troca de embreagem,duvidas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por avvsilva »

Carlos A. Freire escreveu:No Monza até 1992, dá para trocar tudo no sistema de embreagem, sem remover o câmbio. Inclusive o garfo.

Devo lembrar que para o sintoma de trepidação ao sair com o carro existem outras possibilidades. Coxins de motor e câmbio, cabo de embreagem e disco e platô. Rolamento de embreagem não creio que cause o sintoma. Mas, se for trocar qualquer peça do sistema de embreagem, recomendo fazer a troca do disco, platô e rolamento.

Abs,

Carlos Freire
Muito obrigado, prof. Carlos. Acho que não me expressei bem. A trepidação a que me refiro é do pedal de embreagem mesmo, quando o carro está em marcha lenta, esperando em um semáforo, por exemplo. Em rotações mais elevadas ele também trepida, porém um pouco menos. Em uma certa rotação (felizmente mais alta que costumamos atingir no dia-a-dia, por volta de 4000rpm), o pedal de embreagem entra em ressonância e a vibração aumenta muito! :smt023
Ao sair com o carro, existe uma trepidação também, mas muito pequena. De qualquer forma, vou fazer o que o senhor recomendou mesmo: trocar todo o kit de embreagem.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Carlos A. Freire escreveu:
mk_pontes escreveu:Valeu carlão ! eu não sabia que a sacks também era original.

Para Monza, poderia sair com Luk ou Sacks de fábrica. Meu Monza GLS 96 estava com embreagem Sacks de fábrica e coloquei Luk. Meu ex Monza SL/E 91 estava com Luk de fábrica e eu coloquei Sacks, rsrsrsrs!!!

Agora tem a Valeo também, mas não tinha na época de fabricação do Monza.

Abs,

Carlos Freire
AC Delco tbm nao vem de fabrica nos 89? Tem tantas pecas AC Delco de fabrica no Monza....
Azul Atlantis 89 2.0
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Pessoal, preciso trocar a embreagem do meu Chevrolet 89, mas quero a ajuda de vcs.

Minha duvida: Consigo ou nao trocar sozinho em casa, pela abertura do cambio?
Algum colega com experiencia, sabe me dizer quais ferramentas vou precisar, e se consigo fazer sozinho? Pela abertuda do cambio...

E se por acaso eu resolver descer logo o cambio, se colocar o carro nos cavaletes, da pra fazer sozinho? E quais ferramentas em especial?
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

amigo kaioemmanuel,seu monza pelo que vi da para trocar sim.olha ai
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... m+do+monza

como voçe trocou aquela coifa de homoçinetica,acho que consegue ir mais adiante.
eu ja troquei do meu carro,mas como nao consegui puxar o eixo piloto,optei por tirar o cambio fora.
leia este topico e em particular a segunda resposta.isto e muito importante.
http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... m_01.shtml
S.O.S. publicado em: 09/08/2001
Enviado por: André Bole Júnior
Características do carro: Monza GLS 2.0 EFI, 1996, gasolina

Dúvida: quando saio em primeira marcha, o carro trepida. Já mandei trocar, na concessionária, platô, disco, rolamento e cabo, mas o problema persiste.

Resposta do consultor técnico Luiz Yoshimura: grande parte dos problemas de trepidação em automóveis equipados com platô de carcaça estampada, como é o caso do Monza, se deve ao aperto irregular na instalação, ocasionando deformação da carcaça ou dos dedos da mola da membrana. Quando o platô está na condição livre (antes do aperto dos parafusos de fixação), sua placa de pressão está avançada, e recua forçadamente à medida que o mecânico aperta os parafusos. Dependendo da força exercida e da seqüência de aperto dos parafusos, pode haver a deformação da carcaça de chapa, ou o desalinhamento dos dedos da mola membrana, provocando a trepidação da embreagem. É fácil prevenir este defeito montando-se o platô acionado. Para isso, basta colocar um cabo metálico ou plástico entre a carcaça do platô e a mola da membrana, o qual fará com que a placa de pressão recue, permitindo instalar o conjunto de embreagem mais facilmente. Recomenda-se utilizar um cabo de aço como, por exemplo, o "arame" de um cabo de embreagem. 1) Com o auxílio de uma pequena prensa, pressione a mola membrana (chapéu-chinês) de modo que o platô fique acionado. Aconselha-se a utilização de um volante como base de fixação. 2) Com o platô acionado, insira o cabo metálico entre a carcaça e a mola membrana. 3) Retire o platô da prensa e instale o conjunto de embreagem normalmente, apertando os parafusos progressivamente (aos poucos) e alternadamente (em cruz). Naturalmente, você perceberá um aperto mais fácil. 4) Retire o cabo.
.

se for trocar no lugar vai precisar de uma ferramenta desta.
http://www.ferramentaskennedy.com.br/lo ... m-do-monza
tomara que alguem mais possa te ajudar com dicas de trocar no lugar,pois tirar ou afastar o cambio nao me deixou muito animado nao.
amanha vejo como ficou e se puder te ajudo mais um pouco.
um abraço amigo :smt023
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

AC Delco tbm nao vem de fabrica nos 89? Tem tantas pecas AC Delco de fabrica no Monza....
A AC Delco não fabrica peças, apenas as embala. Para o ano do seu Monza os kit's eram Luk ou Amortex, que essa última foi adquirida pela Sacks. Poderia vir como é até hoje em embalagem GM, AC Delco ou do fabricante da embreagem.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por rafamts »

Puxa, meu monza é 94. Só de pensar que para efetuar a troca vou ter que afastar o câmbio, já fico desanimado! Mas nada é impossível para os amigos monzeiros!
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

jesuino b ferreira escreveu:amigo kaioemmanuel,seu monza pelo que vi da para trocar sim.olha ai
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... m+do+monza

como voçe trocou aquela coifa de homoçinetica,acho que consegue ir mais adiante.
eu ja troquei do meu carro,mas como nao consegui puxar o eixo piloto,optei por tirar o cambio fora.
leia este topico e em particular a segunda resposta.isto e muito importante.
http://www.monzaclube.com/sosmonza/sosm ... m_01.shtml
.

se for trocar no lugar vai precisar de uma ferramenta desta.
http://www.ferramentaskennedy.com.br/lo ... m-do-monza
tomara que alguem mais possa te ajudar com dicas de trocar no lugar,pois tirar ou afastar o cambio nao me deixou muito animado nao.
amanha vejo como ficou e se puder te ajudo mais um pouco.
um abraço amigo :smt023
Amigo Jesuino, suas dicas me ajudaram bastante. Meu maior medo era exatamente de precisar de alguma ferramenta especial, e por acaso nao tenho um extrator desses.
Tambem vi que o melhor mesmo eh retirar o cambio, e dar uma geral em toda a parte de acionamento. Ate pq acho meu pedal muito pesado, muito mesmo.

Como vc ja retirou seu cambio, pode me dar mais algumas dicas?
Quero saber se consigo fazer sozinho. So o que tenho pra segurar o carro sao dois cavaletes, e um jacarezinho do meu pai.
Outra coisa, se retirar o cambio, consigo efetuar a troca sem esse tal extrator?
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Outra coisa, se retirar o cambio, consigo efetuar a troca sem esse tal extrator?
se tirar nao precisa usar o extrator.vou te passar uma mp com meu msn.

como acho que vai fazer um tutorial nao tem problema.pois aqui seria mais visivel para outros menbros.so que vai poluir demais o topico. :smt023
so que começou relampear agora e vou ter somente mais uns minutos.mas vao ser sufiçientesm
olha suas mp ai que meu recado vai estar la. :smt024
Responder