[Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:essa valvula de 43mm foi uma experiencia que nao trouxe beneficio algum na pratica o risco de trinca e desprendimento da sede é maior pq diminiu a area da prensa da sede. tanto é que so foi feito esse modelo de 43mm depois todos inclusive os 2.4 que tem um deslocamento imenso sao 41mm.

exemplo de extremos: sao quase 50CV a mais com a mesma valvula. a teoria é que maior a valvula mais entra oque nao é verdade, 41mm é suficiente pra muita potencia aspirada.

*cabeçote 8V 1.8 fase 2 95CV 41mm adm
*cabeçote 8V 2.0 fase 2 140CV 41mm adm
Para os 2.0, concordo que se era assim e mudaram, deve ter tido motivo. Mas nos 2.4 8v, como são carros voltados apenas para torque em baixa e morrem cedo (potência máxima original a 4800rpm), acho que pode se um dos gargalos que eu eliminei...

Não sei explicar qual das mudanças que fiz acabou com o problema, mas em duas S10/Blazer 2.4 que já andei, acima de 140 km/h chegam a urrar muito alto...

A minha, depois dos "ups" no cabeçote, bate nos 160 km/h do painel e quer mais, sem o menor sinal de estar perto do limite do motor... E a potência máxima pulou de 4800 para 5400 rpm.

Ainda tiro esse limitador um dia... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Para os 2.0, concordo que se era assim e mudaram, deve ter tido motivo. Mas nos 2.4 8v, como são carros voltados apenas para torque em baixa e morrem cedo (potência máxima original a 4800rpm), acho que pode se um dos gargalos que eu eliminei...
a primeira impressao parece que aumentando o diametro da valvula de admissao se aumenta potencia e torque, mas nao é bem assim... quem dita quando o torque/potencia max será em tal faixa sao basicamente 2 coisas. comando e prog da ECU, ou seja o comando entra mais cedo e os mapas da ECU tb sao alterados nessa faixa que o comando solicitar(mais cedo). mesma coisa da polia regulavel que da pra trazer o torque mais cedo e a potencia deixando um 'mini trator'. a S10 2.0 EFI é um monza 2.0 EFI com comando e programação de exploração max do torque bem cedo, e nao por isso aumentaram a valvula adm.
500EF escreveu:Não sei explicar qual das mudanças que fiz acabou com o problema, mas em duas S10/Blazer 2.4 que já andei, acima de 140 km/h chegam a urrar muito alto...
A minha, depois dos "ups" no cabeçote, bate nos 160 km/h do painel e quer mais, sem o menor sinal de estar perto do limite do motor... E a potência máxima pulou de 4800 para 5400 rpm.
Ainda tiro esse limitador um dia... hehehe
esse foi o alcool e a taxa que tu fez :D provavelmente deslocou os picos mais adiante do original. aumento de diametro na admissao sou bem setico, a nao ser que tenha um bom motivo como em motor de baixa cilindrada abaixo dos 1.6 que tem a valvula pequena pra motor mexido e mesmo assim é preciso alarga tudo(sede,valvula,dutos,coletor,TB,etc). nao so a valvula pq terá outros gargalos a vista, inclusive o principal o comando alias se deve começar por ele :P .
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: e nao por isso aumentaram a valvula adm.
Mas é de quinta e pé embaixo que a coisa fica feia... E a 140 km/h em quinta, o giro ainda está baixo, bem longe do corte por rotação...

O barulho de urrado que o motor original faz é tão feio que você tira o pé...

esse foi o alcool e a taxa que tu fez :D provavelmente deslocou os picos mais adiante do original. aumento de diametro na admissao sou bem setico,
Não acho que tenha sido isso... Fiz taxa + álcool no vectra e não percebi deslocamento da curva para mais tarde. Apenas uma elevação linear do torque por toda ela...

Como eu disse, já que foram feitas várias coisas no cabeçote, não posso afirmar se apenas uma delas leva o mérito ou se foram todas juntas que conseguiram "soltar" o motor...

Eu creio que cada uma tenha dado uma contribuição que levou ao resultado. Mas concordo que no caso de um 2.0 aspiradinho básico, a válvula maior possa ser dispensável... Até pelo risco de trinca, como eu disse lá no início... :smt023
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

pode como nao pode ter cido o aumento do diametro continuo crendo que nao foi. oque pode ter ocorrido e o mais provavel foi o acrecimo de potencia e deixou o motor mais solto principalmente em alta, essa com certeza e a mais aceitavel. ja que esse motor original e pequeno pro peso do veiculo, assim vai urrar mesmo quando exigido ao limite.
Mas é de quinta e pé embaixo que a coisa fica feia... E a 140 km/h em quinta, o giro ainda está baixo, bem longe do corte por rotação...

O barulho de urrado que o motor original faz é tão feio que você tira o pé...
entao o motor nao teu mais pra onde ir, nao espera que ele fique feliz pedindo mais hehehe. nao acredito que os engenheiros nao perceberam que 41mm tava saturado pro 2.4 8V e deixaram o motor 'amarrado' desse jeito, esse urro é pq o motor nao tem oque da mais, sao apenas 128CV. a 5º WOT a 140km/h com 128cv é pura bucha.

se perceber a 2.4 flexpower 8V tem 147cv(esse é o mais potente dos 8V corrigindo) continua com a mesma e velha valvula 41mm e dando corte a 6000. bom.. senao mudaram pq nao precisou, nao fariam ela 8V e sim 16V se estive-se com problema de gargalo, ou aumentariam pra 43mm. ja que essa flex é 2010.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

uma duvida a GM vai tirar esses motores de linha,tipo esses que usam atualmente?

ouvi dizer que a GM lançou um novo tipo de motor!
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Sim, vai sair de linha. Imagino que em 2012 ou 2013 acaba a produção.
Hoje é utilizado pelo Astra, Vectra e Zafira... Vectra já saiu de linha, Astra há boatos que sai de linha agora em 2012 ... não sei nada sobre o futuro da Zafira, mas imagino que logo ela e a Meriva saem de linha e entra 1 único carro para substituir as 2.
Aí é o fim do famigerado "Motor de Monza".
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim, esse que tenho vectra -astra N20XF FlexPower 2.0 140CV nao vao mais produzir ate terminar a linha do veiculo como o Ricardo falou, foi a ultima atualização do antigo monza huahuaua fizeram uma otima atualização mas nao tem mais onde crescer a geometria desse motor esta toda explorada, ainda mais nesses upgrades vindo de fabrica nele. agora é uma nova geração de motor ecotec mudou tudo nao tem mais nada do familia 2 que conheçemos bem.

ele equipa o cruze 1.8 com 144cv muito bom, a captiva ja usa o ecotec de 2.4. a linha de motores mudou toda praticamente é uma nova familia
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: [Duvida]Qual eixo de comando usar!?

Mensagem não lida por RicardoDS »

Eu diria que é uma nova-velha familia.

O Ecotec 1.8 do Cruze é muito, mas muito mesmo, parecido com o 1.8 16v das primeiras Merivas e do Stilo..... mais uma evolução da Familia 1.

Para quem gosta de números, os mesmos 80,5 x 88,2 mm (diâmetro e curso) do GM 1.8 familia 1 (8v e 16v na familia Palio, Stilo e Corsa).
Com a vantagem do comando variavel.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Responder