EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

Boa noite.
Carlos a. Freire, as peças trocadas que citei, são peças que eu tenho guardada, testadas e funcionando, sobraram tudo de revisão preventiva exagerada que realizei. rsss.
Utilizo para substituir para ver se acontece alguma alteração nos sintomas.

MonzaClub20EFICHZ, o bico foi substituído pelo bico branco do monza álcool para compensar o combustível,
a muito tempo já tenho intenção de construir o scanner do seu projeto, infelizmente não poderá ser nesse momento, mas confesso que já me cocei aqui com essa ideia.
vou utilizar o kaptor pois tenho acesso por um grande amigo mecânico, sobre os logs, eu vou providenciar sim.

de novidades, segunda feira muito corrida, fui ao mecânico para pegar um sensor CTS que o mesmo tem parado lá, mas reparamos que o carro só deu uma leve ameaçada de falhar, e já não aconteceu como antes. Então acabei nem trocando ainda.
combinamos de eu ir testando, se voltar acontecer, ai ligaremos o kaptor e rodar com o carro para analisar o defeito.

eu sei que o problema não foi solucionado, pois até chegou a falhar por um momento, o estranho ele teve variação, antes era sempre na mesma temperatura, não tinha erro, agora está irregular e acontece bem de vez em quando.

por enquanto, esse post serve apenas de informação, vou seguir testando para não ser precipitado, levando em consideração que hoje está mais frio aqui na cidade.

obrigado pela atenção
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Muitos dos problemas tem causa em mal contato em chicote ou aterramento deficiente. Se trocar peças sem fazer os testes de seus funcionamentos, pode complicar a avaliação, pois entende que a peça está boa, mas a UCE não está recebendo o sinal corretamente. Por isso sempre digo para fazer os testes e não trocar peças boas por peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Carlos A. Freire em 10 Abr 2012, 11:45, em um total de 1 vez.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por waldir »

Lembro que se não fizer o sangramento de ar no pé do sensor CTS ele passará informação indevida sobre a temperatura e a UCE
vai 'embaralhar' um pouco.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

olá pessoal, estou retornando novidades sobre o que verificamos.
o problema de falhar ao esquentar desapareceu no momento que abasteci gasolina.
já tenho convicção que meu módulo EFI de gasolina não aceita por algum motivo o álcool.
isso foi grande surpresa para mim, eu esperar que fosse como dizem injeção burra, eu não consigo imaginar o pq de quando chegar a 80º o carro começar a falhar.
será que diminui tanto assim a mistura?

vou falar com um pessoal da cidade que meche com injeção e remapeamento, ver se trabalhar a EFI, caso contrário esse investimento pode ser melhor aproveitado trocando todo o sistema já por um mais eficiente.

obrigado pela colaboração até o momento.
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Não é só o bico a trocar, precisa ainda no mínimo, acertar o ponto, e para a conversão ficar com bom rendimento, prcisaria acertar a taxa de compressão trocando os pistões, com a taxa do gasolina até funciona, mas é só isso mesmo, só funciona, nada além disso.
Além disso a ECU de álcool tem mapeamento diferente da ECU de gasolina. Como sei isso? já fiz antes só a troca do bico e ficou assim como comentou, depois fiz completo.
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Jan 2008, 12:09
Cidade: Foz
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1996
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por leonardo_foz »

certo, eu ontem conversei com a empresa especializada em injeção aqui na cidade, eles garantiram que apesar ECU ser gasolina, não é ele o principal motivo desse problema do carro ficar ruim quando esquenta, mas sim a admissão ser gasolina e sem aquecimento, eu questionei essa posição, considerando que enquanto o carro frio ele tem ótimo desempenho,

ai que ele completou com algo que eu já sabia, meu carro trabalha com excesso até que esquenta, aos 80º ele intende que o motor está quente, e assim ele empobrece a mistura.

sei que o álcool é refrigerante, ainda mais nas acelerações com mais ar, então concordei que faz muito sentido.

estou já a procura de uma admissão a álcool, que possua o aquecimento, e vou montar para testar, ter respostas sobre isso é minha prioridade no momento
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Devo lembrar que o aquecimento do coletor funciona apenas nos primeiros minutos da fase fria do motor. Após esse tempo, o líquido de arrefecimento já deve ter temperatura suficiente para manter o coletor aquecido. Ocorre que o coletor pode estar com a passagem de arrefecimento obstruída, mantendo o coletor frio.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagem não lida por waldir »

estou já a procura de uma admissão a álcool, que possua o aquecimento, e vou montar para testar, ter respostas sobre isso é minha prioridade no momento
Não é necessário. O aquecimento da mistura no coletor de admissão dos Monzas a alcool funciona durante 7 minutos (média) após a 1ª partida ou com o motor frio (até alcançar 83ºC)

A UCE trabalha com as informações do sensor de temperatura e comanda a abertura do motor de passo para mais ar ou não para estabilizar o motor.

Penso que vc deve considerar as informações do Monzaclube e de outros que tem janela em Monza. Informações corretas aqui nenhum monzeiro contesta e este assunto é recorrente aqui no forum, basta ter paciência e usar as ferramentas de busca e até o Google, colocando na frente - Monzeiros conf. exemplo do link

https://www.google.com.br/search?source ... +Monzeiros

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder