500EF escreveu:Vazão é a passagem do combustível pelo bico em um determinado período de tempo. Se um bico tem 35% a mais de vazão que o outro, então no mesmo tempo, ele vai deixar passar 35% a mais de combustível... Isso é 100% óbvio...
sem duvida disso eu concordo e sem bem como funciona. bicos maior, maior vazao EM UM DETERMIDADO TEMPO DEFINIDO(gasolina) como tu mesmo disse, esse tempo nao é o mesmo do alcool... leu certinho a calculadora que postei com os exemplos? a propria calculadora pede INFORME O COMBUSTIVEL pra calcular o tempo de injeção final Req fuel.
tem outra uma coisa, mesmo que tu coloque bico de maior vazao a sonda(em algumas areas do mapa) vai detectar enrequecimento por causa da maior vazao do bico, e advinha oque vai acontecer, vai empobrecer a mistura em alguns ponto da tabela VE(tabela combustivel) ja que essa ta está montada pra gasolina onde a mistura e mais pobre em relação a alcool. será que só os bicos 35% a mais acertou certinho 100% correto? acho que nao né
500EF escreveu:Mas vamos deixar de lado os termos tempo de injeção e vazão para você não fazer confusão.
como expliquei acima. vazao é uma coisa. tempo dessa vazao é outra um depende do outro. o seguinte exemplo nao sao reais ok. os valores sao pra ilustrar:
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 200cc/min(bico gasolina) = X ml entre por pulso
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 400cc/min(bico flex) = X35% a mais entregue por pulso(corversao apenas nos bicos)
comprimento pulso bruto 10.0ms(alcool) bico 400cc/min(bico flex) = X50% a mais entregue por pulso(mapa + bico alcool)
outra coisa, tu sabe que um mesmo bico é preparado pra alimentar motor de 1.8 a 2.2? dependo do bico é claro. o comprimento do pulso nao muda de uma central 1.8 e outra 2.2? o Req fuel é iqual? é claro que muda pra mais é obvio. com o combustivel alcool é mesma coisa é preciso aumentar o pulso. sao varias coisa que determina o comprimento do pulso, essa ferramenta é show usa a calculadora:
http://www.megamanual.com/v22manual/mfuel.htm#reqfuel faça o teste, pra ver que muda tambem... e refaça trocando de gasolina pra alcool. dicas pra facilitar! 1.8(Engine Displacement:110), 2.2(Engine Displacement:135)
500EF escreveu:Pergunta: O que você precisa fazer para alimentar um motor passado de gasolina para álcool?
Resposta: Jogar uns 35% a mais de combustível no cilindro (não tem como você discordar disso, é a diferença de relação estequiométrica entre os dois combustíveis).
so concordo com o bico maior nessa historia, mas nao quer dizer que vai fica bom ja que nao é preciso. precisa aumentar o pulso ainda entre outros.
500EF escreveu:Então porque só trocar o bico pelo maior resolve? Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023
nao resolve 100% como falei acima pode resolver 70% da conversao sei la. ajuda isso nao nego... o bico é de maior vazao, mas o pulso continua com o comprimento de gasolina! pra fica real precisa ser recalculado e remapeado em favor do combustivel alcool. no caso do Ronaldo e so usar o mapa do motronic 1.5.2 e usar o bico de maior vazao é bem simples.
500EF escreveu:Sinceramente, não consigo enxergar porque cargas d'água você ainda quer aumentar o tempo de injeção se o bico já tiver a vazão suficiente para alimentar...
disse bem Vazao suficiente! mas quem dita a vazao e as configuração gravadas na memoria da central. e elas estao como se fosse pra gasolina. como tu me explica que existem 2 tipo de ECU alcool e gasolina? nao é pq tem dispositivos a mais é pq a imagem da memoria é diferente, é se é diferente, nao ah relação com o bico ser flex ou nao. e sim com a configuração do tratamento de combustivel.
depois caso der eu pego os mapas da MS a variedade que tem pra se ajustar devido a diferença dos 2 combustivel. abraços
PROecu - Injeções eletronica para monzas.