Monza afogando em esquinas e farois.

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos o meu tem esses sintomas do Mimoso, porém o meu eu percebo que só acontece com o tanque de combustivel da metade pra baixo, e só quando eu viro pra direita...
Já aconteceu 2 vezes de eu virar pra direita e na hora que para o carro simplesmente apaga, como se tivesse acabado o combustivel, e parado eu percebo que ele oscila mas não chega a mexer o ponteiro, na verdade mexe mas não sai do lugar...
Será que o sensor tem alguma coisa a ver com isso também, e além dele problemas no tanque causa este defeito... já fiz curva pra esquerda com o tanque na reserva e não acontece, é sempre que viro pra direita, e pode estar meio tanque que acontece o que eu achei mais estranho....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vrsilva,

se ocorre apenas com nível baixo de combustível e fazendo curvas, recomendo verificar a posição do pescador do tanque, o pré filtro, filtro de combustível e fazer a medição da pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, para saber as condições da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 581
Registrado em: 12 Fev 2011, 15:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Mimoso »

vrsilva escreveu:Carlos o meu tem esses sintomas do Mimoso, porém o meu eu percebo que só acontece com o tanque de combustivel da metade pra baixo, e só quando eu viro pra direita...
Já aconteceu 2 vezes de eu virar pra direita e na hora que para o carro simplesmente apaga, como se tivesse acabado o combustivel, e parado eu percebo que ele oscila mas não chega a mexer o ponteiro, na verdade mexe mas não sai do lugar...
Será que o sensor tem alguma coisa a ver com isso também, e além dele problemas no tanque causa este defeito... já fiz curva pra esquerda com o tanque na reserva e não acontece, é sempre que viro pra direita, e pode estar meio tanque que acontece o que eu achei mais estranho....

Cara. Isso já aconteceu uma vez com o meu, e eram o pré filtro entopindo o pescador de tanta sujeira e o filtro de combustível sujo. Troquei tudo até o tanque. Fiz pq não dava pra recuperar nada, no meu caso. Mas no seu caso talvéz só uma limpeza resolva. Se vc souber, faça essa limpeza e se não resolver vá numa oficina e faça o que o Carlos recomendou, uma medição da presão da linha e estanqueidade.
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Pessoal, espero que vcs me ajudem com essa dúvida.

estou recuperando o tópico aqui, pois o problema é mto semelhante aos relatados aqui.
Acabo de instalar meu Painel Digital no monza, antes ele apresentava alguns sintomas iguais a estes relatados, mas agora está demais.

Seguinte: Ligo o carro, ando com ele e ao chegar em sinais, lombadas e pares, o mesmo apaga quando piso na embreagem, reeliga facil depois, mas é só eu ameaçar a diminuir no sinal, ele morre.

Pergunto: será que é sensor de velocidade, já que é preciso mexer nele para instalar o novo painel?? Ou nao tem nada a ver? Nao entendi nada, foi so trocar o painel e ele começou a dar esse defeito..... Achei mto estranho, ou será que foi só coincidencia. Ressalto que o carro apresentava uma leve falhada ao reduzir a velocidade, mas agora é mto evidente, e chega a morrer. Não troquei o sensor, continuo usando o meu original de 8 pulsos.

Agradeço a ajuda!!
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Nelson, coloque o scanner e teste os sensores da IE, de preferência com veículo em movimento. Assim saberá com certeza se o problema está em algum sensor ou não.

Problemas com sensor de velocidade tem tudo a ver com o sintoma, mas outros sensores também podem causar o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Nelson osorio
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1212
Registrado em: 05 Dez 2011, 19:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Nelson osorio »

OK Carlos, agradeço. Vou fazer estes testes de sensores, e já realizar uma limpeza de TBI tmb. Acredito que o monza voltará a ser o velho guerreiro....rs

Abraços
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Avatar do usuário
leandro 0002
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Fev 2017, 08:12
Cidade: Itaú de minas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por leandro 0002 »

bom dia sou novato aqui ,meu monza é efi 95 faz 6 dias que esta na oficina ,e nada do eletricista e o mecanico
achar esse problema ..ja troquei (motor de passo..sensor de borboleta ..sensor de velocidade..foi verificado todas as mangueiras e entrada de ar faisa ....E troquei até hidrovacuo .. e nada aconteceu ,ele ocila na lenta e na alta kkk nao sei mais oque fazer ...ALGUEM SABE OQUE PODE SER ??????????
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza afogando em esquinas e farois.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

leandro 0002 escreveu:bom dia sou novato aqui ,meu Monza é efi 95 faz 6 dias que esta na oficina ,e nada do eletricista e o mecânico
achar esse problema ..já troquei (motor de passo..sensor de borboleta ..sensor de velocidade..foi verificado todas as mangueiras e entrada de ar falsa ....E troquei até hidrovácuo .. e nada aconteceu ,ele oscila na lenta e na alta kkk não sei mais oque fazer ...ALGUÉM SABE OQUE PODE SER ??????????
Temos muitos tópicos sobre esse assunto, onde já foi comentado todos os defeitos e soluções. Use a ferramenta de pesquisa deste fórum para encontrar essas informações.
Em geral a instabilidade ocorre por problemas ou mau funcionamento em qualquer sensor da IE.
Os mais comuns são
- Sensor de velocidade VSS
- Sensor de posição da borboleta TPS
- Atuador de marcha lenta IAC ( a maioria dos casos é por conta de sujeira no eixo e no alojamento no TBI)

Entrada de ar falso em geral deixa o motor acelerado.

Todas as peças tem como ser testadas, evite trocar peças boas por peças novas.
Um mau funcionamento em um sensor, não necessariamente esse sensor está com defeito. Pode ter problemas de chicote, conector, aterramento deficiente, alternador fornecendo tensão errada...

Nesses 17 (quase 18) anos com meu Monza GLS 96 gasolina, sempre o defeito foi de sujeira no eixo do IAC e TBI. Nos Monza SL/E 92 gasolina e Club 94 álcool de amigos também.
Em geral esse problema se manifesta em meu Monza em mais ou menos 4 anos. Na ultima vez ocorreu em meados do ano passado. Além da limpeza eu coloquei o IAC na máquina de teste, onde não atentei para posição inicial, ao colocar no carro o sintoma permaneceu. Tive que fazer um novo aprendizado no IAC, onde voltou ao normal e está assim até hoje.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder