê a partida no motor e tem que sair combustível na saída da bomba. Se não sair a bomba está com defeito.

PS: Na menagem acima esqueci de mencionar que ar no sistema e obstrução no pescador do tanque também contribuem com o sintoma.

Problemas na bomba de combustível mecânica é tarefa para um mecânico fazer a avaliação e reparo. Mas, muitos auto elétricos também executam esse tipo de serviço.

Abs,

Carlos Freire

Beleza Carlos chegar em casa eu irei fazer os procedimentos e testes. Mais uma vez muito obrigado cara pela sua ajuda e prestatividade.


Abraços.
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