MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Vazamento de Oleo pela tampa de valvulas

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Vazamento de Oleo pela tampa de valvulas

Mensagempor feaaar » 06 Jan 2011, 15:32

Boa tarde amigos,

Comecei o ano meio sem sorte rsrsrs, reprovando na inspeçao por causa de uma m... de tampa onde coloca o oleo no motor! Estranho que nunva reparei vazar oleo , na verdade nao vi ate o dia da inspeçao :(.

Gostaria de umas dicas, trocando a tampa resolve? verifiquei e o vazamento nao e pela junta nao, e mais uma coisa gostaria de tirar aquele oleo que caiu na parte de baixo do motor , pq os caras olham ali e ve oleo e vão seco afirmando que tavazando oleo.( algum produdo ou tecnica rsrsrs)

Valew galera.
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Re: Vazamento de Oleo pela tampa de valvulas

Mensagempor Carlos A. Freire » 06 Jan 2011, 15:41

Vazamento de óleo, vazamento de água, mangueiras soltas, respiro solto ou com mangueira furada, escapamento furado e fumaça aparente reprova o veículo na hora, sem fazer mais algum teste.

Precisa ser mais específico... não entendi se vaza óleo pela tampa de abastecimento de óleo, se é pela tampa de válvula, junta...

Na parte de baixo do motor, é comum vazar óleo pela base do tubo do respiro. Quando isso ocorre, deve trocar o anel de vedação (O'ring).
Se tiver vazando óleo pela tampa de abastecimento, coloque um nova. Se for pela tampa de válvulas, troque a junta, e também os anéis de vedação do tubo do respiro e do distribuidor. Depois lave o motor para remover o óleo e verifique se aparece mais algum vazamento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor feaaar » 06 Jan 2011, 15:52

Isso pela tampa de abastecimento de oleo, bom vou trocar a tampa e ver se para e verificar os outros pontos que citou acima! como estou meio sem $$ tem algum produto que de para tirar esse oleo que caiu ali na parte de baixo do carro?

Valew Carlos
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Rafaelo » 06 Jan 2011, 16:46

Diesel + aqua com detergente = motor limpo so nao faça em casa o gramado agradeçe rsrsrsrs vai ate um posto de lavagem ou colete a aqua pra nao prejudicar a natureza.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor LeoPilotO » 06 Jan 2011, 17:26

k80 tb é bom para tirar manchas de óleo no motor
LeoPilotO
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor feaaar » 10 Jan 2011, 10:55

aparentemente o buraco era mais embaixo, vazou oleo pela vareta em cima no capo estava uma mancha de oleo, e tbm estava vazando pela alimentação de oleo na tampa, no bocal da tampa de valvula estava com uma trinca .

Comprei uma massa plastica passei na trinca , lixei e troquei a tampa do oleo, e a vareta tbm.

Aparentemente parou os vazementos, para lipar o oleo joguei wd nas partes mais lambuzadas depois joguei agua e o motor ficou limpinho :D
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor feaaar » 12 Jan 2011, 10:27

E pessoal, o negocio ta feio pro meu lado, segunda vez reprovado na inspeção!

1 - vazamento de oleo novamente so que agora e naquele tubo de ferro que vai direto para o motor aquele que fica a vareta de oleo do lado.

2 - vazamento de gases pelo escapamento :(

3 - Quando vc acelar sai uma fumaça mas logo em seguida para o cara disse que não pode, o que seria essa fumaça e so qundo da acelerada inicial! motor queimando oleo talvez?
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Carlos A. Freire » 12 Jan 2011, 10:30

Veja novamente minha mensagem lá em cima.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor feaaar » 17 Jan 2011, 07:20

Alguem sabe me informar o nome da peça e se vende nova ou só em ferro velho? a peça e aquela onde tem dois canos 1 vai a vareta de oleo e o outro leva oleo até o cabeçote ele fica atraz do radiador!

essa peça esta vazando oleo por ela, o mecanico disse que so em ferro velho pra achar!

Valew pessoal
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Rafaelo » 17 Jan 2011, 07:27

feaaar escreveu:Alguem sabe me informar o nome da peça e se vende nova ou só em ferro velho? a peça e aquela onde tem dois canos 1 vai a vareta de oleo e o outro leva oleo até o cabeçote ele fica atraz do radiador!

essa peça esta vazando oleo por ela, o mecanico disse que so em ferro velho pra achar!

Valew pessoal

tentou trocar o´ring e a junta de base? dificil vazar pelo metal por trincamento. magueira,abraçadeiças trocada?
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Carlos A. Freire » 17 Jan 2011, 07:31

feaaar escreveu:Alguem sabe me informar o nome da peça e se vende nova ou só em ferro velho? a peça e aquela onde tem dois canos 1 vai a vareta de oleo e o outro leva oleo até o cabeçote ele fica atraz do radiador!

Valew pessoal

No catálogo Chevrolet (CepChev) indica como flange do tubo da vareta. Entre essa peça e o bloco do motor vai um anel de vedação (O'ring), que apresenta muito problema com vazamento. É só trocar esse anel de vedação. Por outro lado, alguns reparadores ao trocar a mangueira entre o tubo do respiro e cabeçote do Monza de 87 à 96, não soltam a base desse tubo e acabam quebrando. Neste caso a solução é troca do componente.
Vale lembrar que essa "flange" que chamo de tudo do respiro com vareta de nível de óleo, tem aplicação diferente para Monza até 86, de 87 à 91 carburado e EFI.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor feaaar » 17 Jan 2011, 16:43

Carlos, tentei procurar no mercado livre por esse nome e outros essa peça e não achei nada nada, apenas 1 do monza 86 o meu e 89!

Levei no mecanico e ele trocou a junta e nao sei se trocou esse anel, mas pelo que vi o vazamento esta acim da base dessa peça, nao sei como mas esta vazando por ali! creio que foi desgaste ou como vc disse pode ter torcido e danificado a peça.

Mas eu gostaria de saber so acho essa peça em ferro velho mesmo ou existe nova para comprar?

valew , desculpe a amolação
feaaar
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Jan 2011, 07:00

Acredito que não seja fácil de encontrar essa peça nova. Mas em todo caso, a do seu Monza é tem aplicação de 87 à 91, sendo que a vareta é mais baixa, parece ser fácil de encontrar, pelo menos usada.
Um amigo com Monza SL/E 92 EFI, que usa a vareta alta e manopla de material plástico em forma de "T", teve esse tubo quebrado em uma manutenção mal executada. Ele encomendou na Accioly e conseguiu. Não tinha a pronta entrega, mas conseguiram para ele. Eu fiz a troca para ele.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Mensagempor ALFP » 29 Jan 2011, 23:59

feaaar escreveu:E pessoal, o negocio ta feio pro meu lado, segunda vez reprovado na inspeção!

1 - vazamento de oleo novamente so que agora e naquele tubo de ferro que vai direto para o motor aquele que fica a vareta de oleo do lado.

2 - vazamento de gases pelo escapamento :(

3 - Quando vc acelar sai uma fumaça mas logo em seguida para o cara disse que não pode, o que seria essa fumaça e so qundo da acelerada inicial! motor queimando oleo talvez?

Amigo seu carro ferveu :smt010 alguma vez?, junta queimada, faz com que vase óleo por dentro do motor e se misture com a água, queimando óleo e saindo uma fumaça preta!!!
Abraçosss
Fotos do Classic 89: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=17411

Frase do vidro: Não me segue que estou perdido!!!
Imagem
Imagem
Imagem
ALFP
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1989/1990
Sist. Alimentação: Carburador
Combustível: Gasolina e GNV

Voltar para Mecânica Geral