com certeza, mas temos de concordar que o motor do monza é mais sucetível a bater tucho q outros carros, quase não se vê um gol ou um santana por exemplo batendo tucho
Acho que não andou muito por aqui por perto... o que vejo de gol e santana fumando e batendo por aqui não é brincadeira...
Mas isso pq os "Donos" "Moem" o carro até travar... por isso digo que não é o carro, mas sim a "Pecinha" entre o volante e o banco...
Will Petrucci
Monza SL/e 92 Preto 2.0 EFI Gasolina
(nao sei como postar o link), mas digitando na web: Vrum-Salao-Nao compre no escuro-As fraquezas de um icone, e entrando na pagina da Vrum, tem a opiniao de todas as areas de reparadores-eletrica, mecanica, lanternagem, etc..sendo analisados varias marcas de carros. Nesse "julgamento", ate que foram bonzinhos com o monza no sentido "defeitos cronicos" se comparado a outros carros.
Alternador: Ja tive que trocar regulador 2x, induzido e rotor.
Caixa plastica direita do radiador
Tubo d'água
Juntas da tampa dos tuchos e cárter
Modulo HEI tive que trocar de 6 em 6 vezes paralelo
Isso no 91 SLE que eu tive.
O único defeito congênito do Monza, para mim, é a tal da ferrugem causada por mau posicionamento do dreno da caixa de ar.
Isso porque se trata de defeito no projeto do carro.
Alternador, Módulo HEI, etc, etc, não são itens exclusivos do Monza, então não podem ser considerados defeitos do carro.
Alternador Delco que vem de fábrica em alguns modelos de Monza é uma porcaria, mas não é fabricado exclusivamente para Monza.
Da mesma forma o módulo HEI. Muitos veículos usam esse mesmo componente.
Pode-se usar esse mesmo raciocínio para caixa de direção, etc.
Dizer que bater tucho é problema de Monza é dizer que isso é problema em todos os carros que usam esse motor. Até carros de outras marcas usam (ou usavam) motores GM.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
bom dia a todos,como nao entendo nada de mecanica alguem pode me explicar qual a consequencia em bater tucho,to com o monza a 8 anos desde que comprei ele na primeira partida bate 1 minutinho e para nao bate mais,uma vez perguntei pro mecanico ele falo que os monzas costuma bater tucho mesmo,faço troca de oleo e filtros a cada 4 mil km ou 5 meses uso 20w 50 lubrax sj ou havoline,sera que to correndo o risco de ter um prejuizo maior ?
Sjmoreno.
Nâo é normal motor de Monza bater tucho.
Qdo isso acontece, alguma coisa não está 100%.
Tente, na próxima troca de óleo, usar o Shell HX-5 15w50, que é SL, algumas gerações mais moderno que o que vc usa.
Troque o mesmo a cada 5.000 km ou 6 meses.
Embora esse óleo custe um pouco mais do que o que vc usa, aumentando a periodicidade vai acabar custando a mesma coisa.
Eu usava o seu óleo (SJ), há uns 10 anos atrás, mas mudei exatamente para corrigir o tec tec que não aparecia sempre, mas sempre que aparecia me aborrecia.
Depois diga aqui se funcionou.
Mas não espere resultado no dia da troca, rode alguns meses com o novo óleo.
Se apesar disso não resolver, então seus tuchos podem estar ruins ou seu comando de válvulas com desgaste excessivo.
Pode ser também pressão de óleo baixa, mas eu acredito mais em sujeira mesmo (borra) nos tuchos.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Acho que muitos aqui tbm tem que dar um desconto devido a "idade" e donos anteriores dos carros... a realidade aqui no nosso Brasil, é: dos carros fabricados, talvez 10 ou 15% deles, realmente saem de fabrica com "mandinga", e como eles sabem que somos moles, nos dão canseira até a gente acabar passando o carro pra frente, com defeito e tudo, ao invés deles trocarem efetivamente todo o carro e desmantelar o "azarado". Do restante, uns 70% ou mais dos donos, fazem a manutençao preventiva no limite, e do jeito mais fuleira possivel. Quando chega do 2o , 3o dono em diante, e começam as manutenções mais caras, batata: 95% destes vão fazer manutençao do jeito mais barato e mais paralelo possível. Enfim, depois de 10, 15 anos de uso extremo como fazemos aqui, manter carros nesta idade é realmente um feito e tanto.
nao adianta se enganarem, é só uma minoria que cuida de um carro decentemente.
Meu caixote fiz motor 1 vez, e no lance dos tuchos, resolveu-se retificando cabeçote. Quando fiquei trocando o coxim do motor umas 3 vezes em tempo muito curto, no fundo no fundo, foi manutençao da suspensão dianteira ( amortecedor, bandeja, buchas, etc.) que resolveu o problema. Ou seja, podia dizer que coxim é um problema cronico, mas NAO é: na verdade é um "sinalizador" pra avisar de que a suspensão do carro não está mais correspondendo que o carro precisa.