Sensor de Velocidade

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Enéias »

Encontrei o fio partido do VSS. Estava sem o conector da ponta só com os fios. Coloquei o conector e inseri no lugar.

Mesmo assim a luz de marcha ascendente não funciona em movimento, apenas no teste lampejante, fica acesa, revisei fusíveis e está OK.

Fiz o teste e hoje acusou erro 34 (MAP). Revisei as conexões e tinha uma mangueira dobrada, arrumei e refiz o teste após andar e não acusou mais o erro.

Após arrumar esta mangueirinha o carro ficou "normal", fiz as medições do VSS e deu 10,30 e poucos os dois fios marrom e preto, valores semelhantes.


O fato da luz de marcha ascendente funcionar no teste lampejante e não em troca de marchas significa o que? Rsrsr!

Vou revisar o conector.


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por waldir »

O fato da luz de marcha ascendente funcionar no teste lampejante e não em troca de marchas significa o que? Rsrsr!
Significa que tem algo errado ou trocado no painel.

Quem pisca é a luz de anomalia da injeção, lado esquerdo do painel e a luz de marcha ascendente fica à direita (seta para cima)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Lembrando que a configuração que o Waldir passou é do painel analógico com conta giros. O painel do Monza Club é igual ao do Sl/GL, sem conta giros.
A luz de anomalia da IE e a de troca de marchas ascendente ficam a direita do painel e uma em cima da outra. Ou seja, IE em cima e shift light embaixo.
Obs: Não sei qual painel está no Monza do Enéias, se é o original ou se colocou outro, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Enéias »

Amigos, o painel é do Club mesmo, original. Talvez tenham me interpretado errado ou me expressei de forma errada, rsrs!

A seta, luz de marcha ascendente, fica acesa quando "jumpeia", a luz de anomalia, fica acima e funciona normal indicando as anomalias nas piscada.


O que pode ocorrer é que o sinal que vai para a luz de marcha ascendente esteja interrompido o sinal enviado do VSS, que pelo que entendi.

É diferente a fiação que vem sinal quando jumpeia, correto? Pois a lâmpada esta ok.


PS: Como comentei em outro tópico, tinha ligado uma mangueira do vácuo errado :D . Liguei o carro agora a pouco e tudo certo, lenta sobe e vai reduzindo conforme aquece, sem falhas/oscilação.
Dei uma volta agora e já percebi que que tem uma "falha" quando pisa de vez todo acelerador. O potenciômetro
a 2,60v, que foi a medida que veio nele, diferente de ontem quando estava com o potenciômetro a 1,90~2,00v.


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Evaldo55
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Abr 2018, 21:09
Cidade: Gravatá
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Evaldo55 »

Boa noite meus irmãos Monzeiros!
Estou com um problema no meu Monza SL/E 93. O Sensor de Velocidade está quebrando o pino, já troquei 2 e no momento que saio para fazer o teste, o velocímetro para de marcar e quando verifico, foi o pino do sensor que quebrou. Alguém tem alguma informação que possa me ajudar?
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por dutra s a »

Evaldo, você deve verificar como está a posição do cabo/conduíte, principalmente na curva próximo ao sensor. Pode ser que esteja forçando a carcaça do sensor (torto), e nisso, como o pino (pinhão) fica encaixado na engrenagem (outro pinhão), abaixo dele, então acaba quebrando, pois é feito de um tipo de plástico/nylon.

Eu confesso que o local para mexer nesse sensor é de mastigar o cara! Eu também já cheguei a quebrar e até entortar esse pino dentro do sensor, rsrsr!

Obs: Se for usar sensor VSS usado, verifique as condições dele e se é de aplicação correta para o seu Monza EFI.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Evaldo55
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Abr 2018, 21:09
Cidade: Gravatá
Estado: Pernambuco-PE
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por Evaldo55 »

Dutra vou verificar essa situação!
Obrigado meu nobre.
Você sabe informar qual o comprimento ideal do cabo de velocímetro a ser usado no SL/E/93 EFI? Andei procurando um cabo e achei com diversos tamanhos, então fiquei na dúvida.
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Sensor de Velocidade

Mensagem não lida por dutra s a »

Evaldo, embora muitos vendedores podem vender errado por não se aprofundar em informações desse item (e também já fui vítima, rsr!), não é uma coisa complicada para se comprar e também só existem 2 tamanhos.

Quando for comprar faça o pedido do cabo para o Monza EFI com computador de bordo, pois é o mesmo dos modelos que possuem computador de bordo e mesmo que o seu EFI. Não tenha ele vai servir em razão da compensação do sensor VSS, que no caso dos modelos sem computador de bordo e sem VSS o cabo é maior.

Portanto, muitos fabricantes não tem na etiqueta do produto (cabo para Monza com sensor VSS e sim computador de bordo), embora vem dizendo o ano o que já facilita, para qual modelo se aplica, pois todos os Monza EFI possui o sensor VSS.

abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Responder