EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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Carlos A. Freire
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse esquema está errado. A resistência deve ficar apenas após o relê de baixa velocidade, e no caso, os dois relês estão entrando na resistência. Ou seja, na configuração desse esquema, qualquer um dos dois relês vai passar pela resistência e só terá a 1ª velocidade. A tensão é direto da bateria e pós chave como pode ver nesse esquema. Quem aterra o relê é a UCE através dos terminais "A3" e "C1', conforme a necessidade de velocidade 1 ou 2. Vale lembrar que apenas os veículos com A/C tem duas velocidades.
Eu disse para colocar o manômetro a fim de teste e avaliação para sanar um sintoma que postou. Aferiu a sonda com analisador de gases para saber realmente se a mistura está dentro do ideal?

Agora disse que o carro o carro está adaptado ou sendo adaptado para o turbo... mais outra informação que não tinha passado...

Com relação a adaptações, não posso ajudar. Todos aqui sabem que não sou adepto a modificações que alterem o projeto do carro (Turbo, álcool X gasolina, rebaixar suspensão, tunning...), mas respeito a todos.

Você disse:

"- sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga."

Sua informação está errada ou equivocada. No Monza e Kadett EFI, sem o sinal do CTS o carro funciona normalmente, onde a UCE adota os valores médio, liga a ventoinha e acende a luz de anomalia, para que o carro chegue a uma oficina para fazer o reparo. Com carro funcionando, desligue o cabo do CTS que deve acontecer isso que disse. O que pode acontecer é de o motor está frio e, desconectar o motor ficar instável e podendo até morrer, pois os valores médios não se aplica com motor frio. Com motor devidamente aquecido, com chicote do CTS solto, ele funciona normalmente e com a ventoinha sempre ligada.

Abs,

Carlos Freire
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leonardo_foz
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

ok Carlos, bem notei algo de estranho no esquema que postei mesmo.

vou tentar tempo amanhã para checar fiação, reles, scanner na injeção, troca do sensor da temperatura. Vamos ver se algo se altera, postarei novidades.

por hora agradeço com a ajuda.
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leonardo_foz
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

como podem ver, nem eu sei de onde tirei tanta vontade de estudar carro hoje :smt021 , é incrível como uma injeção rotulada como burra possui tantas informações, bem, afinal até carburador tem.


queria postar aqui novo esquema, encontrado no dr ie, que comprova o que o Carlos disse, o sinal de alta da ventoinha vai do rele de alta direto para ela.
Imagem

agora que intendi um pouco mais desse sistema, vou conferir o seguinte: (o problema acredito estar relacionado ao mau funcionamento da CTS ou elétrico geral)
-troca do CTS
-fiação da ventoinham, do CTS, do alternador
-aterramento carro
-estado da caixa de fusível
-eletrônica da UCE
-comutador de partida e rele auxiliar.

claro partindo do mais simples.
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Carlos A. Freire
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não troque peças sem antes testar e avaliar. Todas as peças do sistema elétrico e de injeção eletrônica dá para fazer medição. Trocar peças boas por peças novas, além de aumentar o custo e tempo da manutenção, pode adicionar mais um defeito ao que já está, complicando ainda mais a avaliação e reparo.

PS: Nesse segundo esquema, deve ficar claro que a ventoinha não tem 3 fios. Os dois de cor verde é na verdade um só, pois a ventoinha tem dois fios, uma só velocidade, e a 1ª velocidade é feita pela resistência em série com circuito.
Outra coisa, somente os modelos com ar condicionado tem funcionamento em duas velocidades e por conta disso, 2 relês.

Abs,

Carlos Freire
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Algumas coisas não ditas:
1) Pergunta trocou o bico injetor de gasolina para álcool? Se não trocou está com a vazão errada de combustível, 30% menos aproximadamente, quando frio tudo bem porque a ECU "enxarca" para compensar o motor frio e "afogar" o sistema, mas quando entra em regime de temperatura normal, o motor vai ficar devendo, bem como tu relatou.

2) Achei muito estranho esta questão de o motor enlouquecer com o acionamento da ventoinha, pelo que entendi, funciona normal se deixar a ventoinha desligada. Parece-me que está retornando um sinal a ECU e ela está "pirando", sugiro que monte o meu scanner (link na assinatura) e faça os testes padrões 1 e 2 e veja como se comportam os gráficos da temperatura e do acionamento do ventilado, dúvidas pergunte. e quiser usar o Kaptor, olhe com calma os logs de temperatura x tempo e ventilador x tempo, coloque-os em gráfico para melhor observação, se não souber como me mande o log do Kaptor. Mas peça o log ao mecânico, só olhar os números do scanner de mão não serve para quase nada, é sinal de falta de conhecimento em análise, para não dizer diretamente incompetência.

3) Já que tem os esquemas elétricos confira-os com multiteste e paciência.
leonardo_foz
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

Boa noite.
Carlos a. Freire, as peças trocadas que citei, são peças que eu tenho guardada, testadas e funcionando, sobraram tudo de revisão preventiva exagerada que realizei. rsss.
Utilizo para substituir para ver se acontece alguma alteração nos sintomas.

MonzaClub20EFICHZ, o bico foi substituído pelo bico branco do monza álcool para compensar o combustível,
a muito tempo já tenho intenção de construir o scanner do seu projeto, infelizmente não poderá ser nesse momento, mas confesso que já me cocei aqui com essa ideia.
vou utilizar o kaptor pois tenho acesso por um grande amigo mecânico, sobre os logs, eu vou providenciar sim.

de novidades, segunda feira muito corrida, fui ao mecânico para pegar um sensor CTS que o mesmo tem parado lá, mas reparamos que o carro só deu uma leve ameaçada de falhar, e já não aconteceu como antes. Então acabei nem trocando ainda.
combinamos de eu ir testando, se voltar acontecer, ai ligaremos o kaptor e rodar com o carro para analisar o defeito.

eu sei que o problema não foi solucionado, pois até chegou a falhar por um momento, o estranho ele teve variação, antes era sempre na mesma temperatura, não tinha erro, agora está irregular e acontece bem de vez em quando.

por enquanto, esse post serve apenas de informação, vou seguir testando para não ser precipitado, levando em consideração que hoje está mais frio aqui na cidade.

obrigado pela atenção
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Carlos A. Freire
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muitos dos problemas tem causa em mal contato em chicote ou aterramento deficiente. Se trocar peças sem fazer os testes de seus funcionamentos, pode complicar a avaliação, pois entende que a peça está boa, mas a UCE não está recebendo o sinal corretamente. Por isso sempre digo para fazer os testes e não trocar peças boas por peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Carlos A. Freire em 10 Abr 2012, 11:45, em um total de 1 vez.
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waldir
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por waldir »

Lembro que se não fizer o sangramento de ar no pé do sensor CTS ele passará informação indevida sobre a temperatura e a UCE
vai 'embaralhar' um pouco.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
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