Dúvida Bobina Indutora

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
salsichajw
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Mai 2011, 11:04
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por salsichajw »

Olá Galera
Já procurei ajuda sobre isso nas páginas do forun mas não encontrei algo que respondesse minha dúvida
É basicamente o seguinte :!:

De uns tempos para ca venho percebendo que o carro vem dando uns tranquinhos suaves de vez em quando, como se não estivesse rodando lizinho e sinto que, quando estou terminando de engatar qualquer marcha, percebo que o carro está segurando muito.
Com base nisso vejo que ele está com pouca potência. Quando dirigo como fazia antes, seguindo muito o vacuômetro, o carro acelera muito lentamente e para conseguir a resposta do motor como fazia antes, sem subir o ponteiro do vacuômetro, o mesmo sobe muito.
Alem desses sintomas o carro esta gastando demais da conta, completei o tanque na quinta e hoje já esta na metade seguindo o mesmo percurso que faço em todas as semanas, casa trabalho, e ainda andando lerdamente para não subir o ponteirinho, mas mesmo assim ele ta gastando muito.
Por finalizar sinto cheiro de gasolina algumas vezes, acredito eu que venha do escapamento

Então pensando nisso acredito que algum dos pistoes nao trabalhe direito, nao sei, acho q a bobina Indutora nao esteja enviando a corrente para alguma vela direito, mal contato ou em algumas vezes nao finalize o ciclo do mesmo, dando esses tranquinhos e jogando minha gasolina para fora.

Queria pedir a ajuda da galera que entende melhor sobre isso
Como poderia testar para ter certeza de que peça, fio, bobina, ou que seja, esteja danificada e assim proceder com a troca?
Queria ver isso pessoalmente pois estou acreditando que os mecânicos que já usei por aqui não estejam trabalhando corretamente :smt021
Alguns meses atras levei em um e pedi que fizesse uma geral no motor
Trocar peças velhas, juntas, mangueiras, reservatorio quebrado, etc. Ele fez o serviço mas já voltei 2 vezes para corrigir problemas que não parecem ter sanado.

Desde já agradeço. Valew :D
Monza 93 - Prata SL/E - Gasolina, 2.0
The Sharky
TAGARRO HITECH
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 70
Registrado em: 13 Abr 2010, 10:13
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por TAGARRO HITECH »

Ja sofri bastante com " MEXANICOS " mas creio que derrepente com um multímetro vc consiga medir o fluxo de energia da bobina, mas ja pensou em dar uma olhada também no distribuidor ? na tampa principalmente , Ja que trocou velas e cabos...
A bomba de combustível também costuma pregar essas pegadinhas... mas como vc disse que cheira a gasolina derrepente esteja vazando na bomba mesmo... mas....

Boa sorte
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para o sintoma é mais fácil o defeito estar nas velas, cabos de velas, sensor MAP do que na bobina de "ignição". Até mesmo o combustível pode ter problemas.
O ideal é fazer avaliação com testes indicados nos manuais para encontrar o problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
salsichajw
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Mai 2011, 11:04
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por salsichajw »

OK
Quando comentei a bobina era no caso a indutora, ou sensor map, distribuidor.
Pelo que houvi falar nos outros tópicos acreditei que a bobina indutora fosse a que fica interna a tampa do distribuidor.
A bobina de ignição não tem nada a ver com isso
Sobre a bomba foi trocada semana retrasada
E as velas foram trocadas junto com essa ultima manutenção do motor
Mas se vcs ja confirmam que esses sintomas estao relacionados com parte elétrica até as velas já me da um norte
Obrigado
Monza 93 - Prata SL/E - Gasolina, 2.0
The Sharky
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Interna ao distribuidor, fica a bobina impulsora.
A bobina impulsora junto com imã produz pulsos para fazer o sinal de rotação do motor e enviar ao módulo de injeção eletrônica.

A bobina de ignição, que fica fora do distribuidor, com os pulsos do módulo HEI e UCE produz alta tensão para as velas. Antes entra no distribuidor para depois ser distribuída para as velas.

Como a bobina impulsora produz apenas sinal, a corrente é muito baixa. O que ocorre e tem muitos tópicos aqui dizendo, é que ele pode ter mau contato e não enviar o sinal de rotação. Sem esse sinal, a UCE bloqueia a alta tensão para as velas, os pulsos para o bico injetor e a bomba de combustível, para funcionar de forma definitiva.

Se um desses itens estiver funcionado, o pulso de rotação está chegando a UCE.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1248
Registrado em: 25 Set 2008, 20:04
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por jhsantana »

Deve-se atentar também ao fato dos cabos das velas estarem gastos,trocou velas troca cabos, geralmente quando se troca o distribuidor deve trocar também o rotor, pois ele como todos os componentes eletricos do carro tem seus valores de resistencia.De uma olhada no topico manuais que deve ter algo sobre valores de resistencias dessas peças.
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
salsichajw
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 58
Registrado em: 23 Mai 2011, 11:04
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por salsichajw »

Ontem dei uma olhada no cabo que vai para o distribuidor
Tanto o conector da tampa quando o do cabo estavam oxidados
Passei um desengripante e depois dei uma volta
Deu uma melhorada, mas hoje de manha ja começou a apresentar os sintomas
Quando troquei as velas os cabos das mesmas foram trocados ja o que vai para o distribuidor nao
Pretendo no fim de semana averiguar os valores das tensões e resistências de cada um dos envolvidos
Tem um vídeo tutorial sobre injeção eletrônica, Modulo 3 Sistema Multitec 700, que passa muito de como medir. Pretendo me basear nele
Se conseguir tb faço a analise da UCE, apesar de nao achar necessário
Semana que vem posto os resultados
Desde já agradeço galera
Abraço
Monza 93 - Prata SL/E - Gasolina, 2.0
The Sharky
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida Bobina Indutora

Mensagem não lida por waldir »

Quando troquei as velas os cabos das mesmas foram trocados ja o que vai para o distribuidor nao
Salsicha,
por qual razão não foi trocado o cabo central que conecta a bobina de ignição ao distribuidor?
Quando se compra o jogo de cabos são 5.

Precisa tirar a tampa do distribuidor e verificar se os bornes interiores estão muito oxidados... Com uma lixa de unha comum dá pra limpá-los sem danificar.
Verifique o rotor, passe também a lixa no metal onde sai a faisca para os bornes... verifique se o carvão do borne central está bom, ou seja, fazzendo um bom contato com a chapinha do rotor.

Os bornes externos da tampa do distribuidor devem ser verificados e limpos pelo menos 1 vez a cada 3 meses e os conectores dos cabos bem encaixados, tem que fazer click em cada um.

O desengripante é a base de silicone ( que é isolante)... no caso de 30KV não faz diferença, pode até usar, mas deve enxugar para tirar o excesso.
No caso o ideal é o limpa contatos. O WD40 e assemelhados atua bem em oxidos de ferro e não em zinabre

Marque a posição dos cabos na capa do distribuidor para não invertê-los
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder