Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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dbzronaldo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

então marcelo, o duro, é q o modulo dele ta custando 700 reais. rsrsrsrs
pensei em pegar o chip dele a alcool, mas tmb num da. porque quero usar o tal sensor de batida, o know.

aff, q negocio complicado esse. xD

rafaelo, vc me disse por msn, pensei q meu msn tava salvando as conversas e o infeliz num tava. e vc me disse oq muda pra eu por a injeção do B, mas num lembro direito.

achei o modulo do vectra B, por duzentos e pouco. barato demais""
e ele deve ter o sensor know.
olha:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -20-8v-_JM

mas a duvida é.

o meu kit é compativel com a injeção do b?
elem do know, oq mais eu terei que comprar?

muda algo? talvez o distribudior? comando? lista abaixo:

Flauta + Regulador Pressão, 4 bicos + chicotes + plugs
Coletor Admissão + Tbi Corpo Borboleta
Gaiola do comando De Valvulas + Comando + Distribuidor + Cabos de Velas
Caixa do filtro de ar + mangueira


a do b é melhor ainda né? não mais q a do omega, pq já é a alcool, mas nunca vo comprar um modulo de 700,00 reais.
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José Leal
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por José Leal »

Ronaldo, a maior diferença do sistema de IE do Vectra A para o B é a aposentadoria do distribuidor. Para seu carro, vc teria que tampar o local onde o distribuidor é acoplado e necessariamente instalar a roda fônica. Se vc tivesse com grana boa para investir, colocava o cabeçote 16V e aproveitava o recurso do sensor de fase. Neste caso, até 2500RPM, a IE comporta-se como SFI, pulsando um bico de cada vez. Esse sistema de IE, como qqer um digital que usa sonda lâmbda (malha fechada), roda no álcool sem problemas. Como conversamos no Vectra Clube, vc colocando os bicos do Vectra flex, já roda no álcool tranquilamente. Inclusive, naquele post sobre conversão que te indiquei lá, e como já relatei N vezes, meu carro é flex devido ao uso dos bicos do Vectra 2.4 16V flex.
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dbzronaldo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

mas é complicado jose, se foce do geito q a gente tava pensando seria uma boa, meter a injeção do vectra A, e bicos flex. mas o problema é q a ... da injeção do vectra num tem o sensor de detonação, agora já a do vectra b tem, mas meu kit é completamente diferete...
teria coragem de comprar até o modulo dovectra B, porem. oq eu faria com

Flauta, Regulador Pressão,Coletor Admissão, Tbi Corpo Borboleta
Gaiola do comando De Valvulas, Caixa do filtro de ar + mangueira

o markehl la do vetra clube, disse que as peças são totalmente diferente, e se for assim fica imposivel de eu por a do vectra B.
não jose, prefiro usar meu 8 valvulas mesmo.
gastaria muito em um 16 valvulas, sem contar o consumo.. .
mas se eu colocace o cabeçote 16v, qual injeção eu usaria?
abras
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

muda algumas coisa o chicote muda todo ele, a bobina de ignição é diferente e muda, valvula da lenta tb, tem um tal de imoblizador ainda. sei la viu se ja compro as peças do A continue no A.

eu tentaria fica mesmo no 1.5.1 ou 1.5.2 preferencia.

oque tu pode fazer e pega o 1.5.1 e mapear pra os mapas,configuração basica do 1.5.2 alcool. so nao vai usar o sensor knock... é uma tb

achei a 1.5.2 nova por 600,00
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu:Esse sistema de IE, como qqer um digital que usa sonda lâmbda (malha fechada), roda no álcool sem problemas. Como conversamos no Vectra Clube, vc colocando os bicos do Vectra flex, já roda no álcool tranquilamente. Inclusive, naquele post sobre conversão que te indiquei lá, e como já relatei N vezes, meu carro é flex devido ao uso dos bicos do Vectra 2.4 16V flex.
nao é bem assim Jose, fazer um motor ligar e andar no alcool apenas trocando os bico flex onde somente a vazao é maior, funciona porem nao funciona como é pra funcionar. e explico pq
na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.

*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.

*fase de enriquecimento do motor frio,retardo do ponto na fase quente,acionamento da ventoina, tambem muda entre outros menos importante.

é claro trocando os bico e usando a central ainda mapeada pra gasolina vai funcionar e poder andar sem problemas, mas pode ter certeza que a potencia e o conforto vai cair comparado com gasolina.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

nossa, não vale a pena....
depois tem o chicote ainda.
o melhor mesmo vai ser usar o do A. Aff

mas queria porque queria usar o know.
fiquei triste por isso.

quanto vale um 16v do vetra GSI?
abrass
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu: na ECU existe varios mapas ja setados pra gasolina(central gasolina). quando tu troca os bico pra flex, ainda continua sendo gasolina o comportamento da IE, em todo.

*mapa VE(eficiencia volumetrica), neste mapa é configurado o combustivel injetado. lembram dos gigles? aqui é feito o ajuste de tempo de injeção do pulso. se o mapa ainda for gasolina original ela vai usar obviamente a configuração gasolina. injetando como se fosse pra gasolina(menos combustivel em relação ao alcool)... o alcool precisa de mais combustivel(ou seja maior tempo na largura do pulso). a sonda ela tenta corrir ate um certo ponto mas ela nao faz milagre.
O que você disse não tem sentido.

Se colocar um bico que injete X% a mais de combustível que o original, então com a mesma duração de pulso que a central mandar vai injetar X% a mais de combustível no cilindro.

O Leal mediu os bicos na máquina e encontrou vazão de 37% a mais (me corrija se eu estiver errado, Leal :wink:). Portanto, supriram a necessidade maior que o álcool demanda e alimentaram o motor.
*mapa Spark(ponto ignição), neste mapa esta setado os graus da ignição, como sendo gasolina e menor que sendo a alcool é claro em todo o mapa vale isso. no carburador era so adiantar e tava pronto a conversao.
Via de regra, o ponto de ignição inicial do à gasolina é menor, mas a curva é até mais agressiva que o do à álcool.

Para a conversão sem elevação da taxa, basta adiantar o inicial em mais 6 graus que o problema está resolvido.
Eduardo Rettore
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

mas como irei mecher no ponto inicial se o dist. do vectra não tem regulagem?

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