[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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500EF
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Gente, para saber o volume da camara de um motor STD, basta fazer o calculo da taxa de tras para frente, como eu disse ai em cima.

Usando os dados do original a gasolina, que tem 8,8:1 de taxa.

Volume admitido = (86mm x 86mm x 3,1416 / 4) x 86mm /1000 = 499,56 ml

Taxa de compressao = Volume admitido (V) + volume da camara (v) / volume da camara (v)

Lembrando que estou chamando de volume da camara tudo que sobra de espaço com o pistao em cima, ou seja, considerados deck, dome, cava, junta, cabeçote, vela, etc.

Portanto, temos que:

( 499,56ml + v ) / v = 8,8
499,56 + v = 8,8v
499,56 = 8,8v - v
499,56 = 7,8v
v = 499,56 / 7,8
v = 64,046 ml
Eduardo Rettore
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

bem!!..
ja tirei a medida do cabeçote...

na regua tem a medida de 96mm,como havia dito o Eduardo,mas não sei se essa medida é a STD,e no paquimetro tem a medida 96,2mm
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Rafaelo
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

corrigindo dei uma editada, informei o deslocamento do 2.0 errado acima, copiei do site monzaclube :) . gasolina 2.0 fase 2: 1998ml / 4 = 499.5ml(cc)

usando a conta 499,5 + 64 / 64 = 8.8
a camara de compressao total tem 64...
64 - 43 do cabeçote = 21...
21 - 7 da junta = 14ml (DECK)

se realmente for STD o cabeçote. ja pra calcular taxas pretendidas, com esses dados.
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500EF
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Ate a parte dos 64ml e' matematica, nao tem como estar errado... :wink:

Agora, vai uma mediçao que fiz (daquele jeito, usando seringa de 10ml de remedio e oleo de cozinha) quando estava estudando os "ups" na minha Blazer:

Para 0,8mm de rebaixo no cabeçote, encontrei 6ml de volume. Como a parte inicial da camara parece ser mais-ou-menos simetrica, por regra de 3 deve dar para chegar a um resultado bem proximo da realidade, sobre quantos ml voce tira da camara.

No caso do meu cabeçote, tirei 2mm ( se 0,8mm dao 6ml, entao 2mm de rebaixo dao 15 ml) + 0,7mm da junta (mais 6,1 ml). Com isso, o volume da minha camara passou de 69.92 (o da 2.4 e' maior que o do 2.0) para 48,82. Levando a taxa de compressao de 9,6:1 para 13,3:1 (teoricos... nao conferi). :wink:
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

desse calculo quanto posso tirar no meu cabeçote,da pra tirar 1,3mm?ou posso tirar mais?
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Rafaelo
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

so calcular agora fico facil. camara cabeçote atual 43ml = 8,8:1 pelo que vimos

camara cabeçote rebaixada(simulação) deixando só 38ml, conta abaixo...
deslocamento = 499,5
deck = 14
junta = 7
cabeçote= 35

499,5 + 56 / 56 = 9,9:1

e so nivelar o cabeçote e colocar 35ml e medir a altura ate a face do cabeçote com paquimetro, o numero que der é o quanto precisa tirar na fresa bem simples. mas so faça algo no cabeçote quando desmontar o motor e medir na pratica o deck, so estamos simulando valores aqui. tu pode fazer agora pra ver quanto vai precisar remover do cabeçote. chuto algo de 2mm

lembrando que o cabeçote será a ultima retifica fazendo -2mm pra pegar taxa 10:1 acho que daria pra usar a junta da S10 2.4 como 500ef fez assim poupando alguns mm do cabeçote. so nao sei se da pra usar... da Eduardo?
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

desculpa a pergunta..mas fazendo issu tudo eu tenho algum ganho bom de potencia,da pra sair dos 99 poneis de potencia... :mrgreen:

uma duvida o pino do comando que centraliza a polia ele e fixo ou é movel?

pq o pino do comando que eu tenho ele entrou,se não tiver entrado ele ta amassado pra dentro... :?
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Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

o Eduardo é prova que melhora, eu ja sabia mas na pratica tu consegue ver, consumo tb. claramente que melhora. tem dos 2 tipos com pino e com parafuso. coloca uma foto pra ver.
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