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[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 18 Ago 2011, 21:51

bem fazer eu ja fiz e da 0,8mm

pondo 35ml quase enche a camara,quase não da pra medir,o fluido fica berando a borada da camara...

vou tentar fazer com um liquido menos viscoso...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 18 Ago 2011, 22:24

nossas camaras sao diferentes entao sao resultados diferentes. nao tendi, colocou 35ml e ja tava transbordando? nao tinha 43ml antes? usa uma placa de vidro e deixa uma frestae da uma leve inclinada pra entrar ao maximo. passa graxa envolta da camara como vedação.
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 18 Ago 2011, 22:42

não... ele não transborda,mais fica quase cheio,ele fica 0.8mm da borda,mas como o fluido é muito viscoso não consigo medir direito,mal desso a aste to paquimetro e ele ja encosta no fluido.eu marquei 0,8mm no paquimetro,sem muita precisão...

por issu vou fazer com algum liquido menos viscoso...oleo diesel!...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 18 Ago 2011, 23:16

agora entendi, como disse sao camaras diferentes entao nao da pra avaliar tem que ser no braço a medição tua camara é assimetrica. o calculo que o 500ef postou nao te serve, vai ter que se na mao como esta fazendo;

e capaz de ta certo esses -0.8mm pra 35ml
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 18 Ago 2011, 23:19

bem se no caso eu arredondar para 1mm,ainda terei a taxa 10:1?

ou ainda é arriscado? :smt017
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 18 Ago 2011, 23:25

faça a medição com -1mm pra ver oque consegue na camara. mas com 35ml ja tem 10:1
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 18 Ago 2011, 23:30

ahh sim!!...

então não vai ser preciso,se voce diz que com 35ml ja consigo a taxa,so preciso ter certeza que a medida é -0,8mm..
so preciso fazer outro teste pra saber se realmente essa é a medida...

outra duvida tirei os tuchos desse cabeçote,ja limpei e tals.quando dar pra saber que os tuchos estão ruins?
aparentemente os que estão nele tão bons,na minha opinião...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 19 Ago 2011, 01:08

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:então não vai ser preciso,se voce diz que com 35ml ja consigo a taxa,so preciso ter certeza que a medida é -0,8mm..
so preciso fazer outro teste pra saber se realmente essa é a medida...
exatamente, se conseguiu 43ml no cabeçote atualmente -8ml da 35ml... o suficiente pra ter 10:1 de taxa mais que isso e arriscado.

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:outra duvida tirei os tuchos desse cabeçote,ja limpei e tals.quando dar pra saber que os tuchos estão ruins?
aparentemente os que estão nele tão bons,na minha opinião...
tem que desmontar e ver se estao com as paredes muito espelhadas se tiverem estao gastos. tem que entrar apertado(eixo central e carcaça do tucho) sem folga praticamente. faz a limpeza individual deles eu tinha feito um video tutorial pra ajudar tempos atras.
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 19 Ago 2011, 12:44

bem refiz o teste da camara das valvulas,e deu 0,8mm mesmo...

Rafaelo no caso eu poderia tirar 1mm pra arredondar?ou ainda é muito risco?

e os tuchos depois vou dar uma olhada,mais quando montei eles não pareciam estar com folga...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor 500EF » 19 Ago 2011, 12:57

Eu tiraria logo tudo que puder e partiria para o alcool... :wink:
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Diego Paiva » 19 Ago 2011, 14:04

Dentinho, desculpa desvirtuar um pouco o teu tópico pra tirar uma dúvida... mas vamos lá...

500EF escreveu:
Mandei tirar 2mm deste cabeçote e ainda tirei a folha do meio da junta metalica da S10, que tem mais 0,7mm => rebaixo total de 2,7mm na camara, o que levou minha taxa de compressao de 9,6:1 para pouco mais de 13:1. :wink:


Eduardo, me explica isso direito. Como vc fez isso? Que folha é essa..... pq se eu fizer isso, tirar 0,7mm vai ficar bom pra mim, vou elevar a taxa sem rebaixar meu cabeçote! :)
Não rebaixei o cabeçote, pois ele é novo... fiquei com dó de tirar todas as "vidas" de um cabeçote novinho... Como faço essa parada de tirar a folha da junta? Vou montar com junta de aço! Se der certo isso, já vou rebaixar perto do que eu queria rebaixar antes, que seria 1mm, e o melhor o cabeçote fica originalzim.

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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 19 Ago 2011, 14:14

pra gasolina é arriscado. pq nao faz alcool de uma vez? tu tem gnv ne? vai fica bom com uma taxa maior que 10:1 nesses 2 combustivel. faz uma nova medição ve quanto tem da base da vela ate o topo e calcule quantos ml tem ate ali e volte com o resultado que calculamo aqui. seria o maximo permitido em cabeçote.

estavam muito espelhados o corpo interno? senao so uma limpeza e reutiliza eles. se complicar, e facil de troca depois por novos sem desmontar o cabeçote.
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor 500EF » 19 Ago 2011, 14:15

Nao sei se mexer na junta metalica do 2.0 faria tanta vantagem como na do 2.4. Tem que medir para ver...

Como eu disse, parece que fizeram uma folha bem grossa para ajudar a destaxar o 2.4... Foi ela que eu tirei...

Quanto ao cabeçote, eu tirei 2mm e quando recebi de volta da retifica ainda fiquei olhando la e achei que devia ter mandado tirar mais um pouquinho... hahahaha

MAs se voce nao quiser ir ate no osso, tira 1mm que com certeza ainda fica mais 1mm de sobra para alguma eventualidade... E use as formulas que colocamos ai em cima para calcular para quanto vai a taxa... :wink:
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 19 Ago 2011, 14:25

Diego Paiva escreveu:Dentinho, desculpa desvirtuar um pouco o teu tópico pra tirar uma dúvida... mas vamos lá...


Que issu parcero!!...

aqui é pra tirar todas as duvidas mesmo,talves sua duvida possa servir pra mim

se bem que ja não é mais um topico simples de mudança de comando,ja virou preparação,se voces quiserem mudar pra sessão correta é so fazer...

:smt023

Rafaelo escreveu:pra gasolina é arriscado. pq nao faz alcool de uma vez? tu tem gnv ne? vai fica bom com uma taxa maior que 10:1 nesses 2 combustivel. faz uma nova medição ve quanto tem da base da vela ate o topo e calcule quantos ml tem ate ali e volte com o resultado que calculamo aqui. seria o maximo permitido em cabeçote.

estavam muito espelhados o corpo interno? senao so uma limpeza e reutiliza eles. se complicar, e facil de troca depois por novos sem desmontar o cabeçote.


no caso o que eu teria que fazer,mudar os pistões tambem?ou daria pra por alcool nesses pistões a gasolina,teria que mudar o ponto,certo?
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor 500EF » 19 Ago 2011, 14:30

Que da', da'...

Eu rodo com alcool no meu monza veio que tem 8,8:1 de taxa (ele e' turbo, mas mesmo na fase aspirada anda bem...).

Mas se tiver condiçoe$ de mudar os pistoes tambem, seria o ideal... Ai nem vai precisar tirar muito do cabeçote... Teria que recalcular, mas creio que com menos de 1mm ja passe dos 13:1

E qualquer coisa acima de 13:1 de taxa para rodar com alcool e gnv ia ficar muito file'...

E para nao ter que fechar as velas e jogar fora boa parte do ganho que tera', principalmente com gnv e esta taxa, uma igniçao seria primordial...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 19 Ago 2011, 15:14

então Eduardo,no caso de 43ml teria que tirar quanto pra atingir a taxa desejada...


no caso eu teria tambem que ver como esta meu motor,pq não sei se ele ja foi feito retifica,no caso de eu andar com esses pistões o que que tenho que fazer,em ralação a mudanças...?
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor 500EF » 19 Ago 2011, 16:23

Para chegar nos 13:1 so pelo cabeçote fica complicado... Eu consegui isso no 2.4 mas no 2.0 precisaria tirar muito:

Vamos aos calculos:

( 499,56ml + v ) / v = 13
499,56 + v = 13v
499,56 = 13v - v
499,56 = 12v
v = 499,56 / 12
v = 41,63 ml

Como o "v" original e' de 64,046, entao 64,046-41,63 = 22,416 ml que precisa tirar do cabeçote... Nao da'...

Mas se usar os pistoes do a alcool, que tem taxa original de 12:1 e "v" = 45,41 (nao vou demonstrar estes calculos, mas e' igual eu fiz ai em cima, so mudando o 13 para 12), fica mais facil... ai faltaria tirar mais 45,41-41,63=3,79ml

Ate aqui e' matematica... A menos que eu tenha cometido algum erro nos calculos, podem medir que tem que bater...

Quanto a fazer alguma coisa na parte debaixo, obviamente, se seu motor estiver batendo, ou prestes a bater, com a taxa mais alta pode ser que venha a ter problemas... Ai, so avaliando o estado dele para saber... (lembrando que tenho turbo no meu monza veio, que tem 220.000 km e motor STD, e taxa de 13:1 nao e' nada perto de um turbo... :wink: )
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 19 Ago 2011, 17:47

eu faria o mais simples agora. taxar ao maximo o cabeçote deve conseguir algo de 10,8:1 oque ja estaria razoavel pra andar no alcool. vai gastar nada pra fazer isso, mas se o motor ta meio capenga fumando e se batendo ae ja vale apena mesmo e partir pra retifica mas é questao de grana né.

oque posso dizer que com alcool acima dos 10,5:1 ja é lucro. principalmente no gnv
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 20 Ago 2011, 21:43

o motor não ta ruim,ta muito bom,so o cabecote que ta com um retentor de valvula rim e ta fazando pra camara do 4º cilidro...

ja que vou fazer essa troca ja aproveito e dou um up...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 23 Ago 2011, 13:19

Tem como saber uma medida perdida de retifica,é pq meu pai fez retifica em um vira brequim que ele tem,mas ele perdeu a medida da retifica,tem como saber qual a medida que foi feita,ou tem que retificar de novo?
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor 500EF » 23 Ago 2011, 15:15

Se medir com um paquimetro e comparar com a tabela de medidas STD da para saber...
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 23 Ago 2011, 16:25

so com micrometro, em 4 pontos de mediçao do colo e compara com a tabela do manual, tem com fazer. nao esqueça de medir os colo fixo e movel e comparar com o valor STD sao decimais a difereça
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 23 Ago 2011, 23:41

se eu levar em retifica eles conseguem descobrir?

outra coisa to pensando em montar o motor que meu pai tem...

ja tem o virabrequim,mas preciso descobrir quais são as medidas...

tem o bloco...
como posso saber se o bloco ja recebeu retifica?
qual a medida STD dele,pra que eu possa por novos pistões?

tem bielas,da pra fazer uma preparação boa...

vou precisar de pistões a alcool,talves uma bomba nova... :smt017
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor Rafaelo » 24 Ago 2011, 00:32

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:se eu levar em retifica eles conseguem descobrir?
sim.

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:tem o bloco...
como posso saber se o bloco ja recebeu retifica?
qual a medida STD dele,pra que eu possa por novos pistões?
mesma forma, leva na retifica pq vai precisar de um micrometro interno pra isso. so com ferramentas especiais pra fazer esse tipo de medição. a retifica tem suas tabela e fazem sem problemas o diagnostico.
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagempor *DEntinHo-Rj* Pp* » 29 Ago 2011, 21:52

Rafaelo a polia do comando,ela é especifica pra cada tipo de comando?

é pq to com uma aqui que so entra no comando esportivo,mas não entra no comando com a letra "J"... :smt017
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*DEntinHo-Rj* Pp*
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