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Monza e seus problemas crônicos!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 04 Jan 2011, 11:40

O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor diogoleenze » 04 Jan 2011, 12:11

3 marcha pular, vazamento na tampa da DH, vazamento no carter, tubulação do A/C que passa por baixo do compresor furar(91/...) chave que comanda o A/C para de obedecer as posicoes, forro da porta quebra com o tempo(91/...) esses são os que me vem na cabeça agora
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Carlos A. Freire » 04 Jan 2011, 13:04

LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor diogoleenze » 04 Jan 2011, 14:00

Carlos A. Freire escreveu:
LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

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com certeza, mas temos de concordar que o motor do monza é mais sucetível a bater tucho q outros carros, quase não se vê um gol ou um santana por exemplo batendo tucho
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor nandu87 » 04 Jan 2011, 14:11

Eu sinceramente, acho que qualquer carro pode ter "defeito cronico" isso vai ser mais intensificado ou não conforme o cuidado que o proprietário anterior teve com o carro.
Se o proprietário, não faz as devidas manutenções e não toma certos cuidados, certamente qualquer carro/modelo irá apresentar inúmeros defeitos!

Agora quanto ao bater os tuchos, não acho normal não (em nenhum carro inclusive) sempre os meus forão ou estão "mansinhos, lisinhos"...
Abs
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Carlos A. Freire » 04 Jan 2011, 14:18

Todos os carros que tem tucho hidráulico tem esse sintoma, quando não se faz a manutenção preventiva ou troca óleo.
O problema é que em carro antigo, só o Monza tem tucho hidráulico. Mas acontece também com Santana e Gol (não dei dizer a partir de que ano passou a ter tucho hidráulico), Corsa, Astra...

Abs,

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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor José Leal » 04 Jan 2011, 15:55

Nem vou falar nada...

Um conhecido tem um Gol 1.nada 16V que o danado bate um tucho que dá até medo. Enquanto o do Monza bate por alguns instantes, o do Gol fica até horas batendo, andando normalmente. Do nada, parece que ele lembra de carregar-se, daí cessa o barulho :lol: :lol:
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Rafaelo » 04 Jan 2011, 16:34

tudo questao de manutenção preventiva. temos um gol 1.0 AT 03 EFI com 156,000 km nao baixa oleo,nao fuma,nao bate, e muito menos batida de tuchos. aquele velho mito que carro 1000 nao passa de 150,000 sem retifica e lenda das grandes. esse aqui tem força e pique de sobra pra ser mil e so cuidar e andar do modo correto que dura muito tempo.
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor bbanjos » 04 Jan 2011, 21:19

Já tive tres monzas e os problemas que vi são: Hidrovacuo (Troquei nos tres pq vazava ar), Aterramento em alguns lugares(Ex: Bomba de combustivel), e a lateral plastica do radiador que reseca e quebra commuita facilidade depois de 15 anos...O resto dos problemas que deram eu entendo que seja pela idade e uso do carro, tipo, homocinetica, Modulo da injeção, Troca da bomba de combustivel... O monza não é problematico, alguns problemas são realmente chatos, mas nada de muito complicado... Se for um carro bem cuidado a mecanica dele é bem confiavel...
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor luiz sle » 04 Jan 2011, 22:45

Não são problema crônicos. Meu Monza nunca sofreu esse tipo de problema.
bbanjos escreveu:Já tive tres monzas e os problemas que vi são: Hidrovacuo (Troquei nos tres pq vazava ar), Aterramento em alguns lugares(Ex: Bomba de combustivel), e a lateral plastica do radiador que reseca e quebra commuita facilidade depois de 15 anos...O resto dos problemas que deram eu entendo que seja pela idade e uso do carro, tipo, homocinetica, Modulo da injeção, Troca da bomba de combustivel... O monza não é problematico, alguns problemas são realmente chatos, mas nada de muito complicado... Se for um carro bem cuidado a mecanica dele é bem confiavel...

Dos problemas que você citou o meu só teve o hidrovacuo com o diafragma furado. E eu acredito que não seja problema cronico ja que muitos monzas antigos tem hidrovacuo com o simbolo Gm gravado ainda.
Monza, a relação do homem e a máquina.


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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor pablopttm » 05 Jan 2011, 02:34

1º - Ponteiro do combustivel oscilar !
2º - Tampa do bocal de combustivel para dentro da lata !
3º - Forração se racham/rasgam (91/96)
4º - Porta malas Inalinhavel(84/90)
5º - A quebra constante de Spolier dianteiro/perda dos acabamentos laterais(88/90)

acho q é isso q eu me lembre , mass tendo cuidado isso nao acontece , mas como nós não temos eles desde Okm , os antigos donos não cuidaram e deixam ele assim ou ainda pior !
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Rafaelo » 05 Jan 2011, 10:31

*apodrecimento debaixo da caixa de direção(valvula de dreno mal posicionada).
*na base do motor da caixa de ar(s/ac) entra aqua se for molhar em excesso.
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 05 Jan 2011, 22:19

Carlos A. Freire escreveu:
LeoPilotO escreveu:O meu Monza está batendo tucho e o comando de valvulas está muito arranhado pois o meu mecânico falou que esse é um dos problemas crônicos do monza bater tucho, trocar comando de valvulas. Dae fiquei curioso quais outros problemas crônicos do monza vcs conhecem e por esse de bater tucho vcs já passaram ?


Esse defeito se torna crônico quando o proprietário não faz a manutenção preventiva, não usa óleo de boa qualidade e não faz a troca nos períodos recomendados. Esse sintoma descrito é típico de falta de lubrificação ou lubrificação deficiente. Sendo assim, não precisa ser Monza para ter esse sintoma.

Abs,

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quando eu comprei o carro cerca de 1 mes depois começou o barulho do tucho batendo só que bem baixo, agora está bem alto. coisa do antigo dono por que cá entre nós em 1 mes bater tucho o cara tem que ser muito bom hehehe e sem contar que o antigo dono era um verdadeiro porco
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor luiz sle » 05 Jan 2011, 22:20

O mais cronico mesmo é o ponteiro de combustivel!
Monza, a relação do homem e a máquina.


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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor LeoPilotO » 05 Jan 2011, 22:40

diogoleenze escreveu:3 marcha pular, vazamento na tampa da DH, vazamento no carter, tubulação do A/C que passa por baixo do compresor furar(91/...) chave que comanda o A/C para de obedecer as posicoes, forro da porta quebra com o tempo(91/...) esses são os que me vem na cabeça agora


desses crônicos que vc falou o que já aconteceu comigo foi vazamento na tampa da DH, vazamento no carter que eu ainda tenho que resolver

luiz sle escreveu:O mais cronico mesmo é o ponteiro de combustivel!


é verdade amigo as vezes eu nem sei quanto de fato eu tenho de gasolina no tanque principalmente se tiver pouca, as vezes eu olho esta na reserva ae daqui a pouco já sobe e fica acima da reserva sem subir grandes morro nem nada, ae eu fico mais tranquilo ae daqui a pouco cai na reserva de novo pqp :smt021

só quando tem mais combustivel no tanque que marca melhor tipo que de 1/4 pra cima dae marca legal mas de 1/4 pra baixo é osso
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Racha » 08 Jan 2011, 17:26

por favor onde acho fotos ou especificações para ligar as mangueiras de vácuo e do sensor do carburador
monza classic 2.0 completo Álcool
obrigado
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor lord_dino » 09 Jan 2011, 09:28

Tucho e comando normalmente dão problemas por desleixo com troca de óleo.
O FII é motor que não perdoa desleixo com óleo. Sempre é bom trocar na Km OU tempo indicados (3 meses, ninguém presta atenção nisso).
Durante os 8 anos que tive um ele não me deu dor de cabeça referente a cabeçote (somente retentores ressecados. Quando retifiquei o motor aproveitei que estava aberto para fazer serviço completo e troquei balancins/tuchos/escoras).
Problemas comuns que eu saiba:
* Alternador, principalmente se for DELCO Coreano;
* Caixa de DH, costuma vazar com frequencia se utilizar retentores paralelos;
* Comando do Ar Condicionado, derrete e começa a dar mau contato;
* Forro da porta, resseca e fica quebradiço;
* Modulo HEI, principalmente se for paralelo;
* tampa do distribuidor, principalmente se for paralelo;
* Ferrugem nas caixas de rodas;
[]s
Luciano
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor henez » 16 Set 2012, 16:40

Pessoal,eu não li todos os post,mas posso dizer uma coisa:Não existe carro ruim ou bom,existe é Dono bom e Ruim.

Por exemplo,aqui em casa temos um Monza 2.0 SL/E 92/93 EFI e um Versailes 2.0 Ghia MPFI Le Jetronic,e ambos com a manutenção em dia,estão fazendo 10km/l,o meu Monza não Vaza nada na DH,e o Versailes do meu pai que é AP nem bate tucho,e tem gente que diz,principalmente do monza,que é beberrão,que gasta um monte,que nunca viu monza fazer mais que 8km/l,e depois que conto do meu Monza e o Versailes do meu pai todos caem os queixos.

Eu não concordo em dizer que Carro X é melhor que Carro Y,pois cada carro é um caso a parte,quase impossível de se comparar,e também podemos ter dois carros X muito diferente,pois a mecânica não é como a eletrônica ou a matemática,sendo 0 ou 1,certo ou errado,temos as variações,e ae entra o bom cuidado do conjunto.

Só queria deixar a minha opinião aqui.

Aceito critica e/ou elogios.

Att. Henrique Martinez
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor josé guilherme » 16 Set 2012, 16:50

nem me alem em hidrovacuo uahahhaha

essa do ponteiro de combustivel e da tampa do tanque sao classicos uhahahaa
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Rafaelo » 16 Set 2012, 17:09

adicionar painel de instrumento com a malha roçando no suporte da barra da direção, geralmente da curto e queima a malha. modulo HEI é classico ja.

todo carro exite problema de fabrica nenhum é blindado como alguns alegam. ate recall existe pra concertar erro de engenharia. a parte do proprietario eu to tirando da equaçao e sim falando do projeto do carro.
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor willpetrucci » 16 Set 2012, 18:43

com certeza, mas temos de concordar que o motor do monza é mais sucetível a bater tucho q outros carros, quase não se vê um gol ou um santana por exemplo batendo tucho


Acho que não andou muito por aqui por perto... o que vejo de gol e santana fumando e batendo por aqui não é brincadeira...

Mas isso pq os "Donos" "Moem" o carro até travar... por isso digo que não é o carro, mas sim a "Pecinha" entre o volante e o banco...
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor cidi » 17 Set 2012, 03:18

(nao sei como postar o link), mas digitando na web: Vrum-Salao-Nao compre no escuro-As fraquezas de um icone, e entrando na pagina da Vrum, tem a opiniao de todas as areas de reparadores-eletrica, mecanica, lanternagem, etc..sendo analisados varias marcas de carros. Nesse "julgamento", ate que foram bonzinhos com o monza no sentido "defeitos cronicos" se comparado a outros carros.
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Leonarjoe 2.0 » 17 Set 2012, 09:30

Alternador: Ja tive que trocar regulador 2x, induzido e rotor.
Caixa plastica direita do radiador
Tubo d'água
Juntas da tampa dos tuchos e cárter
Modulo HEI tive que trocar de 6 em 6 vezes paralelo
Isso no 91 SLE que eu tive.

No 93 só o map msm..
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 17 Set 2012, 11:52

O único defeito congênito do Monza, para mim, é a tal da ferrugem causada por mau posicionamento do dreno da caixa de ar.
Isso porque se trata de defeito no projeto do carro.
Alternador, Módulo HEI, etc, etc, não são itens exclusivos do Monza, então não podem ser considerados defeitos do carro.
Alternador Delco que vem de fábrica em alguns modelos de Monza é uma porcaria, mas não é fabricado exclusivamente para Monza.
Da mesma forma o módulo HEI. Muitos veículos usam esse mesmo componente.
Pode-se usar esse mesmo raciocínio para caixa de direção, etc.
Dizer que bater tucho é problema de Monza é dizer que isso é problema em todos os carros que usam esse motor. Até carros de outras marcas usam (ou usavam) motores GM.
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Re: Monza e seus problemas crônicos!

Mensagempor rafamts » 18 Set 2012, 22:23

Não é bem um defeito, mas uma peculiaridade ou ´´charme`` do monza: a porta é bem pesada. Se for duas portas então....
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