[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

*DEntinHo-Rj* Pp* escreveu:fiz a medição da camara das valvulas,e achei 43ml,acho que esse cabeçote ja foi plainado :smt017

o teu tem 47ml original...
o que voce acha?ta certo?
Para saber se ainda e' STD, basta medir a altura dele... Se nao me engano (alguem confirma ai, por favor), a medida dos GM familia II e' 96mm. Se tiver com menos que isso, ja foi aplainado.

Quando eu medi o cabeçote usado que comprei para retrabalhar e fazer um "up" na minha Blazer (tem um topico sobre ela aqui no forum), medi em casa, improvisando com uma seringa de remedio e oleo de cozinha.

Achei 42 ml, sendo que ele ja estava com 0,5mm a menos que a medida STD.

Mandei tirar 2mm deste cabeçote e ainda tirei a folha do meio da junta metalica da S10, que tem mais 0,7mm => rebaixo total de 2,7mm na camara, o que levou minha taxa de compressao de 9,6:1 para pouco mais de 13:1. :wink:

E para saber qual o volume total da camara (tudo que sobra para cima do pistao, inclusive junta, dome, etc), se tiver todos os dados de fabrica, da para fazer a conta de tras para frente, informando o volume da admissao ( (diametro2 x 3,1416 / 4) x deslocamento ) e a taxa na mesma formula que usam para calcular a taxa.

Exemplo:

Motor 2.4:
Diâmetro: 87,5mm
Curso: 100mm
Taxa de compressão: 9,6:1

Volume da "cilindrada": (((87,5mm x 87,5mm x 3,1416)/4 ) x 100mm ) / 1000 ) = 601,32 ml

Volume calculado da câmara+junta+cava pistão: 69,92 ml

Conferindo:
Taxa de compressao = ( 69,92+601,32 ) / 69,92 = 9,6
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

lembrei de uma coisa... esses 43ml que eu disse nao da pra usar como base de calculo no teu. teu cabeçote usa o perfil da camara diferente do meu(meia lua). no teu é o formato de coração ne? vai precisar pegar o volume do PMS pra inserir no calculo e ver qual a taxa original, se tiver a mesma taxa do manual é STD senao foi plainado.

nao da pra usar altura como base, pode ter sobrido plainamento de desempenamento no topo ja que nao se da so de um lado, assim dando falso dados...

alem que tem cabeçotes STD tem modelos mais baixo que outros nao é o caso dele. como o meu exemplo acima meu cabeçote novo flex(11,5:1) tem 43ml e altura inferior a 96mm. por exemplo: astra vectra flex 11,3:1 usa o mesmo bloco/pistao/junta que o astra vectra flex >09 roletado 11,5:1 a unica diferença que ele é rebaixado de fabrica pra dar os 11,5:1

a unica maneira é a tradicional mesmo calculo atual e cruzar com o manual que é de 8,8:1 pra gasolina F2 carburado(perfil coração)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Os meus sao estes aqui:

Cabeçote comprado usado, revisado e retrabalhado:
Imagem


Original da Blazer 2.4 (vem escrito 2.0 nele, assim como nos 2.2... rsrsrs):

Imagem

Imagem
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

kaaaaaa...que conta louca Eduardo,me perdi no 87,5mm... :smt101

mas amanha vou medir o tamanho dele se não for 96mm fica proximo,se der menos de 93mm é pq ja deve ter cido plainado
se der 96mm ou mais ...sei la,97mm...por ai!!

é por que é original,e esse cabeçote tem muitos anos guardado na casa do meu pai,deve ter uns 15 anos ou mais que ele ta parado,meu pai ja comprou ele de um monza que ja tava parado,vai-se mais alguns anos em standy-by...

e ele tem um formato de coração Rafaelo,sei que na carcaça tem 89,não sei se referente ao ano... :smt017
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

é como tinha imaginado esses 43ml que te passei nao da pra usar como conclusao por se tratar de STD(virgem). vai ter que medir tudo pra saber qual a real. so falta o valor do deck(PMS) pra fazer as contas. nao precisa calcular o deslocamento é so divir a cilindrada do motor gas 1998cc / 4 = 499,5ml bem mais facil
CABEÇOTE: 43ML
JUNTA COMP: 7ML
DESLOCAMENTO: 499,5ML
DECK(PMS): ?

se tem formato de coração é F2 carburado. 87-91

Eduardo pelo menos foram honesto, pq colocar 2.4 no cabeçote e ser o mesmo que o 1.8 é propaganda enganosa hehehe ja que os cabeçote injetado F2 e de 1.8 ao 2.4 se trata do mesmo.
Editado pela última vez por Rafaelo em 17 Ago 2011, 14:04, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

E' que nao quiseram nem mudar o molde da fundiçao para alterar a inscriçao "2.0E"... hahaha
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

[quote="Rafaelo"]é como tinha imaginado esses 43ml que te passei nao da pra usar como conclusao por se tratar de STD(virgem). vai ter que medir tudo pra saber qual a real. so falta o valor do deck(PMS) pra fazer as contas. nao precisa calcular o deslocamento é so divir a cilindrada do motor gas 1998cc / 4 = 497ml bem mais facil
CABEÇOTE: 43ML
JUNTA COMP: 7ML
DESLOCAMENTO: 497ML
DECK(PMS): ?quote]

o que vem a ser o DECK?
seria o bloco?
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

isso, sabe quando se coloca o pistao em PMS? ele sobe ao maximo, dae tem que calcular o volume disso. é a mesma coisa que no cabeçote, tapa com uma chapa de vidro,etc e preencha de oleo e vai calculando quantos ml entra ali ate fechar. esse é volume do deck.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder