Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
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500EF
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo escreveu:negativo Eduardo, nao e bem assim...
Vazão é a passagem do combustível pelo bico em um determinado período de tempo. Se um bico tem 35% a mais de vazão que o outro, então no mesmo tempo, ele vai deixar passar 35% a mais de combustível... Isso é 100% óbvio...

Mas vamos deixar de lado os termos tempo de injeção e vazão para você não fazer confusão.

Pergunta: O que você precisa fazer para alimentar um motor passado de gasolina para álcool?
Resposta: Jogar uns 35% a mais de combustível no cilindro (não tem como você discordar disso, é a diferença de relação estequiométrica entre os dois combustíveis).

Ok. Então agora sim voltamos aos termos...

Pergunta: E como você vai aumentar em uns 35% a injeção de combustível no cilindro?

Resposta: Se você acredita em papai-noel, coloca um chip ou uma caixinha flex-treco para aumentar o tempo de injeção em 35%. Se é mais esperto e não acredita, aumenta os furos do seu bico multi, ou troca seu bico mono/multi pelo modelo correspondente à álcool, COM OS +/- 35% A MAIS DE VAZÃO.

Então porque só trocar o bico pelo maior resolve?

Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023

Aí você pode perguntar, mas e como eu sei que um bico tem mais vazão que o outro?
Simples... Basta você colocar o bico original na máquina de limpeza ao lado do bico maior. No fim do teste da máquina, a pipeta vai marcar X ml no bico original e (X+35%) no outro, exatamente com o mesmo pulso e pelo mesmo período de tempo em todos eles...

Sinceramente, não consigo enxergar porque cargas d'água você ainda quer aumentar o tempo de injeção se o bico já tiver a vazão suficiente para alimentar...
Eduardo Rettore
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Rafaelo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Vazão é a passagem do combustível pelo bico em um determinado período de tempo. Se um bico tem 35% a mais de vazão que o outro, então no mesmo tempo, ele vai deixar passar 35% a mais de combustível... Isso é 100% óbvio...
sem duvida disso eu concordo e sem bem como funciona. bicos maior, maior vazao EM UM DETERMIDADO TEMPO DEFINIDO(gasolina) como tu mesmo disse, esse tempo nao é o mesmo do alcool... leu certinho a calculadora que postei com os exemplos? a propria calculadora pede INFORME O COMBUSTIVEL pra calcular o tempo de injeção final Req fuel.

tem outra uma coisa, mesmo que tu coloque bico de maior vazao a sonda(em algumas areas do mapa) vai detectar enrequecimento por causa da maior vazao do bico, e advinha oque vai acontecer, vai empobrecer a mistura em alguns ponto da tabela VE(tabela combustivel) ja que essa ta está montada pra gasolina onde a mistura e mais pobre em relação a alcool. será que só os bicos 35% a mais acertou certinho 100% correto? acho que nao né
500EF escreveu:Mas vamos deixar de lado os termos tempo de injeção e vazão para você não fazer confusão.
como expliquei acima. vazao é uma coisa. tempo dessa vazao é outra um depende do outro. o seguinte exemplo nao sao reais ok. os valores sao pra ilustrar:
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 200cc/min(bico gasolina) = X ml entre por pulso
comprimento pulso bruto 7.0ms(gasolina) bico 400cc/min(bico flex) = X35% a mais entregue por pulso(corversao apenas nos bicos)
comprimento pulso bruto 10.0ms(alcool) bico 400cc/min(bico flex) = X50% a mais entregue por pulso(mapa + bico alcool)

outra coisa, tu sabe que um mesmo bico é preparado pra alimentar motor de 1.8 a 2.2? dependo do bico é claro. o comprimento do pulso nao muda de uma central 1.8 e outra 2.2? o Req fuel é iqual? é claro que muda pra mais é obvio. com o combustivel alcool é mesma coisa é preciso aumentar o pulso. sao varias coisa que determina o comprimento do pulso, essa ferramenta é show usa a calculadora:http://www.megamanual.com/v22manual/mfuel.htm#reqfuel faça o teste, pra ver que muda tambem... e refaça trocando de gasolina pra alcool. dicas pra facilitar! 1.8(Engine Displacement:110), 2.2(Engine Displacement:135)
500EF escreveu:Pergunta: O que você precisa fazer para alimentar um motor passado de gasolina para álcool?
Resposta: Jogar uns 35% a mais de combustível no cilindro (não tem como você discordar disso, é a diferença de relação estequiométrica entre os dois combustíveis).
so concordo com o bico maior nessa historia, mas nao quer dizer que vai fica bom ja que nao é preciso. precisa aumentar o pulso ainda entre outros.
500EF escreveu:Então porque só trocar o bico pelo maior resolve? Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023
nao resolve 100% como falei acima pode resolver 70% da conversao sei la. ajuda isso nao nego... o bico é de maior vazao, mas o pulso continua com o comprimento de gasolina! pra fica real precisa ser recalculado e remapeado em favor do combustivel alcool. no caso do Ronaldo e so usar o mapa do motronic 1.5.2 e usar o bico de maior vazao é bem simples.
500EF escreveu:Sinceramente, não consigo enxergar porque cargas d'água você ainda quer aumentar o tempo de injeção se o bico já tiver a vazão suficiente para alimentar...
disse bem Vazao suficiente! mas quem dita a vazao e as configuração gravadas na memoria da central. e elas estao como se fosse pra gasolina. como tu me explica que existem 2 tipo de ECU alcool e gasolina? nao é pq tem dispositivos a mais é pq a imagem da memoria é diferente, é se é diferente, nao ah relação com o bico ser flex ou nao. e sim com a configuração do tratamento de combustivel.

depois caso der eu pego os mapas da MS a variedade que tem pra se ajustar devido a diferença dos 2 combustivel. abraços
Editado pela última vez por Rafaelo em 13 Nov 2010, 03:53, em um total de 2 vezes.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por José Leal »

Eduardo, sobre os 37% do bico flex, confere.

Sobre a quantidade de combustível injetado, vc conseguiu explicar bem o esquema de troca:
500EF escreveu:Pergunta: E como você vai aumentar em uns 35% a injeção de combustível no cilindro?

Resposta: Se você acredita em papai-noel, coloca um chip ou uma caixinha flex-treco para aumentar o tempo de injeção em 35%. Se é mais esperto e não acredita, aumenta os furos do seu bico multi, ou troca seu bico mono/multi pelo modelo correspondente à álcool, COM OS +/- 35% A MAIS DE VAZÃO.

Então porque só trocar o bico pelo maior resolve?

Porque com o mesmo pulso que a injeção mandar, ele vai jogar para dentro do motor os cerca de 35% a mais de combustível. E não era só isso que precisávamos na primeira resposta??? Então, pronto... hehehe :smt023
O que está acontecendo é que no meu caso, o mapa de ignição está pouco para meu motor destaxado. Mas como o motor do amigo Ronaldo já é álcool, ele não precisa se preocupar. Deixa que a IE toma conta de tudo.

Rafaelo, sou um neném comparado com vc, o Eduardo e o TheRipper sobre esquemas e funcionamento do sistema de IE. Mas na minha ignorância, basicamente o sistema de IE leva em consideração somente a quantidade de ar admitida (MAP) e o resultado da queima (sonda). OBVIAMENTE que entram outros fatores, como temperatura do motor, posição do acelerador... por isso é que eu disse que qualquer sistema de IE com malha fechada pode receber os bicões e transformar o carro em flex.
Sobre a vazão maior, é que como a pressão na flauta é constante e alta, mesmo a IE tendo o mapa de pulso da gasolina, devido ao bico com maior vazão, consegue suprir o motor com a quantidade certa de combustível. No máximo, a IE acertaria o tempo de injeção, mas dentro dos valores programados. Dê uma olhda aqui:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... ro#p133083

A título de curiosidade, a revista Motor Show afirmou que a Captiva e (e se não me engano) o Fusion são flex de fábrica. Mas como temos um conhecimento maior sobre motores e sistemas de IE, sabemos que se o proprietário que lê uma reportagem dessas enche o tanque do carro com álcool, e anda sempre em altas rotações, correrá sério risco de andar pobre e quebrar o motor. Aí voltamos ao início do meu post. Se o cara coloca os bicões, poderá alimentar normalmente o motor tanto com álcool quanto com gasolina. Mas perderá potência ao andar no álcool, devido a pouca taxa de compressão e pouco ponto.
Editado pela última vez por José Leal em 12 Nov 2010, 20:13, em um total de 1 vez.
Razão: Adição de informações
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Rafaelo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

José Leal escreveu: O que está acontecendo é que no meu caso, o mapa de ignição está pouco para meu motor destaxado. Mas como o motor do amigo Ronaldo já é álcool, ele não precisa se preocupar. Deixa que a IE toma conta de tudo.
Ze continua sendo gasolina seu mapa tanto ponto quanto combustivel quanto correção AFR. ela vai continua sendo tratado como gasolina injeçao do pulso entre outros isso nao da pra esconder. vai funciona em partes, mas nao completamente. é isso que estou questionando e afirmando. a memoria de uma central gasolina 1.5.1 sempre sera gasolina ate que se reprograme ela pra alcool. ja que muda tudo isso que falei, entre outros tb. somando tudo isso o resultado acaba sendo bem melhor que so trocando os bicos de maior vazao.
José Leal escreveu: Rafaelo, sou um neném comparado com vc, o Eduardo e o TheRipper sobre esquemas e funcionamento do sistema de IE. Mas na minha ignorância, basicamente o sistema de IE leva em consideração somente a quantidade de ar admitida (MAP) e o resultado da queima (sonda). OBVIAMENTE que entram outros fatores, como temperatura do motor, posição do acelerador... por isso é que eu disse que qualquer sistema de IE com malha fechada pode receber os bicões e transformar o carro em flex.
sim isso eu concordo contigo Ze, pode pode faze isso sem problemas... porem nao vai fica 100% por causas dos mapas que continuam sendo "mapas gasolina" seria uma "tapa" a parte, da pra usar o carro sem duvida mas a potencia vai cair. mesmo com taxa 12:1 acredito que no maximo impata com o motor a gasolina em potencia. geralmente motor alcool sao mais potente que os gasolina.
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dbzronaldo
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

então galera, depois é so mandar remapear o chip então né?
dai fica uma conversão melhor...
sera q é dificil de pegar os dados do chip do modulo do omega 2.0 e usar como base pra remapear esse do 1.5.1 do vectra?
abrass
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

dbzronaldo escreveu:então galera, depois é so mandar remapear o chip então né?
dai fica uma conversão melhor...
sera q é dificil de pegar os dados do chip do modulo do omega 2.0 e usar como base pra remapear esse do 1.5.1 do vectra?
abrass
claro! apenas remapea ele pra imagem do 1.5.2 alcool e ta resolvido. troca apenas os bicos pros flex é uma parte do processo. quem faz esse serviço ja tem a imagem da 1.5.2 Ronaldo... pronto ta convertido pro alcool. ja com ponto avançado,mapa de combustivel,AFR,etc conforme a imagem da 1.5.2

esse negocio de fica adiantando o ponto la na roda fonica tem que fica refurando, usando uma lampada estrobo apropriada é uma encomodação do cao, alem que acho uma gambiarra do inferno. e bem mais facil, fazer isso no remapeamento os cara tem pronto o mapa pra alcool e so fala que tu tem uma 1.5.1 e quer usar a imagem da 1.5.2 pq teu motor é alcool se so escolher um cara que sabe oque ta fazendo. ta cheio de pinta que fizeram remapeamento de central gasolina pra alcool. se fosse uma IE programavel como a minha e outras mais completas meia duzia de clicles ja tava convertido.

so nao vai usar o knock sensor, oque tambem pouco importa teu motor e original nem grila com isso.
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

vlw. cara, vc conhece um bom remapeador pra me mandar o link pra eu perguntar pra ele?

agora sobre meu carro e minha atual injeção, acho q o ponto ta bem adiantado.
olha nessa ilustração qu eeu fiz.
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2 defeitinhos, sera q é por causa disso?

ex: vamos supor q eu de partida nele e ele não pega de primeira, dai eu tenho que acelerar pra ele pegar, senao so fica rodando rondando e rodando.

com o carro quente, se eu acelerar bastante de uma vez assim, e soltar, ele fica engasgando quando eu solto o acelerador, uns 3 segundos depois, se instabiliza.

desculpa desviar a conversa, mas tenho muita raiva desses dois bugs.

xD

abrass
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Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Rafaelo, você está fazendo uma grande confusão com os conceitos... Posso garantir que a coisa é bem mais simples do que você está pensando... :wink:
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