MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 16:22

Olá pessoal

possuo agora um kadett efi 95/96 gasolina que agora está rodando no álcool, o carro funciona bem até que chega na segunda marca de temperatura no painél, começa a falhar, perde força para arrancar, o carro apaga.
fica impossível continuar rodando, notei que se desligo o carro por uns 10 minutos, volto a andar melhor, falha mas vai, e tem momentos que ele volta a andar normal mesmo que com a temperatura mais alta ainda.

está assim desde que comecei a abastecer com álcool, mas não tenho certeza se já estava assim pois ficou 1 mês parado com motor aberto pois fiz retifica do cabeçote e montei turbo. Os pistões continuam do gasolina, enquanto frio está muito gostoso de andar.

antes do problema foi feito:
cabeçote
troca de óleo
troca de velas por grau 9 ngk

já troquei depois do problema:
cabos de vela,
módulo hey,
bobina indutora,
tampa do distribuidor,
filtro de combustível,
rotor,
sensor MAP
bomba de combustível por uma de 12 bar,
todas mangueiras da linha de combustível,
alterei o ponto.
escape do inicio ao fim em 2,5" com silencioso aberto
isolei a válvula egr
resetei a injeção encostando o cabo da bateria positivo no terra da bateria.

o que vou conferir ainda:
-Sensor de Temperatura: como disse, já troquei, mas vou trocar novamente na segunda feira, pois não tenho o velho para testar e enquanto o velho, não tinha problema, porém muita coisa mudou no carro. Vou também conferir a fiação dela, pois está com espaguete enrugado porém próximo a coletor e tampa de válvula.

-Sensor de Temperatura: como disse, já troquei, mas vou trocar novamente na segunda feira, pois não tenho o velho para testar e enquanto o velho, não tinha problema, porém muita coisa mudou no carro. Vou também conferir a fiação dela, pois está com espaguete enrugado porém próximo a coletor e tampa de válvula.

-Solda Fria no Módulo de injeção: vou conferir eu mesmo se outras soluções não resolverem.

-Terra do motor: meu motor foi todo lavado com diesel + intercap, portanto vou ver se não deu zinabre.

-Sensor Marcha lenta e da posição de borboleta: tenho esses sensores aqui guardados, vou troca-los para ver se altera algo.

-Terra da bomba no porta malas: Vou conferir esse famoso problema para ver como está.

-Sensor CO: já mexi nele, mas vou ligar o multímetro para ver como está os valores.

-Scanner: na segunda feira vou passar no Kaptor no meu mecânico de confiança, vamos ver se ajuda algo.

Esse problema é bem sério, pois estou aqui a horas pesquisando, vi vários casos como esse, e ninguém que deu uma solução valida. Ou o pessoal tem esquecido de esclarecer o que tem solucionado, ou estão desistindo.
Isso tem ocorrido inclusive em Vectra, Kadett e monza.

qualquer dica dos sabidos, eu e outros que tem tido esse problema ficamos felizes.

abç
ex monza 2.0 sl/e álcool 1988 branco - deixou saudades

agora kadett 1.8T gl álcool 1996 prata - muita coisa para realizar ainda
leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 17:35

E a bobina???? Não olhou????

Meu carro estava falhando muito qdo esquentava... até que um dia ele parou de vez.... troquei a bobina e nunca mais tive problema!!!

Esse sintoma que vc mencionou é típico de bobina!!

Boa sorte aí.
Imagem

Monza SL 2.0 EFI 93 Preto Memphis - Etanol/GNV

FOTOS DO MONZA: viewtopic.php?f=33&t=19517

MONZEIROS DE GUARULHOS:
NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/25593549 ... 497836015/
Diego Alves
Membro Class (Ní­vel 5)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol e GNV

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 17:38

já sim, esqueci de relacionar. foi a impulsora que fica dentro do distribuidor, e a bobina de ignição tbem.

não alterou nada no problema

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 17:57

leonardo_foz escreveu:já sim, esqueci de relacionar. foi a impulsora que fica dentro do distribuidor, e a bobina de ignição tbem.

não alterou nada no problema

Tenta pegar emprestado uma bobina para teste, pq já comprei peça nova na Mercado Car que veio com defeito! Pode acontecer, é dificil, mas pode acontecer... não custa tentar, fala com um amigo mecânico.... agora se não for mesmo isso, então vou acompanhar este tópico, pq é um mistério!

Boa sorte amigo.

Abraço.
Imagem

MONZEIROS DE GUARULHOS:
Diego Alves
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 18:01

mais não é mesmo, eu tenho 2 aqui, as 2 funcionavam, então digamos que pifou uma que estava em uso, a outra guardei funfando... e exatamente na mesma temperatura começa a falhadeira.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 18:12

leonardo_foz escreveu:mais não é mesmo, eu tenho 2 aqui, as 2 funcionavam, então digamos que pifou uma que estava em uso, a outra guardei funfando... e exatamente na mesma temperatura começa a falhadeira.

Entendi..... :smt017

Bom, nesse caso vou continuar acompanhando o tópico para saber o que pode ser... :smt024

Boa sorte e qdo descobrir posta aqui para sabermos o que tá causando esse transtorno.

Abraço.
Imagem

MONZEIROS DE GUARULHOS:
Diego Alves
Membro Class (Ní­vel 5)

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 19:02

tenho novidades para meu caso, não sei o que significa, mas talvez alguém tenha alguma ideia.

fui lá agora fazer mais uma bateria de testes, tentando aumentar pressão da linha de combustível e CO, nesso momento está em 1,6 de comb, 2,22 de CO.

eis que o carro ficou ligado e tal, e quando chegou na tal segunda marca no relógio de temperatura, eu já fiquei esperando alguma alteração no carro, quando de repente aciona a ventoinha primeiro estágio, imediatamente o carro começa a oscilar e desliga.

intendendo que tem alguma relação com isso, eu acabei tirando fora aquela peça cerâmica que fica preso na ventoinha que até onde eu sei é a resistência do primeiro estágio da ventoinha, liguei o carro e ele funcionou normal...

mas quando a temperatura chegou exatamente no meio do marcador, acionou a ventoinha novamente segundo estágio, o carro oscilou toda a lenta e apagou...

:-() :-() :-() :-() :-() :-()

eu mandei dar um trato no alternador antes de remontar o motor, eu medi a bateria com o carro ligado, deu 14,05v.

algum filho de Deus tem alguma ideia sobre isso?

abração pessoal

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor jesuino b ferreira » 08 Abr 2012, 19:17

experimenta ligar a ventuinha direto da bateria e ver se o carro apaga.
pode ser algum aterramento dela que esta fazendo seu carro apagar.
se nao apagar coloca um rele direto,meu carro ,apesar de nao ser EFI,fazia isto.
coloquei um rele e pronto. :smt023
jesuino b ferreira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: GO - Goiás
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1986/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 19:27

então, estou pensando em um esquema aqui, pois no efi é o módulo de injeção que ativa a ventoinha.
acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou.
desconfio entre sensor, aterramento, alternador.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor jesuino b ferreira » 08 Abr 2012, 20:00

entao amigo
no EFI o mudulo de injeçao aciona um rele que fica na caixa de fusivel.dele vai para a ventuinha.
pode ser problemas de aterramento ou mesmo na caixa de fusivel.faça o teste de ligar direto que fica descartando o rele.
sobrando alternador e aterramento do motor.faça a ligaçao direta que fica mais façil identificar.
jesuino b ferreira

Estado: GO - Goiás
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1986/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Abr 2012, 20:22

Enquanto a pressão da linha de combustível estiver baixa, disse que está com 1,6 bar, o motor não funcionará corretamente. A pressão deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar. Depois de resolver esse problema se parte para nova avaliação caso ainda tenha algum sintoma anormal.
Para ajustar o índice de CO, deve colocar o analisador de gases no escapamento e fazer o ajuste. Colocar por tensão nunca saberá se está no ideal para o seu motor. Se tiver algum problema de queima, parte elétrica a tensão pode não ficar dentro da média entre 1,5 e 1,8vcc.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Combustível: Gasolina

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 21:28

ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho.

mas agora mesmo mexendo ali, estou começando a desconfiar de problemas bestas, pois de mexer nos conectores da ventoinha, do sensor de temperatura, foi tudo que fiz e já teve alteração no carro.

sei lá, não vou me precipitar, vou deixar ele descansando, e amanhã começo o dia para ver se ele vai estar do mesmo jeito.

sobre a pressão do combustível, eu acredito que o MANOMETRO (edit: disse erradamente dosador) não esteja fiel, pois eu liguei ele na linha de retorno, eu não liguei ainda o dosador hpi, está o original, e o engraçado é que quando eu solto o parafuso dele, dá mais pressão, então imagino eu que ele esteja pressurizando a linha antes dele, por fim eu tornei a aperta-lo, e o carro acelerando agora com turbo alimentou muito melhor, deu para dar umas pisadas.

amanhã espero ter novidades.
Editado pela última vez por leonardo_foz em 08 Abr 2012, 21:53, em um total de 1 vez.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Abr 2012, 21:46

Coloque o manômetro na entrada do TBI para conferir a pressão vazão e estanqueidade. Em outro ponto que não seja entre a bomba de combustível e entrada do TBI a leitura será falha. Nessa condição, deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar, sendo ideal em 2,0 bar.

Estando a pressão e vazão corretos, passa para outro ponto na avaliação. No caso, teste de funcionamento de todos os sensores, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora. De preferência, que esses testes sejam feitos com veículo em movimento ou simulando as condições em que ocorre o sintoma. O que me preocupa são as adaptações que vai nos contando aos poucos:

" possuo agora um kadett efi 95/96 gasolina que agora está rodando no álcool ... acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou... ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho..."

Outra coisa, aterramento se faz inspeção visual e a confirmação medindo tensão. Sem medir tensão não podemos afirmar se o aterramento está ou não com problemas.

Quem aciona a ventoinha no sistema EFI é a UCE, com base nas informações do sensor de temperatura CTS, que fica no alojamento da válvula termostática. Se por algum motivo não receber o sinal do CTS, como por exemplo mal contato no chicote, o que é comum, a UCE entrará em modo emergência, disparando a ventoinha na 2ª velocidade.

Se a 1ª velocidade está com defeito ou não está funcionando, que em geral a causa é a resistência que fica junto com a ventoinha, faça o reparo. Um problema ou mal funcionamento da duas velocidades, poderá comprometer o sistema de ar condicionado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 22:04

carlos, eu disse dosador e não manômetro, mas você interpretou corretamente.

sobre as adaptações, a sonda está a parte da UCE, ela apenas está ligada a um multímetro com a função de hallmeter para eu analisar a mistura.
do trampo que eu disse que ele sofreu, está incluso troca de velas por mais frias, trabalho no alternador preventivo trocando peças, retifica do cabeçote, troca total de mangueiras, lavagem do compartimento do motor, troca de juntas e retentores, troca de bomba da água... enfim, apesar de turbo prezo por originalidade do conjunto, e a manutenção em dia e bem feita.

como naturalmente recomendado, não substitui os pistões, para propositalmente ficarem destaxados devido turbo.

o manômetro no meu caso vai ficar após a TBi, pois vai possuir um dosador HPi na linha de retorno, sendo assim ele vai monitorar a pressão entre bomba e dosador.

sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga.

É possível que na revisão que foi feita no alternador, alguma peça interna dele pode ter relação com esse problema?

amanhã quando eu testar o carro a partir de frio, espero dar novas noticias, mas eu imaginei que quando ativa a ventoinha, ele afeta corrente ou aterramento do carro, som continua ligado, mas ele pode estar sobrecarregando a UCE. sei lá.. vou resolver e vamos compartilhar isso.

abração e obrigado pela atenção

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 22:10

esquema elétrico da ventoinha do efi
Imagem

se a ignição passa pelo relê e vai para o UCE, como vai fechar o relê para bateria até a ventoinha?
a resistência deve possuir uma linha em paralelo, pois desliguei ela e o segundo estagio ativou.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Abr 2012, 22:43

Esse esquema está errado. A resistência deve ficar apenas após o relê de baixa velocidade, e no caso, os dois relês estão entrando na resistência. Ou seja, na configuração desse esquema, qualquer um dos dois relês vai passar pela resistência e só terá a 1ª velocidade. A tensão é direto da bateria e pós chave como pode ver nesse esquema. Quem aterra o relê é a UCE através dos terminais "A3" e "C1', conforme a necessidade de velocidade 1 ou 2. Vale lembrar que apenas os veículos com A/C tem duas velocidades.
Eu disse para colocar o manômetro a fim de teste e avaliação para sanar um sintoma que postou. Aferiu a sonda com analisador de gases para saber realmente se a mistura está dentro do ideal?

Agora disse que o carro o carro está adaptado ou sendo adaptado para o turbo... mais outra informação que não tinha passado...

Com relação a adaptações, não posso ajudar. Todos aqui sabem que não sou adepto a modificações que alterem o projeto do carro (Turbo, álcool X gasolina, rebaixar suspensão, tunning...), mas respeito a todos.

Você disse:

"- sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga."

Sua informação está errada ou equivocada. No Monza e Kadett EFI, sem o sinal do CTS o carro funciona normalmente, onde a UCE adota os valores médio, liga a ventoinha e acende a luz de anomalia, para que o carro chegue a uma oficina para fazer o reparo. Com carro funcionando, desligue o cabo do CTS que deve acontecer isso que disse. O que pode acontecer é de o motor está frio e, desconectar o motor ficar instável e podendo até morrer, pois os valores médios não se aplica com motor frio. Com motor devidamente aquecido, com chicote do CTS solto, ele funciona normalmente e com a ventoinha sempre ligada.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 22:50

ok Carlos, bem notei algo de estranho no esquema que postei mesmo.

vou tentar tempo amanhã para checar fiação, reles, scanner na injeção, troca do sensor da temperatura. Vamos ver se algo se altera, postarei novidades.

por hora agradeço com a ajuda.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor leonardo_foz » 09 Abr 2012, 01:29

como podem ver, nem eu sei de onde tirei tanta vontade de estudar carro hoje :smt021 , é incrível como uma injeção rotulada como burra possui tantas informações, bem, afinal até carburador tem.

queria postar aqui novo esquema, encontrado no dr ie, que comprova o que o Carlos disse, o sinal de alta da ventoinha vai do rele de alta direto para ela.
Imagem

agora que intendi um pouco mais desse sistema, vou conferir o seguinte: (o problema acredito estar relacionado ao mau funcionamento da CTS ou elétrico geral)
-troca do CTS
-fiação da ventoinham, do CTS, do alternador
-aterramento carro
-estado da caixa de fusível
-eletrônica da UCE
-comutador de partida e rele auxiliar.

claro partindo do mais simples.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 09 Abr 2012, 07:53

Não troque peças sem antes testar e avaliar. Todas as peças do sistema elétrico e de injeção eletrônica dá para fazer medição. Trocar peças boas por peças novas, além de aumentar o custo e tempo da manutenção, pode adicionar mais um defeito ao que já está, complicando ainda mais a avaliação e reparo.

PS: Nesse segundo esquema, deve ficar claro que a ventoinha não tem 3 fios. Os dois de cor verde é na verdade um só, pois a ventoinha tem dois fios, uma só velocidade, e a 1ª velocidade é feita pela resistência em série com circuito.
Outra coisa, somente os modelos com ar condicionado tem funcionamento em duas velocidades e por conta disso, 2 relês.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 09 Abr 2012, 21:03

Algumas coisas não ditas:
1) Pergunta trocou o bico injetor de gasolina para álcool? Se não trocou está com a vazão errada de combustível, 30% menos aproximadamente, quando frio tudo bem porque a ECU "enxarca" para compensar o motor frio e "afogar" o sistema, mas quando entra em regime de temperatura normal, o motor vai ficar devendo, bem como tu relatou.

2) Achei muito estranho esta questão de o motor enlouquecer com o acionamento da ventoinha, pelo que entendi, funciona normal se deixar a ventoinha desligada. Parece-me que está retornando um sinal a ECU e ela está "pirando", sugiro que monte o meu scanner (link na assinatura) e faça os testes padrões 1 e 2 e veja como se comportam os gráficos da temperatura e do acionamento do ventilado, dúvidas pergunte. e quiser usar o Kaptor, olhe com calma os logs de temperatura x tempo e ventilador x tempo, coloque-os em gráfico para melhor observação, se não souber como me mande o log do Kaptor. Mas peça o log ao mecânico, só olhar os números do scanner de mão não serve para quase nada, é sinal de falta de conhecimento em análise, para não dizer diretamente incompetência.

3) Já que tem os esquemas elétricos confira-os com multiteste e paciência.
Agora no CHEVROLEIROS.COM
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor leonardo_foz » 09 Abr 2012, 22:52

Boa noite.
Carlos a. Freire, as peças trocadas que citei, são peças que eu tenho guardada, testadas e funcionando, sobraram tudo de revisão preventiva exagerada que realizei. rsss.
Utilizo para substituir para ver se acontece alguma alteração nos sintomas.

MonzaClub20EFICHZ, o bico foi substituído pelo bico branco do monza álcool para compensar o combustível,
a muito tempo já tenho intenção de construir o scanner do seu projeto, infelizmente não poderá ser nesse momento, mas confesso que já me cocei aqui com essa ideia.
vou utilizar o kaptor pois tenho acesso por um grande amigo mecânico, sobre os logs, eu vou providenciar sim.

de novidades, segunda feira muito corrida, fui ao mecânico para pegar um sensor CTS que o mesmo tem parado lá, mas reparamos que o carro só deu uma leve ameaçada de falhar, e já não aconteceu como antes. Então acabei nem trocando ainda.
combinamos de eu ir testando, se voltar acontecer, ai ligaremos o kaptor e rodar com o carro para analisar o defeito.

eu sei que o problema não foi solucionado, pois até chegou a falhar por um momento, o estranho ele teve variação, antes era sempre na mesma temperatura, não tinha erro, agora está irregular e acontece bem de vez em quando.

por enquanto, esse post serve apenas de informação, vou seguir testando para não ser precipitado, levando em consideração que hoje está mais frio aqui na cidade.

obrigado pela atenção

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor Carlos A. Freire » 10 Abr 2012, 07:42

Muitos dos problemas tem causa em mal contato em chicote ou aterramento deficiente. Se trocar peças sem fazer os testes de seus funcionamentos, pode complicar a avaliação, pois entende que a peça está boa, mas a UCE não está recebendo o sinal corretamente. Por isso sempre digo para fazer os testes e não trocar peças boas por peças novas.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Carlos A. Freire em 10 Abr 2012, 11:45, em um total de 1 vez.
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor waldir » 10 Abr 2012, 11:41

Lembro que se não fizer o sangramento de ar no pé do sensor CTS ele passará informação indevida sobre a temperatura e a UCE
vai 'embaralhar' um pouco.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor leonardo_foz » 10 Mai 2012, 09:43

olá pessoal, estou retornando novidades sobre o que verificamos.
o problema de falhar ao esquentar desapareceu no momento que abasteci gasolina.
já tenho convicção que meu módulo EFI de gasolina não aceita por algum motivo o álcool.
isso foi grande surpresa para mim, eu esperar que fosse como dizem injeção burra, eu não consigo imaginar o pq de quando chegar a 80º o carro começar a falhar.
será que diminui tanto assim a mistura?

vou falar com um pessoal da cidade que meche com injeção e remapeamento, ver se trabalhar a EFI, caso contrário esse investimento pode ser melhor aproveitado trocando todo o sistema já por um mais eficiente.

obrigado pela colaboração até o momento.

leonardo_foz
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagempor MonzaClub20EFICHZ » 10 Mai 2012, 19:33

Não é só o bico a trocar, precisa ainda no mínimo, acertar o ponto, e para a conversão ficar com bom rendimento, prcisaria acertar a taxa de compressão trocando os pistões, com a taxa do gasolina até funciona, mas é só isso mesmo, só funciona, nada além disso.
Além disso a ECU de álcool tem mapeamento diferente da ECU de gasolina. Como sei isso? já fiz antes só a troca do bico e ficou assim como comentou, depois fiz completo.
Agora no CHEVROLEIROS.COM
O suporte para o Scaner agora em: http://chevroleiros.forumeiros.com/t2-s ... multec-700
Carlos
MonzaClub20EFICHZ

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994

Próximo

Voltar para Mecânica Geral