Monza a diesel

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por José Leal »

Dessa informação eu não sabia. Sempre achei que os AP eram adaptados para rodar no diesel.

Para quem nunca viu:
Imagem
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por IRAUPP »

Pois é José ao que eu sabia sobre o AP e mais ou menos o que está aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_AP, aprimorado do MD como fala lá, o motor a diesel AP, foi uma versão que equipou a Kombi e a Saveiro.

Abraço!
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por IRAUPP »

Aproveito também para passar esta parte da história que eu já tinha escutado falar: http://bestcars.uol.com.br/classicos/vwaudi-2.htm, que o MD seria uma evolução de um motor que equipou um DKW, em que a AUDI adiquiriu a DKW e por ai vai. É interessante a história, embora eu já ter adqurido três carros com motor AP/MD, 2 Passat e 1 Fusca e ter trabalhado em manutenções no AP/MD e agora recentemente um CHT sem a mínima dúvida, prefiro o OHC do Monza.

Abraços!
Diego Alves
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 523
Registrado em: 16 Jul 2010, 02:47
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por Diego Alves »

Eu fiquei sabendo dessa história pq meu professor de mecânica é fã do motor AP, ele tem um Passat 76 e um Santana 96... e ele em uma das nossas aulas contou a história do motor AP, achei muito interessante.

Pena que hoje em dia não se vê mais Saveiro a Diesel e muito menos as Kombi... foram se acabando com o tempo e acredito que hoje não reste nenhum desses modelos nas ruas... pelo menos em SP não vejo tem mais de 10 anos!!!


Abraço.
Imagem
Monza SL/E 2.0 - 1991

MONZEIROS DE GUARULHOS:
NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/groups/255935497836015/#!/groups/255935497836015/
sle1989
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 708
Registrado em: 02 Set 2011, 14:28
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: GNV
Injeção: Carburador

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por sle1989 »

Diego Alves escreveu:Eu fiquei sabendo dessa história pq meu professor de mecânica é fã do motor AP, ele tem um Passat 76 e um Santana 96... e ele em uma das nossas aulas contou a história do motor AP, achei muito interessante.

Pena que hoje em dia não se vê mais Saveiro a Diesel e muito menos as Kombi... foram se acabando com o tempo e acredito que hoje não reste nenhum desses modelos nas ruas... pelo menos em SP não vejo tem mais de 10 anos!!!


Abraço.
Kombi a Diesel ainda existe aqui em Fortaleza, de vez em quando vemos, mas são poucas as bem conservadas.
Quando vi esse tópico me lembrei da história que meu pai conta que a mais de 20 anos atrás, quando eu ainda era um bebê :oops: , ele era motorista de taxi e usava um Passat com motor a diesel, acho que era de D20, na época era muito vantajoso, pois o diesel custava 1/3 do valor da gasolina. Como já era proibido, ele tinha que andar de mansinho, pois se pisasse fundo no acelerador subia uma fumaça preta característica de motor a diesel. A lenta lembrava a de uma picape. O mais legal era a forma utilizada para passar na vistoria do Detran, ele pegou um motor do Passat de um amigo dele emprestado. De manhã a oficina tirou os motores dos dois Passat, colocou o motor a gasolina no Passat do meu pai, meio dia foi feito a vistoria e de tardizinha o motor a gasolina já tava de volta no Passat do amigo do meu pai :lol: .
Fotos do automatic -> viewtopic.php?f=33&t=22514

Imagem
Avatar do usuário
Lucas Flores Pozzer
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 108
Registrado em: 22 Jan 2019, 15:11
Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza a diesel

Mensagem não lida por Lucas Flores Pozzer »

Primeiramente peço desculpas aos colegas por reviver este tópico, mas creio que vale a pena.

Existiram algumas variações do motor GM Família II projetadas para funcionar com combustível diesel.

1°- 16D Motor 1.6 a diesel de 54HP a 4600RPM e 96 N.m a 2400RPM :shock: Sistema de injeção de combustível Bosch VE que equipou: 1982–1988 Opel Ascona 1982–1989 Opel Kadett.

2°- 17D Motor 1.7 a diesel de 56HP a ?RPM e 105 N.m a 2400RPM :mrgreen: Sistema de injeção de combustível Bosch que equipou: Opel Kadett 1988–1991 Opel Astra 1991 Opel Vectra 1988–1991.

3°- 17DR Motor 1.7 a diesel de 59HP a ?RPM e 105 N.m a 2650RPM :ok: Sistema de injeção de combustível Lucas que equipou: Opel Kadett 1988–1991 Opel Astra 1992-1998 Opel Vectra 1992–1995.

4°- X17DTL Motor 1.7 a diesel de 68HP ?RPM e 132 N.m a 2400RPM 8) Sistema de injeção Bosch que equipou: 1994-2000 Opel Astra.

Este último me pareceu bastante interessante, creio que se bem feita a adaptação, levando em consideração que se trata praticamente do mesmo bloco no quesito suportes, coxins, ficaria bacana.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/GM_Family_II_engine
-CHEVROLET MONZA - A LIGAÇÃO ENTRE O HOMEM E A MÁQUINA-
-CLASSIC SE 1992/1993 2.0 EFI PRETO MEMPHIS-
Responder