troca de embreagem,duvidas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kraudyu »

Carlos A. Freire escreveu:A última vez que fiz esse serviço foi na troca de embreagem do meu ex Monza SL/E 91, isso em 1997. Não tenho uma memória tão boa assim. Naquela época não tinha manual de reparações. Foi só usar a lógica e as ferramentas corretas para que solte o eixo piloto. No manual de reparações deve indicar o que fazer, só usar a lógica e o bom senso, quando não se temos informações.

Será o anel que impede que o eixo piloto saia sozinho ou atrapalhe na sua remoção.

Meu Monza GLS 96 não tem esse recurso, então quando fiz a troca de embreagem em julho de 2011, precisei remover o câmbio.

No manual de reparações, na página 7C-01 tem todos os procedimentos de troca dessa embreagem

Abs,

Carlos Freire
Pela lógica a ferramenta vai do lugar do parafuso, e conforme vai se apertando o eixo piloto é puxado, mas decidi perguntar para quem já fez esse tipo de serviço para ter certeza. O chato parece ser retirar a trava do parafuso, mas com calma e usando o bom senso se consegue realizar o serviço, mão á obra. Valeu Carlos, Deus te abençoe e até!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A ferramenta vai puxar o eixo piloto.

A trava se remove usando um alicate de tirar travas. Daqueles que tem a ponta bem fina.

Não se esqueça de colocar a outra parte da ferramenta lá no platô antes de soltar o eixo piloto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kraudyu »

Embreagem trocada, o serviço foi mais fácil do que eu pensava, e o melhor: R$ 150 reais economizados (o preço médio de uma troca de embreagem) :lol:

Uma pena a GM não ter continuado com esse tipo de caixa seca, facilita e muito a troca da embreagem. Valeu Carlos A. Freire e os demais colegas pelas dicas :smt023
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por avvsilva »

kraudyu escreveu:Embreagem trocada, o serviço foi mais fácil do que eu pensava, e o melhor: R$ 150 reais economizados (o preço médio de uma troca de embreagem) :lol:

Uma pena a GM não ter continuado com esse tipo de caixa seca, facilita e muito a troca da embreagem. Valeu Carlos A. Freire e os demais colegas pelas dicas :smt023
E aí kraudyu, ficou satisfeito? Sentiu o pedal mais macio? E o rolamento? O do seu Monza fazia barulho quando soltava o pedal, com o carro em marcha lenta? A embreagem do meu Monza não está patinando, mas, além do pedal vibrar um pouco, o rolamento está chiando. É o próximo serviço que vou fazer no meu, junto com a troca do óleo do câmbio e juntas.

Mais um perguntinha :lol: : quando retirou a tampa lateral do câmbio (a mais externa, lisa) para afastar o eixo-piloto, reparou se vaza óleo de câmbio? Obrigado! :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ao abrir a tampa é natural cair um pouco de óleo por ali.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por kraudyu »

avvsilva escreveu:
kraudyu escreveu:
E aí kraudyu, ficou satisfeito? Sentiu o pedal mais macio? E o rolamento? O do seu Monza fazia barulho quando soltava o pedal, com o carro em marcha lenta? A embreagem do meu Monza não está patinando, mas, além do pedal vibrar um pouco, o rolamento está chiando. É o próximo serviço que vou fazer no meu, junto com a troca do óleo do câmbio e juntas.

Mais um perguntinha :lol: : quando retirou a tampa lateral do câmbio (a mais externa, lisa) para afastar o eixo-piloto, reparou se vaza óleo de câmbio? Obrigado! :smt023
Mais do que satisfeito, a embreagem do meu Kadett já estava no "osso" (uma parte do revestimento do disco já tinha se desprendido), começou patinando de leve e depois de uns 3 dias andando com o carro direto piorou muito, mas até que ela durou bastante (comprei o Kadett em fevereiro de 2009 com essa embreagem que troquei, não sei quanto tempo ela já estava no carro, só sei que no disco vem marcado que ela foi fabricada em 2001).

Quando retirei a tampa lateral do vazou um pouco de óleo sim.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por dbzronaldo »

A minah ta pessima já, desde de quando comprei meu Nego, em 2009. ela ja era bem dura. mas durou até agora.
tipo, ainda ta nele, mas ja começou a patinar.. em retomadas ta acelerando muito.
igual carro automatico sem conversor ou bloqueador de torque, não sei como fala. ashhasuhuas

mes que vem vou trocar. heheh
abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
fabiohumberto100
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 38
Registrado em: 20 Abr 2011, 15:12
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: troca de embreagem,duvidas

Mensagem não lida por fabiohumberto100 »

boa tarde monzeiros! o meu monza tremia muito quando ia sair e agora quando seguro ele na marcha ele ta fazendo um barulho tipo raspando equando piso na embreagem tambem faz esse barulho, o meu mecanico nao abriu para ver , mas deu certeza de que é a embreagem, so que na minha cidade e muito caro pra compra peças e eu queria saber se essa embreagem e a certa do meu monza e se é de qualidade, o meu monza é ano 1994/1995 gls.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ifications

desde já agradeço
Responder