Monza a diesel
-
- Membro SL (Nível 1)
- Mensagens: 20
- Registrado em: 04 Fev 2009, 13:47
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza a diesel
Sim, imagino que serão muitas as adaptações. Acho sim que motores a diesel podem ser melhores e mais eficientes que os a gasolina, e por isso são utilizados nos países europeus, porém o diesel brasileiro é muito ruim, assim como a gasolina daqui. Porém para converter teria que trocar muita coisa, acredito que até a suspensão dianteira, principalmente, teria que ser toda reforçada, pois motores diesel são geralmente mais pesados devido ao projeto mais robusto. Acho que se tu tens idéia de brincar de modificar um Monza deva pensar em um motor elétrico, já vi várias adaptações nacionais, como um Gurgel por exemplo. Voltando ao diesel, não precisamos ir até a Europa para ver carros a diesel, na Argentina tem muitos carros pequenos rodando com este combustível.
Acredito que na lei brasileira diga que apenas carros com tração nas 4 rodas e marcha reduzida ou com capacidade de carga acima de 1 tonelada podem utilizar diesel. Está em projeto a mudança desta lei, mas não sei ao certo a quantas anda.
De fato motores diesel me impressionam, pegando apenas um exemplo da Ford Ranger:
Potência Máxima (cv@rpm) [email protected] [email protected]
Torque Máximo (Kgfm@rpm) 22,[email protected] 38,7@1600
A primeira coluna descreve o motor a gasolina e a segunda o motor a diesel. O que chama a atenção é o valor do torque de 38,7 kgfm, atingido a 1600rpm, enquanto o motor a gasolina tem 22,1 khfm, a 3750 rpm, o torque máximo do motor diesel é maior e ele entrega já em baixas rotações.
A título de curiosidade, o maior motor diesel do mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=l4lfoB2dif8
Acredito que na lei brasileira diga que apenas carros com tração nas 4 rodas e marcha reduzida ou com capacidade de carga acima de 1 tonelada podem utilizar diesel. Está em projeto a mudança desta lei, mas não sei ao certo a quantas anda.
De fato motores diesel me impressionam, pegando apenas um exemplo da Ford Ranger:
Potência Máxima (cv@rpm) [email protected] [email protected]
Torque Máximo (Kgfm@rpm) 22,[email protected] 38,7@1600
A primeira coluna descreve o motor a gasolina e a segunda o motor a diesel. O que chama a atenção é o valor do torque de 38,7 kgfm, atingido a 1600rpm, enquanto o motor a gasolina tem 22,1 khfm, a 3750 rpm, o torque máximo do motor diesel é maior e ele entrega já em baixas rotações.
A título de curiosidade, o maior motor diesel do mundo:
http://www.youtube.com/watch?v=l4lfoB2dif8
-
- MODERADOR
- Mensagens: 10170
- Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
- Cidade: serra gaúcha
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Monza a diesel
Não polui, mas não é claro existe uma proporção, é um diesel modificado e o sistema de emissão lá é muito mais rígido que qualquer lugar do mundo, a nossa mentalidade que é de "diesel brasileiro" aquela fumaçada toda. Essa Mercedes do meu tio, o contagiro parece motor gasolina, o rpm é lá em cima e tem muita tecnologia dentro, é carro top a5lguem muito legal.rafaelfreitas escreveu:acho q deve poluir mais q a gasolina.
É simples, o Brasil não aceita carro diesel para poder vender seu alcool e gasolina maldito paísrafaelfreitas escreveu:E outra lá, a gnt não vê mto carro novo na rua igual aqui, pode ser q lá os carros durem mais por usar o diesel... se bem q o Brasil tem uma política de crédito q qualquer um pode tirar um carro zero hj em dia. Enfim, dá para pensar em milhões de teorias conspiratórias sobre isso...rsrsrs!
A Europa toda é movida a biodiesel, por não ter como comprar gasolina, por ser caro e tem o problema do frio extremo, que prejudica seu uso. O álcool lá não rola devido ao frio extremo. Lá tem muito carro novo, os que tem usado é país comunista, dito ex União Soviética. A Itália só tem carro zero, a França idem, a Alemanha idem, a Inglaterra nem tanto, a Espanha e Portugal é pouco tambem. É só ver os documentários para ter uma noção da frota.
Os modelos novos diesel, são bem modernos, é outro sistema de injeção digital com vários níveis de combate ao poluente. Tem até um pós queimador
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Mensagens: 4215
- Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
- Cidade: Rio de Janeiro
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Monza a diesel
A coisa é simples:
Como alguns países europeus não produzem petróleo, eles compram diesel.
Já o Brasil, como produz, tem de tirar do petróleo a gasolina, o diesel e mais trocentos produtos, para uso na indústria.
Apesar da Petrobras já ter feito o que pode para aumentar a quantidade de diesel produzida (para isso até alterando suas características, para pior, claro), não seria viável, economicamente, deixar o diesel à voltade. Ia sobrar gasolina, que ninguém quer, e ia faltar diesel, comprado mais caro.
Por outro lado, motores diesel, pelo menos os em uso no Brasil, poluem que é uma tristeza. Agora estão melhorando um pouco o diesel, mas até atingir o mesmo patamar da gasolina e do álcool em matéria de poluição, iríamos todos morrer envenenados, principalmente os paulistanos e demais moradores de grandes cidades.
Agradeçamos ao Juscelino ter estabelecido a nossa matriz de transporte de mercadorias por caminhão. Em países adiantados não é assim, não tem tanto caminhão precisando de diesel.
Abraços
Como alguns países europeus não produzem petróleo, eles compram diesel.
Já o Brasil, como produz, tem de tirar do petróleo a gasolina, o diesel e mais trocentos produtos, para uso na indústria.
Apesar da Petrobras já ter feito o que pode para aumentar a quantidade de diesel produzida (para isso até alterando suas características, para pior, claro), não seria viável, economicamente, deixar o diesel à voltade. Ia sobrar gasolina, que ninguém quer, e ia faltar diesel, comprado mais caro.
Por outro lado, motores diesel, pelo menos os em uso no Brasil, poluem que é uma tristeza. Agora estão melhorando um pouco o diesel, mas até atingir o mesmo patamar da gasolina e do álcool em matéria de poluição, iríamos todos morrer envenenados, principalmente os paulistanos e demais moradores de grandes cidades.
Agradeçamos ao Juscelino ter estabelecido a nossa matriz de transporte de mercadorias por caminhão. Em países adiantados não é assim, não tem tanto caminhão precisando de diesel.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 397
- Registrado em: 02 Jun 2011, 17:26
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Monza a diesel
Tem um centro automotivo na Av Amazonas na Gameleira, lá tinha uma Saveiro CL a diesel, só vi ela saindo com aquele barulho típico de motor a diesel, achei muito esquisito.
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Monza a diesel
Essas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.
Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.
Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro SR (Nível 4)
- Mensagens: 397
- Registrado em: 02 Jun 2011, 17:26
- Cidade: Belo Horizonte
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Monza a diesel
Ahhh isso explica :smt023José Leal escreveu:Essas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.
Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.
Vectra C o l l e c t i o n 2.0
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 423
- Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Monza a diesel
Detalhe: muito motor diesel que equipa carros pequenos lá fora (Europa, EUA, Argentina e etc) são fabricados aqui no Brasil :smt011
-
- Membro Class (Nível 5)
- Mensagens: 523
- Registrado em: 16 Jul 2010, 02:47
- Cidade: Guarulhos
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1991
- Combustível:: GNV
- Injeção: Carburador
Re: Monza a diesel
José Leal escreveu:Esseas Saveiro, não tenho certeza, mas usam motores dos Passat iraquianos. E sim, são a diesel.
Uma vez eu vi um Saveiro a diesel com o capô aberto e funcionando. Trata-se de um motor AP, mas onde vão as velas, estão os injetores. E a bomba era mecânica. É até bonito de se ver.
É exatamente por isso que o motor AP é muito resistente, este motor foi projetado para funcionar com diesel, porém como o governo não autorizou (só a Saveiro e a Kombi a diesel) a grande maioria foi readaptada para funcionar com Gasolina e álcool... mas o projeto inicial era para o motor AP ser a diesel!
:smt023
Monza SL/E 2.0 - 1991
MONZEIROS DE GUARULHOS:
NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/255935497836015/#!/groups/255935497836015/