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EFI álcool, quando esquenta falha muito

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 16:22

Olá pessoal

possuo agora um kadett efi 95/96 gasolina que agora está rodando no álcool, o carro funciona bem até que chega na segunda marca de temperatura no painél, começa a falhar, perde força para arrancar, o carro apaga.
fica impossível continuar rodando, notei que se desligo o carro por uns 10 minutos, volto a andar melhor, falha mas vai, e tem momentos que ele volta a andar normal mesmo que com a temperatura mais alta ainda.

está assim desde que comecei a abastecer com álcool, mas não tenho certeza se já estava assim pois ficou 1 mês parado com motor aberto pois fiz retifica do cabeçote e montei turbo. Os pistões continuam do gasolina, enquanto frio está muito gostoso de andar.

antes do problema foi feito:
cabeçote
troca de óleo
troca de velas por grau 9 ngk

já troquei depois do problema:
cabos de vela,
módulo hey,
bobina indutora,
tampa do distribuidor,
filtro de combustível,
rotor,
sensor MAP
bomba de combustível por uma de 12 bar,
todas mangueiras da linha de combustível,
alterei o ponto.
escape do inicio ao fim em 2,5" com silencioso aberto
isolei a válvula egr
resetei a injeção encostando o cabo da bateria positivo no terra da bateria.

o que vou conferir ainda:
-Sensor de Temperatura: como disse, já troquei, mas vou trocar novamente na segunda feira, pois não tenho o velho para testar e enquanto o velho, não tinha problema, porém muita coisa mudou no carro. Vou também conferir a fiação dela, pois está com espaguete enrugado porém próximo a coletor e tampa de válvula.

-Sensor de Temperatura: como disse, já troquei, mas vou trocar novamente na segunda feira, pois não tenho o velho para testar e enquanto o velho, não tinha problema, porém muita coisa mudou no carro. Vou também conferir a fiação dela, pois está com espaguete enrugado porém próximo a coletor e tampa de válvula.

-Solda Fria no Módulo de injeção: vou conferir eu mesmo se outras soluções não resolverem.

-Terra do motor: meu motor foi todo lavado com diesel + intercap, portanto vou ver se não deu zinabre.

-Sensor Marcha lenta e da posição de borboleta: tenho esses sensores aqui guardados, vou troca-los para ver se altera algo.

-Terra da bomba no porta malas: Vou conferir esse famoso problema para ver como está.

-Sensor CO: já mexi nele, mas vou ligar o multímetro para ver como está os valores.

-Scanner: na segunda feira vou passar no Kaptor no meu mecânico de confiança, vamos ver se ajuda algo.

Esse problema é bem sério, pois estou aqui a horas pesquisando, vi vários casos como esse, e ninguém que deu uma solução valida. Ou o pessoal tem esquecido de esclarecer o que tem solucionado, ou estão desistindo.
Isso tem ocorrido inclusive em Vectra, Kadett e monza.

qualquer dica dos sabidos, eu e outros que tem tido esse problema ficamos felizes.

abç
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 17:35

E a bobina???? Não olhou????

Meu carro estava falhando muito qdo esquentava... até que um dia ele parou de vez.... troquei a bobina e nunca mais tive problema!!!

Esse sintoma que vc mencionou é típico de bobina!!

Boa sorte aí.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 17:38

já sim, esqueci de relacionar. foi a impulsora que fica dentro do distribuidor, e a bobina de ignição tbem.

não alterou nada no problema
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 17:57

leonardo_foz escreveu:já sim, esqueci de relacionar. foi a impulsora que fica dentro do distribuidor, e a bobina de ignição tbem.

não alterou nada no problema



Tenta pegar emprestado uma bobina para teste, pq já comprei peça nova na Mercado Car que veio com defeito! Pode acontecer, é dificil, mas pode acontecer... não custa tentar, fala com um amigo mecânico.... agora se não for mesmo isso, então vou acompanhar este tópico, pq é um mistério!

Boa sorte amigo.

Abraço.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 18:01

mais não é mesmo, eu tenho 2 aqui, as 2 funcionavam, então digamos que pifou uma que estava em uso, a outra guardei funfando... e exatamente na mesma temperatura começa a falhadeira.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Diego Alves » 08 Abr 2012, 18:12

leonardo_foz escreveu:mais não é mesmo, eu tenho 2 aqui, as 2 funcionavam, então digamos que pifou uma que estava em uso, a outra guardei funfando... e exatamente na mesma temperatura começa a falhadeira.



Entendi..... :smt017

Bom, nesse caso vou continuar acompanhando o tópico para saber o que pode ser... :smt024

Boa sorte e qdo descobrir posta aqui para sabermos o que tá causando esse transtorno.

Abraço.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 19:02

tenho novidades para meu caso, não sei o que significa, mas talvez alguém tenha alguma ideia.

fui lá agora fazer mais uma bateria de testes, tentando aumentar pressão da linha de combustível e CO, nesso momento está em 1,6 de comb, 2,22 de CO.

eis que o carro ficou ligado e tal, e quando chegou na tal segunda marca no relógio de temperatura, eu já fiquei esperando alguma alteração no carro, quando de repente aciona a ventoinha primeiro estágio, imediatamente o carro começa a oscilar e desliga.

intendendo que tem alguma relação com isso, eu acabei tirando fora aquela peça cerâmica que fica preso na ventoinha que até onde eu sei é a resistência do primeiro estágio da ventoinha, liguei o carro e ele funcionou normal...

mas quando a temperatura chegou exatamente no meio do marcador, acionou a ventoinha novamente segundo estágio, o carro oscilou toda a lenta e apagou...

:-() :-() :-() :-() :-() :-()

eu mandei dar um trato no alternador antes de remontar o motor, eu medi a bateria com o carro ligado, deu 14,05v.

algum filho de Deus tem alguma ideia sobre isso?

abração pessoal
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor jesuino b ferreira » 08 Abr 2012, 19:17

experimenta ligar a ventuinha direto da bateria e ver se o carro apaga.
pode ser algum aterramento dela que esta fazendo seu carro apagar.
se nao apagar coloca um rele direto,meu carro ,apesar de nao ser EFI,fazia isto.
coloquei um rele e pronto. :smt023
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 19:27

então, estou pensando em um esquema aqui, pois no efi é o módulo de injeção que ativa a ventoinha.
acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou.
desconfio entre sensor, aterramento, alternador.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor jesuino b ferreira » 08 Abr 2012, 20:00

entao amigo
no EFI o mudulo de injeçao aciona um rele que fica na caixa de fusivel.dele vai para a ventuinha.
pode ser problemas de aterramento ou mesmo na caixa de fusivel.faça o teste de ligar direto que fica descartando o rele.
sobrando alternador e aterramento do motor.faça a ligaçao direta que fica mais façil identificar.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Abr 2012, 20:22

Enquanto a pressão da linha de combustível estiver baixa, disse que está com 1,6 bar, o motor não funcionará corretamente. A pressão deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar. Depois de resolver esse problema se parte para nova avaliação caso ainda tenha algum sintoma anormal.
Para ajustar o índice de CO, deve colocar o analisador de gases no escapamento e fazer o ajuste. Colocar por tensão nunca saberá se está no ideal para o seu motor. Se tiver algum problema de queima, parte elétrica a tensão pode não ficar dentro da média entre 1,5 e 1,8vcc.

Abs,

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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 21:28

ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho.

mas agora mesmo mexendo ali, estou começando a desconfiar de problemas bestas, pois de mexer nos conectores da ventoinha, do sensor de temperatura, foi tudo que fiz e já teve alteração no carro.

sei lá, não vou me precipitar, vou deixar ele descansando, e amanhã começo o dia para ver se ele vai estar do mesmo jeito.

sobre a pressão do combustível, eu acredito que o MANOMETRO (edit: disse erradamente dosador) não esteja fiel, pois eu liguei ele na linha de retorno, eu não liguei ainda o dosador hpi, está o original, e o engraçado é que quando eu solto o parafuso dele, dá mais pressão, então imagino eu que ele esteja pressurizando a linha antes dele, por fim eu tornei a aperta-lo, e o carro acelerando agora com turbo alimentou muito melhor, deu para dar umas pisadas.

amanhã espero ter novidades.
Editado pela última vez por leonardo_foz em 08 Abr 2012, 21:53, em um total de 1 vez.
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Abr 2012, 21:46

Coloque o manômetro na entrada do TBI para conferir a pressão vazão e estanqueidade. Em outro ponto que não seja entre a bomba de combustível e entrada do TBI a leitura será falha. Nessa condição, deve ficar entre 1,9 e 2,1 bar, sendo ideal em 2,0 bar.

Estando a pressão e vazão corretos, passa para outro ponto na avaliação. No caso, teste de funcionamento de todos os sensores, testando um a um e confrontando os valores com a tabela fornecida pela montadora. De preferência, que esses testes sejam feitos com veículo em movimento ou simulando as condições em que ocorre o sintoma. O que me preocupa são as adaptações que vai nos contando aos poucos:

" possuo agora um kadett efi 95/96 gasolina que agora está rodando no álcool ... acredito que o carro não deu nenhum defeito novo, mas sim foi causado em algo que foi mexido nesse trampo que ele passou... ok carlos, eu tenho sonda instalada, vou ficar de olho..."

Outra coisa, aterramento se faz inspeção visual e a confirmação medindo tensão. Sem medir tensão não podemos afirmar se o aterramento está ou não com problemas.

Quem aciona a ventoinha no sistema EFI é a UCE, com base nas informações do sensor de temperatura CTS, que fica no alojamento da válvula termostática. Se por algum motivo não receber o sinal do CTS, como por exemplo mal contato no chicote, o que é comum, a UCE entrará em modo emergência, disparando a ventoinha na 2ª velocidade.

Se a 1ª velocidade está com defeito ou não está funcionando, que em geral a causa é a resistência que fica junto com a ventoinha, faça o reparo. Um problema ou mal funcionamento da duas velocidades, poderá comprometer o sistema de ar condicionado.


Abs,

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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 22:04

carlos, eu disse dosador e não manômetro, mas você interpretou corretamente.

sobre as adaptações, a sonda está a parte da UCE, ela apenas está ligada a um multímetro com a função de hallmeter para eu analisar a mistura.
do trampo que eu disse que ele sofreu, está incluso troca de velas por mais frias, trabalho no alternador preventivo trocando peças, retifica do cabeçote, troca total de mangueiras, lavagem do compartimento do motor, troca de juntas e retentores, troca de bomba da água... enfim, apesar de turbo prezo por originalidade do conjunto, e a manutenção em dia e bem feita.

como naturalmente recomendado, não substitui os pistões, para propositalmente ficarem destaxados devido turbo.

o manômetro no meu caso vai ficar após a TBi, pois vai possuir um dosador HPi na linha de retorno, sendo assim ele vai monitorar a pressão entre bomba e dosador.

sobre o que você citou sobre o CTS, algumas coisa eu sabia, mas interessante pois no meu caso ele não ativou o segundo estágio da ventoinha, e pelo que sei se a UCE não receber sinal nenhum dele tipo cabo desconectado, o carro desliga.

É possível que na revisão que foi feita no alternador, alguma peça interna dele pode ter relação com esse problema?

amanhã quando eu testar o carro a partir de frio, espero dar novas noticias, mas eu imaginei que quando ativa a ventoinha, ele afeta corrente ou aterramento do carro, som continua ligado, mas ele pode estar sobrecarregando a UCE. sei lá.. vou resolver e vamos compartilhar isso.

abração e obrigado pela atenção
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Re: EFI álcool, quando esquenta falha muito

Mensagempor leonardo_foz » 08 Abr 2012, 22:10

esquema elétrico da ventoinha do efi
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se a ignição passa pelo relê e vai para o UCE, como vai fechar o relê para bateria até a ventoinha?
a resistência deve possuir uma linha em paralelo, pois desliguei ela e o segundo estagio ativou.
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