[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:
RicardoDS escreveu:Biela fase 2 é 3mm mais longa que a biela do fase 1.
humm!

maiiiss..
quais são as medidas? :smt005
Se não me engano, as bielas tem 143mm.
outra duvida,Rafaelo me disse que existem 2 tipos de valvulas de adm.,uma tem 43mm e a outra medi quanto...

to achando que as valvulas que eu tenho não são 43mm,medi no paquimetro e deu 41,alguma coisa,não lembro bem... :smt017
Existem de 41,8 e 43mm (acho que vinham em monzas antigos).

Deve aumentar o risco de trincar entre as válvulas, mas no cabeçote da minha blazer, usei as de 43mm e até agora, pelo menos, tudo ok. :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

então Eduardo,no caso eu não posso por valvulas 43mm nesse cabeçote,tenho que manter as de 41,8mm?

e qual seria a diferença,tendo uma de 43mm para a de 41,8mm? :smt017
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:qual seria a diferença,tendo uma de 43mm para a de 41,8mm? :smt017
essa valvula de 43mm foi uma experiencia que nao trouxe beneficio algum na pratica o risco de trinca e desprendimento da sede é maior pq diminiu a area da prensa da sede. tanto é que so foi feito esse modelo de 43mm depois todos inclusive os 2.4 que tem um deslocamento imenso sao 41mm.

exemplo de extremos: sao quase 50CV a mais com a mesma valvula. a teoria é que maior a valvula mais entra oque nao é verdade, 41mm é suficiente pra muita potencia aspirada.

*cabeçote 8V 1.8 fase 2 95CV 41mm adm
*cabeçote 8V 2.0 fase 2 140CV 41mm adm
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

Rafaelo tem como saber se as valvulas mesmo usadas ainda estão boas,eu dei uma limpesa nelas e elas ficaram como novas,ainda são originais GM,de forma que esse cabeçote esta a mais de 15 anos parado...
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:Rafaelo tem como saber se as valvulas mesmo usadas ainda estão boas,eu dei uma limpesa nelas e elas ficaram como novas,ainda são originais GM,de forma que esse cabeçote esta a mais de 15 anos parado...
tem pra isso vai precisar de um micrometro. paquimetro nao serve pra medir forma cilindrica.

faça medição em 3 pontos base,meio,topo. onde estiver espelhado. no manual tem o limite de desgaste.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:essa valvula de 43mm foi uma experiencia que nao trouxe beneficio algum na pratica o risco de trinca e desprendimento da sede é maior pq diminiu a area da prensa da sede. tanto é que so foi feito esse modelo de 43mm depois todos inclusive os 2.4 que tem um deslocamento imenso sao 41mm.

exemplo de extremos: sao quase 50CV a mais com a mesma valvula. a teoria é que maior a valvula mais entra oque nao é verdade, 41mm é suficiente pra muita potencia aspirada.

*cabeçote 8V 1.8 fase 2 95CV 41mm adm
*cabeçote 8V 2.0 fase 2 140CV 41mm adm
Para os 2.0, concordo que se era assim e mudaram, deve ter tido motivo. Mas nos 2.4 8v, como são carros voltados apenas para torque em baixa e morrem cedo (potência máxima original a 4800rpm), acho que pode se um dos gargalos que eu eliminei...

Não sei explicar qual das mudanças que fiz acabou com o problema, mas em duas S10/Blazer 2.4 que já andei, acima de 140 km/h chegam a urrar muito alto...

A minha, depois dos "ups" no cabeçote, bate nos 160 km/h do painel e quer mais, sem o menor sinal de estar perto do limite do motor... E a potência máxima pulou de 4800 para 5400 rpm.

Ainda tiro esse limitador um dia... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Para os 2.0, concordo que se era assim e mudaram, deve ter tido motivo. Mas nos 2.4 8v, como são carros voltados apenas para torque em baixa e morrem cedo (potência máxima original a 4800rpm), acho que pode se um dos gargalos que eu eliminei...
a primeira impressao parece que aumentando o diametro da valvula de admissao se aumenta potencia e torque, mas nao é bem assim... quem dita quando o torque/potencia max será em tal faixa sao basicamente 2 coisas. comando e prog da ECU, ou seja o comando entra mais cedo e os mapas da ECU tb sao alterados nessa faixa que o comando solicitar(mais cedo). mesma coisa da polia regulavel que da pra trazer o torque mais cedo e a potencia deixando um 'mini trator'. a S10 2.0 EFI é um monza 2.0 EFI com comando e programação de exploração max do torque bem cedo, e nao por isso aumentaram a valvula adm.
500EF escreveu:Não sei explicar qual das mudanças que fiz acabou com o problema, mas em duas S10/Blazer 2.4 que já andei, acima de 140 km/h chegam a urrar muito alto...
A minha, depois dos "ups" no cabeçote, bate nos 160 km/h do painel e quer mais, sem o menor sinal de estar perto do limite do motor... E a potência máxima pulou de 4800 para 5400 rpm.
Ainda tiro esse limitador um dia... hehehe
esse foi o alcool e a taxa que tu fez :D provavelmente deslocou os picos mais adiante do original. aumento de diametro na admissao sou bem setico, a nao ser que tenha um bom motivo como em motor de baixa cilindrada abaixo dos 1.6 que tem a valvula pequena pra motor mexido e mesmo assim é preciso alarga tudo(sede,valvula,dutos,coletor,TB,etc). nao so a valvula pq terá outros gargalos a vista, inclusive o principal o comando alias se deve começar por ele :P .
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: e nao por isso aumentaram a valvula adm.
Mas é de quinta e pé embaixo que a coisa fica feia... E a 140 km/h em quinta, o giro ainda está baixo, bem longe do corte por rotação...

O barulho de urrado que o motor original faz é tão feio que você tira o pé...

esse foi o alcool e a taxa que tu fez :D provavelmente deslocou os picos mais adiante do original. aumento de diametro na admissao sou bem setico,
Não acho que tenha sido isso... Fiz taxa + álcool no vectra e não percebi deslocamento da curva para mais tarde. Apenas uma elevação linear do torque por toda ela...

Como eu disse, já que foram feitas várias coisas no cabeçote, não posso afirmar se apenas uma delas leva o mérito ou se foram todas juntas que conseguiram "soltar" o motor...

Eu creio que cada uma tenha dado uma contribuição que levou ao resultado. Mas concordo que no caso de um 2.0 aspiradinho básico, a válvula maior possa ser dispensável... Até pelo risco de trinca, como eu disse lá no início... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder