Para saber se ainda e' STD, basta medir a altura dele... Se nao me engano (alguem confirma ai, por favor), a medida dos GM familia II e' 96mm. Se tiver com menos que isso, ja foi aplainado.*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:fiz a medição da camara das valvulas,e achei 43ml,acho que esse cabeçote ja foi plainado :smt017
o teu tem 47ml original...
o que voce acha?ta certo?
Quando eu medi o cabeçote usado que comprei para retrabalhar e fazer um "up" na minha Blazer (tem um topico sobre ela aqui no forum), medi em casa, improvisando com uma seringa de remedio e oleo de cozinha.
Achei 42 ml, sendo que ele ja estava com 0,5mm a menos que a medida STD.
Mandei tirar 2mm deste cabeçote e ainda tirei a folha do meio da junta metalica da S10, que tem mais 0,7mm => rebaixo total de 2,7mm na camara, o que levou minha taxa de compressao de 9,6:1 para pouco mais de 13:1.
E para saber qual o volume total da camara (tudo que sobra para cima do pistao, inclusive junta, dome, etc), se tiver todos os dados de fabrica, da para fazer a conta de tras para frente, informando o volume da admissao ( (diametro2 x 3,1416 / 4) x deslocamento ) e a taxa na mesma formula que usam para calcular a taxa.
Exemplo:
Motor 2.4:
Diâmetro: 87,5mm
Curso: 100mm
Taxa de compressão: 9,6:1
Volume da "cilindrada": (((87,5mm x 87,5mm x 3,1416)/4 ) x 100mm ) / 1000 ) = 601,32 ml
Volume calculado da câmara+junta+cava pistão: 69,92 ml
Conferindo:
Taxa de compressao = ( 69,92+601,32 ) / 69,92 = 9,6