Pessoal, meu carro ainda possui vazamento de óleo que mesmo feita a manutenção num mecânico de confiança nunca parou. Da última vez que o carro foi para manutenção desse problema foi trocada a embreagem colocada da marca Luk, então deduzi que é o volante do motor. Nesse tópico: viewtopic.php?f=3&t=17054&p=197403&hili ... or#p197403 Gostaria de fotos do volante do motor, não faço idéia de como ela seja. Do retentor e onde ele é fixado etc.
A junta do carter aparentemente também esta vazando e talvez a junta da bomda de óleo também... Tem muito mais fotos... è que me atrapalhei na hora de colar os links no fórum. :smt017
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
pra sabe se é retentor de volante ou cola do mancal faz o seguinte. tira a tampa ae da caixa e limpa todo volante do motor deixa limpinho e deixa ligado o motor depois que aquecer e ve se escorre oleo pelo volante. essas foto de ajudam a identificar vazamento. ou visualmente se tem piscina de oleo, tira essa janela da caixa ali em baixo tem uma especial de meia lua com alguns parafuso pode tirar que nao sai oleo e a parte pra ser seca.
o retentor de volante fica ali no "cubo" de 6 furos e o mancal com cola tb vai ali por baixo. pode ter tb a vedação do mancal que ferrou
isso tira a chapa la, limpa tudo bem limpo oque der, se precisar girar o motor pra ligar o outro lado onde nao da a acesso faça isso. e deixa na lenta ate aquecer bem é quando começa vazar porque dilata e o oleo afina. quando desligar o motor vai perce se vaza ou nao e bom larga uma folha de oficio branca em baixo ali da voltante, tu vai ve la quando tirar.
vedação de mancal e esse negocio em baixo que segura o vira e o mancal justamente do cubo do vira onde tem esse 2 parafuso. esse ae so com torquimetro pra recolocar senao da encrenca. nele por dentro vai cola nas laterais e essa cola pode tar fazendo vazar e induzindo retentor com vazamento.
isso pode ser a mola do retentor, mas se ta mal a mola e preferivel troca o retentor pq olha a mao que é faze isso caso aconteça denovo um vazamento pos reparo da mola.
Rafaelo escreveu:isso tira a chapa la, limpa tudo bem limpo oque der, se precisar girar o motor pra ligar o outro lado onde nao da a acesso faça isso. e deixa na lenta ate aquecer bem é quando começa vazar porque dilata e o oleo afina. quando desligar o motor vai perce se vaza ou nao e bom larga uma folha de oficio branca em baixo ali da voltante, tu vai ve la quando tirar.
vedação de mancal e esse negocio em baixo que segura o vira e o mancal justamente do cubo do vira onde tem esse 2 parafuso. esse ae so com torquimetro pra recolocar senao da encrenca. nele por dentro vai cola nas laterais e essa cola pode tar fazendo vazar e induzindo retentor com vazamento.
isso pode ser a mola do retentor, mas se ta mal a mola e preferivel troca o retentor pq olha a mao que é faze isso caso aconteça denovo um vazamento pos reparo da mola.
Como a escassez de ferramentas e de outros carros aqui é grande, vou apenas abrir a meia lua, limpar e colocar o motor em funcionamento. Vou rezar pra não escorrer óleo dali...
É bem complicada a história ali daquele lado, acredito que para a verificação da cola de vedação do mancal tenha apenas que retirar o carter ou não ? A mola também não faço idéia de onde seja.
E a junta da bomba de óleo, é de facíl substituição ?
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Atual: Monza S/R 1988
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nao creio que seja teu problema no retentor do volante, so ta bem sujo de oleo é preciso limpar todo ae e depois ver onde vem o vazamento. acredito mais em respiro intupido,junta de carter e bomba. limpe antes bem isso com diesel com pincel sai tudo. dae da pra analizar melhor.
a mola é um anel elastico que fica dentro do retentor escondido apertando os labios do retentor contra o colo do virabrequim, mas pelo custo 30,00 vale apena troca o retentor. o mais caro é a MO nisso tudo. a junta da bomba é mais acessivel, tem que tirar os parafuso da bomba,tirar o carter,pescador,tirar polia do virabrequim e se tiver preso vai precisar de um sacador de polia. em casa e complicado se nao tem as ferramenta,espaço,luz essas coisa. numa oficina e facil sim.
tirando o carter nao da pra saber pq é muito oleo por ali, mas observando se a cola nao esta solta ate da pra ver, mas pra isso precisa o carro ta erguido. so vai saber ao certo quando troca o retentor do voltante.