MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 10:32

toda essa lista é compativel. na verdade sao as mesma peças. e tem outra os sensor sao os mesmo tambem, alem de poder usar o sensor knock. a unica diferença do alcool pra gasolina esta no modulo que precisa ser mudado.

faz um comparativo olha a potencia do omega 2.0 alcool e olha do vectra 2.0 gasolina. ambos usam o mesmo motor que o teu.
*omega 2.0 alcool 130CV
*vectra A 2.0 gasolina 116CV

nao vai beber mais pq a central é do omega 2.0 alcool. vai gastar oque é pra gastar pra um motor 2.0 alcool funcionar bem. e tem varios motivos pra ta usando uma central alcool num motor alcool. começando pelo mapa VE e terminando pelo mapa Spark

esses bicos flex faram sentido em usar agora.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 10:43

nosa. legall. que bom.
e o chicote, isso vai mudar neh?
pq acho q a do vectra não tem enttrada do sensor know.

oq vc acha?
viu, procurei o modulo do omega e não achei, ve se vc encontra ai pra mim?
na verdade achei um, mas o infelis custa 700,00 reais. assim desanima qualquer um. rsrsrs

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1993/1993
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 11:07

sim muda o chicote mas e bem pouco, mas nada que nao possa usar do vectra e da uma adaptada. ate pq vai ter que fazer isso ne no monza. se nao tem os fio do sensor knock da pra por la no plug

se acha te falo aqui, é 700 ta um roubo eu vi no ML um cara vendendo peça de omega 2.0
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 11:22

nossa, se eu tiver um motorsão de 130 cavalos vai se rmuito bom, rsrsrsrs

então, ve se acha ai, pq so achei uma e ta muito caro. xD
abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Marcel Murai » 12 Nov 2010, 11:27

Por que não se baseia no motor do Omega 2.0 Alcool?? É a única base que voce tem. Não tem nenhum outro motor 2.0 MPFI Alcool.
Já fui atrás disso. O Ultimo motor alcool foi o Astra 1.8.
Vai ficar bom no monza hein! o omega é pesado em relaçao ao monza. Teoricamente siginifica desempenho muito melhor e ainda contamos com tracao dianteira.
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR

Estado: SP - São Paulo
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 11:49

então marcelo, o duro, é q o modulo dele ta custando 700 reais. rsrsrsrs
pensei em pegar o chip dele a alcool, mas tmb num da. porque quero usar o tal sensor de batida, o know.

aff, q negocio complicado esse. xD

rafaelo, vc me disse por msn, pensei q meu msn tava salvando as conversas e o infeliz num tava. e vc me disse oq muda pra eu por a injeção do B, mas num lembro direito.

achei o modulo do vectra B, por duzentos e pouco. barato demais""
e ele deve ter o sensor know.
olha:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -20-8v-_JM

mas a duvida é.

o meu kit é compativel com a injeção do b?
elem do know, oq mais eu terei que comprar?

muda algo? talvez o distribudior? comando? lista abaixo:

Flauta + Regulador Pressão, 4 bicos + chicotes + plugs
Coletor Admissão + Tbi Corpo Borboleta
Gaiola do comando De Valvulas + Comando + Distribuidor + Cabos de Velas
Caixa do filtro de ar + mangueira

a do b é melhor ainda né? não mais q a do omega, pq já é a alcool, mas nunca vo comprar um modulo de 700,00 reais.

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor José Leal » 12 Nov 2010, 12:06

Ronaldo, a maior diferença do sistema de IE do Vectra A para o B é a aposentadoria do distribuidor. Para seu carro, vc teria que tampar o local onde o distribuidor é acoplado e necessariamente instalar a roda fônica. Se vc tivesse com grana boa para investir, colocava o cabeçote 16V e aproveitava o recurso do sensor de fase. Neste caso, até 2500RPM, a IE comporta-se como SFI, pulsando um bico de cada vez. Esse sistema de IE, como qqer um digital que usa sonda lâmbda (malha fechada), roda no álcool sem problemas. Como conversamos no Vectra Clube, vc colocando os bicos do Vectra flex, já roda no álcool tranquilamente. Inclusive, naquele post sobre conversão que te indiquei lá, e como já relatei N vezes, meu carro é flex devido ao uso dos bicos do Vectra 2.4 16V flex.
José Leal
MODERADOR

Estado: GO - Goiás
Monza: Não tenho Monza! :(

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 12:15

mas é complicado jose, se foce do geito q a gente tava pensando seria uma boa, meter a injeção do vectra A, e bicos flex. mas o problema é q a ... da injeção do vectra num tem o sensor de detonação, agora já a do vectra b tem, mas meu kit é completamente diferete...
teria coragem de comprar até o modulo dovectra B, porem. oq eu faria com

Flauta, Regulador Pressão,Coletor Admissão, Tbi Corpo Borboleta
Gaiola do comando De Valvulas, Caixa do filtro de ar + mangueira

o markehl la do vetra clube, disse que as peças são totalmente diferente, e se for assim fica imposivel de eu por a do vectra B.
não jose, prefiro usar meu 8 valvulas mesmo.
gastaria muito em um 16 valvulas, sem contar o consumo.. .
mas se eu colocace o cabeçote 16v, qual injeção eu usaria?
abras

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 12:19

muda algumas coisa o chicote muda todo ele, a bobina de ignição é diferente e muda, valvula da lenta tb, tem um tal de imoblizador ainda. sei la viu se ja compro as peças do A continue no A.

eu tentaria fica mesmo no 1.5.1 ou 1.5.2 preferencia.

oque tu pode fazer e pega o 1.5.1 e mapear pra os mapas,configuração basica do 1.5.2 alcool. so nao vai usar o sensor knock... é uma tb

achei a 1.5.2 nova por 600,00
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 12:51

José Leal escreveu:Esse sistema de IE, como qqer um digital que usa sonda lâmbda (malha fechada), roda no álcool sem problemas. Como conversamos no Vectra Clube, vc colocando os bicos do Vectra flex, já roda no álcool tranquilamente. Inclusive, naquele post sobre conversão que te indiquei lá, e como já relatei N vezes, meu carro é flex devido ao uso dos bicos do Vectra 2.4 16V flex.

nao é bem assim Jose, fazer um motor ligar e andar no alcool apenas trocando os bico flex onde somente a vazao é maior, funciona porem nao funciona como é pra funcionar. e explico pq
na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.

*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.

*fase de enriquecimento do motor frio,retardo do ponto na fase quente,acionamento da ventoina, tambem muda entre outros menos importante.

é claro trocando os bico e usando a central ainda mapeada pra gasolina vai funcionar e poder andar sem problemas, mas pode ter certeza que a potencia e o conforto vai cair comparado com gasolina.
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 13:00

nossa, não vale a pena....
depois tem o chicote ainda.
o melhor mesmo vai ser usar o do A. Aff

mas queria porque queria usar o know.
fiquei triste por isso.

quanto vale um 16v do vetra GSI?
abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor 500EF » 12 Nov 2010, 13:04

Rafaelo escreveu:na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.

O que você disse não tem sentido.

Se colocar um bico que injete X% a mais de combustível que o original, então com a mesma duração de pulso que a central mandar vai injetar X% a mais de combustível no cilindro.

O Leal mediu os bicos na máquina e encontrou vazão de 37% a mais (me corrija se eu estiver errado, Leal :wink:). Portanto, supriram a necessidade maior que o álcool demanda e alimentaram o motor.

*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.

Via de regra, o ponto de ignição inicial do à gasolina é menor, mas a curva é até mais agressiva que o do à álcool.

Para a conversão sem elevação da taxa, basta adiantar o inicial em mais 6 graus que o problema está resolvido.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 13:17

mas como irei mecher no ponto inicial se o dist. do vectra não tem regulagem?

abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor 500EF » 12 Nov 2010, 13:54

dbzronaldo escreveu:mas como irei mecher no ponto inicial se o dist. do vectra não tem regulagem?

abrass

Ajusta pela roda fônica.

Mas eu estava falando do carro do Leal, ou de qualquer outro convertido sem elevação de taxa original DO Á GASOLINA.

Você não deve precisar mexer nisso. Seu carro não está sendo convertido e já tem taxa mais alta.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo @ 0,8 bar - Legalizado.
500EF
MODERADOR

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 14:30

legal, menos mauu. ao menso não terei que mecher na roda fonica, srsrsr
é so instalar ele e boa.
decidi que vo colocar a injeção do vectra A mesmo, ela normalzinha como é. srsrsr
mas usar o alcool. (usando apenas os bicos flex)

atualmete já comprei esse kit:
Flauta + Regulador Pressão, 4 bicos + Módulo de Injeção+ chicotes + plugs
todo mes eu vo compar um kit. o cara disse q deixa eu comprar um por vez.

assim acho q em março ou abril vai dar pra montar... vai demorar , mas.. a grana é curta e num da pra mim pisar a onde eu não alcanso. srsr, e futuramente talvez ainda mude dinovu pra uma masi recente. xD
se o cara achou um doido igual eu q compro, converteza tem outro q vai compar o meu tmb. srsrrssr

o resto do kit é assim:
1° Coletor Admissão + Tbi Corpo Borboleta 200,00
2° Tampa Gaiola De Valvulas Cabeçote + Comando + Distribuidor + Cabos de Velas 250,00
3° Caixa do Filtro de AR+MANGUEIRA+FILTRO (usado) 120,00

dai o resto é peças separadas. srsrsr

agora tem um problema....
o markehl la do vectra clube disse que o vss do vectra so vem junto com o velocimetro. acho q é dentro, sei la.
fudeuuu. srrs
como faremos agora?

como q vo saber a velocidade q eu to?

Mensagem dele:
Pelo que vi no CEPchev ele so vem com o velocimetro completo,numero 90504382 e
a instalacao dele eh junto com a do painel.

abrass
Editado pela última vez por dbzronaldo em 12 Nov 2010, 14:33, em um total de 1 vez.

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 14:31

negativo Eduardo, nao e bem assim...

nao é o bico que injeta "a mais" e sim o mapa VE(mapa de combustivel) que determina o quanto vai ser injetado... é diferente uma coisa de outra. tu pode ter um bico que tenha A capacidade de trabalhar ate 300cc/min e uma VE montada pra bicos e combustivel gasolina so pq o bico tem maior vazao nao significa que vai injeta os "300cc/min" isso e bobagem. agora por ter uma maior capacidade de vazao o bico acaba injetando um pouco a mais em relação ao bico original(gasolina) isso eu sei e vcs tb né, isso nao tem o que discutir. mas nao é o suficiente pra uma mistura em todas as situaçãoes(lenta,arranque,cruzeiro,wot,desc) correta pra se usar no alcool, isso é fato no manual da MS tem varios calculo de exemplo explicando como fazer o mapa correto da VE conforme o combustivel,bicos,etc usado. se fosse assim nao existiria centrais alcool e gasolina e bem simples.

abaixo fiz um exemplo rapido de calculo.

a sim diferença de largura do pulso entregue da gasolina pra alcool. precisa aumentar o tempo de injeção(Req fuel) do pulso nao é so troca o bico por um de maior vazao nao... tanto é que no calculo pede pra por o bico ja com a vazao, alem do combustivel usado: uma ferramenta da MS pra calculo de pulso.
Imagem

na memoria da ECU ja ta gravado o pulso determinado pra ser usado gasolina. se mudar o bico pra um de maior vazao flex no caso a central nao tem como saber e vai se perde nos calculo :D vai continuar achando que tem um bico a gasolina la. entao usar uma ECU gasolina em motor alcool é preciso mudar alem dos bico a configuração da memoria como expliquei acima.

quanto ao ponto continua sendo mais avançado por causa do alcool que precisa ser mais avançado(outra vez a central original nao sabe que vcs trocaram de combustivel). o ponto inicial é referencial pra curva de avanço. a curva é baseada atraves do ponto inicial, entre outros fatores.
se o inicial é de 6º APMS gasolina vai ser outras variaveis + 6º
se o inicial é de 10º APMS alcool vai ser outras variaveis + 10º

mais uma continha: adv_deg = ign_table(rpm, kpa) + adv_offset + cold_adv_deg
adv_deg = avanço final ja calculado.
adv_offset = ponto inicial (distribuidor,roda fonica,etc).
ign_table(rpm, kpa)= tabela ignição, ainda setada como se fosse gasolina
cold_adv_deg= tabela ignição fase fria, ainda setada como se fosse gasolina(fase fria de um motor a gasolina nao e o mesmo de um alcool)

viu so como nao e so troca um simples bico e acha que ta com motor redondinho? é da é pra pior o negocio. por isso que falo, troca apenas o bico nao é nem o começo pra deixar funcional.
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 14:53

dbzronaldo escreveu:l
agora tem um problema....
o markehl la do vectra clube disse que o vss do vectra so vem junto com o velocimetro. acho q é dentro, sei la.
fudeuuu. srrs
como faremos agora?

como q vo saber a velocidade q eu to?

Mensagem dele:
Pelo que vi no CEPchev ele so vem com o velocimetro completo,numero 90504382 e
a instalacao dele eh junto com a do painel.[/b]

abrass

hehe esse é sensor/cabo sei la do velocimentro no cep mostra cabo no vectra A olhem la.

a minha duvida é existe sensor VSS pra motronic 1.5.1 ou 1.5.2 ? eu vo olhar no manual de serviço do omega 2.0 no diagrama eletrico e depois falo. se tem ou nao sensor de velocidade VSS
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 14:56

blzzz... q ..., pra que mudar tanto assim de uma pra outra. aff
e pra quer esses ... num fizeram essa m... de injeção a alcool tmb neh? aff
mas eu num vo deixar de uzar meu painel digital por causa de uma ... de injeção.
se for cabo eu to lascado. e dai? sera q eu num consigo usar usar meu painel normal com meu sensor?

pior q é mesmo. olhei la no cepchev. e aparece. cabo de velocimetro.
afffffffffff

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 15:16

nao tem VSS fica tranquilo o teu vai fica usando no PD tu tem ne. o cara la do vectra tava viajando ou nao te intendeu bem.

Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 15:31

então meu sensor vai ficar no lugar que ta, e ele sera responsavel por mandar informaçoes pro meu painel digital, ?
ex: velocidade atual e talz?
abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 15:44

dbzronaldo escreveu:então meu sensor vai ficar no lugar que ta, e ele sera responsavel por mandar informaçoes pro meu painel digital, ?
ex: velocidade atual e talz?
abrass

isso mesmo nao vai ser precio mexe nele, apenas pro PD sera seu uso agora como ja esta. sim velocidade do velocimetro nao vai ser afedata ja que nao vai ser mexido nele. esse sensor do monza VSS sai 3 fios pra mesma função. PD ou CB é ECU EFI.

a ja descarte essa... menos uma coisa.
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 15:46

Ufa.. Menos gastoss... srrsrs
to ... com aquele tal de sonda lambda. cara, 250 reais uma da bosh.
oq me aconselha?
tem alguma semelhante boa?

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor Rafaelo » 12 Nov 2010, 16:03

tem varios caminho, compra usada... compra paralela MTE funciona bem pro teu caso.

compra uma universal da bosch é ta feito. eu vo pega uma pra pro monza http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7191 é so troca os conectores que vem junto, pelo do chicote da IE e usar. sim, pode usar sem problema.
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 16:07

ta aii. boa...
vlwww...e pros bicos? tem alguam solução? rsrsrssr
250,00 os 4 bicos do astra/vectra 2.0 flex.

xD

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor dbzronaldo » 12 Nov 2010, 16:39

galera, a sonda é de 3 fios?

achei essa bem em conta, é remanafaturada. algo assim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

e essa:
de outra marca, é boa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 3-fios-_JM
abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica Geral