Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Rafaelo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:então meu sensor vai ficar no lugar que ta, e ele sera responsavel por mandar informaçoes pro meu painel digital, ?
ex: velocidade atual e talz?
abrass
isso mesmo nao vai ser precio mexe nele, apenas pro PD sera seu uso agora como ja esta. sim velocidade do velocimetro nao vai ser afedata ja que nao vai ser mexido nele. esse sensor do monza VSS sai 3 fios pra mesma função. PD ou CB é ECU EFI.

a ja descarte essa... menos uma coisa.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Ufa.. Menos gastoss... srrsrs
to ... com aquele tal de sonda lambda. cara, 250 reais uma da bosh.
oq me aconselha?
tem alguma semelhante boa?
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

tem varios caminho, compra usada... compra paralela MTE funciona bem pro teu caso.

compra uma universal da bosch é ta feito. eu vo pega uma pra pro monza http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=7191 é so troca os conectores que vem junto, pelo do chicote da IE e usar. sim, pode usar sem problema.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

ta aii. boa...
vlwww...e pros bicos? tem alguam solução? rsrsrssr
250,00 os 4 bicos do astra/vectra 2.0 flex.

xD
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

galera, a sonda é de 3 fios?


achei essa bem em conta, é remanafaturada. algo assim.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

e essa:
de outra marca, é boa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 3-fios-_JM
abrass
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:negativo Eduardo, nao e bem assim...
Vazão é a passagem do combustível pelo bico em um determinado período de tempo. Se um bico tem 35% a mais de vazão que o outro, então no mesmo tempo, ele vai deixar passar 35% a mais de combustível... Isso é 100% óbvio...

Mas vamos deixar de lado os termos tempo de injeção e vazão para você não fazer confusão.

Pergunta: O que você precisa fazer para alimentar um motor passado de gasolina para álcool?
Resposta: Jogar uns 35% a mais de combustível no cilindro (não tem como você discordar disso, é a diferença de relação estequiométrica entre os dois combustíveis).

Ok. Então agora sim voltamos aos termos...

Pergunta: E como você vai aumentar em uns 35% a injeção de combustível no cilindro?

Resposta: Se você acredita em papai-noel, coloca um chip ou uma caixinha flex-treco para aumentar o tempo de injeção em 35%. Se é mais esperto e não acredita, aumenta os furos do seu bico multi, ou troca seu bico mono/multi pelo modelo correspondente à álcool, COM OS +/- 35% A MAIS DE VAZÃO.

Então porque só trocar o bico pelo maior resolve?

Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023

Aí você pode perguntar, mas e como eu sei que um bico tem mais vazão que o outro?
Simples... Basta você colocar o bico original na máquina de limpeza ao lado do bico maior. No fim do teste da máquina, a pipeta vai marcar X ml no bico original e (X+35%) no outro, exatamente com o mesmo pulso e pelo mesmo período de tempo em todos eles...

Sinceramente, não consigo enxergar porque cargas d'água você ainda quer aumentar o tempo de injeção se o bico já tiver a vazão suficiente para alimentar...
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Vazão é a passagem do combustível pelo bico em um determinado período de tempo. Se um bico tem 35% a mais de vazão que o outro, então no mesmo tempo, ele vai deixar passar 35% a mais de combustível... Isso é 100% óbvio...
sem duvida disso eu concordo e sem bem como funciona. bicos maior, maior vazao EM UM DETERMIDADO TEMPO DEFINIDO(gasolina) como tu mesmo disse, esse tempo nao é o mesmo do alcool... leu certinho a calculadora que postei com os exemplos? a propria calculadora pede INFORME O COMBUSTIVEL pra calcular o tempo de injeção final Req fuel.

tem outra uma coisa, mesmo que tu coloque bico de maior vazao a sonda(em algumas areas do mapa) vai detectar enrequecimento por causa da maior vazao do bico, e advinha oque vai acontecer, vai empobrecer a mistura em alguns ponto da tabela VE(tabela combustivel) ja que essa ta está montada pra gasolina onde a mistura e mais pobre em relação a alcool. será que só os bicos 35% a mais acertou certinho 100% correto? acho que nao né
500EF escreveu:Mas vamos deixar de lado os termos tempo de injeção e vazão para você não fazer confusão.
como expliquei acima. vazao é uma coisa. tempo dessa vazao é outra um depende do outro. o seguinte exemplo nao sao reais ok. os valores sao pra ilustrar:
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 200cc/min(bico gasolina) = X ml entre por pulso
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 400cc/min(bico flex) = X35% a mais entregue por pulso(corversao apenas nos bicos)
comprimento pulso bruto 10.0ms(alcool) bico 400cc/min(bico flex) = X50% a mais entregue por pulso(mapa + bico alcool)

outra coisa, tu sabe que um mesmo bico é preparado pra alimentar motor de 1.8 a 2.2? dependo do bico é claro. o comprimento do pulso nao muda de uma central 1.8 e outra 2.2? o Req fuel é iqual? é claro que muda pra mais é obvio. com o combustivel alcool é mesma coisa é preciso aumentar o pulso. sao varias coisa que determina o comprimento do pulso, essa ferramenta é show usa a calculadora:http://www.megamanual.com/v22manual/mfuel.htm#reqfuel faça o teste, pra ver que muda tambem... e refaça trocando de gasolina pra alcool. dicas pra facilitar! 1.8(Engine Displacement:110), 2.2(Engine Displacement:135)
500EF escreveu:Pergunta: O que você precisa fazer para alimentar um motor passado de gasolina para álcool?
Resposta: Jogar uns 35% a mais de combustível no cilindro (não tem como você discordar disso, é a diferença de relação estequiométrica entre os dois combustíveis).
so concordo com o bico maior nessa historia, mas nao quer dizer que vai fica bom ja que nao é preciso. precisa aumentar o pulso ainda entre outros.
500EF escreveu:Então porque só trocar o bico pelo maior resolve? Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023
nao resolve 100% como falei acima pode resolver 70% da conversao sei la. ajuda isso nao nego... o bico é de maior vazao, mas o pulso continua com o comprimento de gasolina! pra fica real precisa ser recalculado e remapeado em favor do combustivel alcool. no caso do Ronaldo e so usar o mapa do motronic 1.5.2 e usar o bico de maior vazao é bem simples.
500EF escreveu:Sinceramente, não consigo enxergar porque cargas d'água você ainda quer aumentar o tempo de injeção se o bico já tiver a vazão suficiente para alimentar...
disse bem Vazao suficiente! mas quem dita a vazao e as configuração gravadas na memoria da central. e elas estao como se fosse pra gasolina. como tu me explica que existem 2 tipo de ECU alcool e gasolina? nao é pq tem dispositivos a mais é pq a imagem da memoria é diferente, é se é diferente, nao ah relação com o bico ser flex ou nao. e sim com a configuração do tratamento de combustivel.

depois caso der eu pego os mapas da MS a variedade que tem pra se ajustar devido a diferença dos 2 combustivel. abraços
Editado pela última vez por Rafaelo em 13 Nov 2010, 03:53, em um total de 2 vezes.
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José Leal
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, sobre os 37% do bico flex, confere.

Sobre a quantidade de combustível injetado, vc conseguiu explicar bem o esquema de troca:
500EF escreveu:Pergunta: E como você vai aumentar em uns 35% a injeção de combustível no cilindro?

Resposta: Se você acredita em papai-noel, coloca um chip ou uma caixinha flex-treco para aumentar o tempo de injeção em 35%. Se é mais esperto e não acredita, aumenta os furos do seu bico multi, ou troca seu bico mono/multi pelo modelo correspondente à álcool, COM OS +/- 35% A MAIS DE VAZÃO.

Então porque só trocar o bico pelo maior resolve?

Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023
O que está acontecendo é que no meu caso, o mapa de ignição está pouco para meu motor destaxado. Mas como o motor do amigo Ronaldo já é álcool, ele não precisa se preocupar. Deixa que a IE toma conta de tudo.

Rafaelo, sou um neném comparado com vc, o Eduardo e o TheRipper sobre esquemas e funcionamento do sistema de IE. Mas na minha ignorância, basicamente o sistema de IE leva em consideração somente a quantidade de ar admitida (MAP) e o resultado da queima (sonda). OBVIAMENTE que entram outros fatores, como temperatura do motor, posição do acelerador... por isso é que eu disse que qualquer sistema de IE com malha fechada pode receber os bicões e transformar o carro em flex.
Sobre a vazão maior, é que como a pressão na flauta é constante e alta, mesmo a IE tendo o mapa de pulso da gasolina, devido ao bico com maior vazão, consegue suprir o motor com a quantidade certa de combustível. No máximo, a IE acertaria o tempo de injeção, mas dentro dos valores programados. Dê uma olhda aqui:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... ro#p133083

A título de curiosidade, a revista Motor Show afirmou que a Captiva e (e se não me engano) o Fusion são flex de fábrica. Mas como temos um conhecimento maior sobre motores e sistemas de IE, sabemos que se o proprietário que lê uma reportagem dessas enche o tanque do carro com álcool, e anda sempre em altas rotações, correrá sério risco de andar pobre e quebrar o motor. Aí voltamos ao início do meu post. Se o cara coloca os bicões, poderá alimentar normalmente o motor tanto com álcool quanto com gasolina. Mas perderá potência ao andar no álcool, devido a pouca taxa de compressão e pouco ponto.
Editado pela última vez por José Leal em 12 Nov 2010, 20:13, em um total de 1 vez.
Razão: Adição de informações
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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