MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Monza e seus problemas crônicos!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 04 Jan 2011, 11:40

O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?
Avatar do usuário
LeoPilotO
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 349
Registrado em: 17 Out 2008, 16:24
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Duque de Caxias
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor diogoleenze » 04 Jan 2011, 12:11

3 marcha pular, vazamento na tampa da DH, vazamento no carter, tubulação do A/C que passa por baixo do compresor furar(91/...) chave que comanda o A/C para de obedecer as posicoes, forro da porta quebra com o tempo(91/...) esses são os que me vem na cabeça agora
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
Avatar do usuário
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 309
Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Carlos A. Freire » 04 Jan 2011, 13:04

LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12989
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor diogoleenze » 04 Jan 2011, 14:00

Carlos A. Freire escreveu:
LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire



com certeza, mas temos de concordar que o motor do monza é mais sucetível a bater tucho q outros carros, quase não se vê um gol ou um santana por exemplo batendo tucho
Diogo Leenze
SLE/E 93, 2.0 E.F.I. Completo todo orginal
Avatar do usuário
diogoleenze
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 309
Registrado em: 22 Mar 2009, 18:57
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Rio de Janeiro
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor nandu87 » 04 Jan 2011, 14:11

Eu sinceramente, acho que qualquer carro pode ter "defeito cronico" isso vai ser mais intensificado ou não conforme o cuidado que o proprietário anterior teve com o carro.
Se o proprietário, não faz as devidas manutenções e não toma certos cuidados, certamente qualquer carro/modelo irá apresentar inúmeros defeitos!

Agora quanto ao bater os tuchos, não acho normal não (em nenhum carro inclusive) sempre os meus forão ou estão "mansinhos, lisinhos"...
Abs
Fernando
Monza GLS 95 2.0 EFI - Completo
Curitiba - PR

Fotos: viewtopic.php?t=16407
Avatar do usuário
nandu87
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 274
Registrado em: 11 Nov 2009, 12:59
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Carlos A. Freire » 04 Jan 2011, 14:18

Todos os carros que tem tucho hidráulico tem esse sintoma, quando não se faz a manutenção preventiva ou troca óleo.
O problema é que em carro antigo, só o Monza tem tucho hidráulico. Mas acontece também com Santana e Gol (não dei dizer a partir de que ano passou a ter tucho hidráulico), Corsa, Astra...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12989
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor José Leal » 04 Jan 2011, 15:55

Nem vou falar nada...

Um conhecido tem um Gol 1.nada 16V que o danado bate um tucho que dá até medo. Enquanto o do Monza bate por alguns instantes, o do Gol fica até horas batendo, andando normalmente. Do nada, parece que ele lembra de carregar-se, daí cessa o barulho :lol: :lol:
Avatar do usuário
José Leal
MODERADOR
 
Mensagens: 6876
Registrado em: 07 Fev 2008, 12:56
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Não tenho Monza! :(

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Rafaelo » 04 Jan 2011, 16:34

tudo questao de manutenção preventiva. temos um gol 1.0 AT 03 EFI com 156,000 km nao baixa oleo,nao fuma,nao bate, e muito menos batida de tuchos. aquele velho mito que carro 1000 nao passa de 150,000 sem retifica e lenda das grandes. esse aqui tem força e pique de sobra pra ser mil e so cuidar e andar do modo correto que dura muito tempo.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8327
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor bbanjos » 04 Jan 2011, 21:19

Já tive tres monzas e os problemas que vi são: Hidrovacuo (Troquei nos tres pq vazava ar), Aterramento em alguns lugares(Ex: Bomba de combustivel), e a lateral plastica do radiador que reseca e quebra commuita facilidade depois de 15 anos...O resto dos problemas que deram eu entendo que seja pela idade e uso do carro, tipo, homocinetica, Modulo da injeção, Troca da bomba de combustivel... O monza não é problematico, alguns problemas são realmente chatos, mas nada de muito complicado... Se for um carro bem cuidado a mecanica dele é bem confiavel...
Atual Monza Club 2.0 EFI 94 Azul - Etanol
Ex Monza SL/E 2.0 EFI 93 Cinza - Gas/GNV
Ex Monza SL/E 1.8 Carburado 85/86 - Etanol
Avatar do usuário
bbanjos
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 76
Registrado em: 25 Fev 2009, 16:55
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Niteroi
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol e GNV

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor luiz sle » 04 Jan 2011, 22:45

Não são problema crônicos. Meu Monza nunca sofreu esse tipo de problema.
bbanjos escreveu:Já tive tres monzas e os problemas que vi são: Hidrovacuo (Troquei nos tres pq vazava ar), Aterramento em alguns lugares(Ex: Bomba de combustivel), e a lateral plastica do radiador que reseca e quebra commuita facilidade depois de 15 anos...O resto dos problemas que deram eu entendo que seja pela idade e uso do carro, tipo, homocinetica, Modulo da injeção, Troca da bomba de combustivel... O monza não é problematico, alguns problemas são realmente chatos, mas nada de muito complicado... Se for um carro bem cuidado a mecanica dele é bem confiavel...

Dos problemas que você citou o meu só teve o hidrovacuo com o diafragma furado. E eu acredito que não seja problema cronico ja que muitos monzas antigos tem hidrovacuo com o simbolo Gm gravado ainda.
Monza, a relação do homem e a máquina.


Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
 
Mensagens: 8680
Registrado em: 10 Dez 2009, 16:55
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Cajamar
Monza: Hatch S/R 2.0
Ano/Modelo: 1987/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor pablopttm » 05 Jan 2011, 02:34

1º - Ponteiro do combustivel oscilar !
2º - Tampa do bocal de combustivel para dentro da lata !
3º - Forração se racham/rasgam (91/96)
4º - Porta malas Inalinhavel(84/90)
5º - A quebra constante de Spolier dianteiro/perda dos acabamentos laterais(88/90)

acho q é isso q eu me lembre , mass tendo cuidado isso nao acontece , mas como nós não temos eles desde Okm , os antigos donos não cuidaram e deixam ele assim ou ainda pior !
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1183
Registrado em: 18 Dez 2009, 13:05
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Sapucaia do Sul
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Rafaelo » 05 Jan 2011, 10:31

*apodrecimento debaixo da caixa de direção(valvula de dreno mal posicionada).
*na base do motor da caixa de ar(s/ac) entra aqua se for molhar em excesso.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8327
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 05 Jan 2011, 22:19

Carlos A. Freire escreveu:
LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire


quando eu comprei o carro cerca de 1 mes depois começou o barulho do tucho batendo só que bem baixo, agora está bem alto. coisa do antigo dono por que cá entre nós em 1 mes bater tucho o cara tem que ser muito bom hehehe e sem contar que o antigo dono era um verdadeiro porco
Avatar do usuário
LeoPilotO
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 349
Registrado em: 17 Out 2008, 16:24
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Duque de Caxias
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor luiz sle » 05 Jan 2011, 22:20

O mais cronico mesmo é o ponteiro de combustivel!
Monza, a relação do homem e a máquina.


Momento de força (Torque) máximo líquido:
179N.m (17,5 kgf.m) a 3.000rpm!
Carburador de duplo estágio 2E7
Potência máxima líquida (ABNT NBR-5484)
81kW (110 CV) a 5.600 r.p.m.
1998 cc³
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
 
Mensagens: 8680
Registrado em: 10 Dez 2009, 16:55
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Cajamar
Monza: Hatch S/R 2.0
Ano/Modelo: 1987/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 05 Jan 2011, 22:40

diogoleenze escreveu:3 marcha pular, vazamento na tampa da DH, vazamento no carter, tubulação do A/C que passa por baixo do compresor furar(91/...) chave que comanda o A/C para de obedecer as posicoes, forro da porta quebra com o tempo(91/...) esses são os que me vem na cabeça agora


desses crônicos que vc falou o que já aconteceu comigo foi vazamento na tampa da DH, vazamento no carter que eu ainda tenho que resolver

luiz sle escreveu:O mais cronico mesmo é o ponteiro de combustivel!


é verdade amigo as vezes eu nem sei quanto de fato eu tenho de gasolina no tanque principalmente se tiver pouca, as vezes eu olho esta na reserva ae daqui a pouco já sobe e fica acima da reserva sem subir grandes morro nem nada, ae eu fico mais tranquilo ae daqui a pouco cai na reserva de novo pqp :smt021

só quando tem mais combustivel no tanque que marca melhor tipo que de 1/4 pra cima dae marca legal mas de 1/4 pra baixo é osso
Avatar do usuário
LeoPilotO
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 349
Registrado em: 17 Out 2008, 16:24
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: Duque de Caxias
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Próximo

Voltar para Mecânica Geral

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes