Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Rafaelo escreveu:realmente eu tinha me esquecido disso... eu to pensando do meu jeito que estou instalando a MPFI que nao precisa desses itens. entao vai ter que abrir e tirar o motor de qualquer forma. uma furar o sensor HALL e outra pra fazer a rosca do sensor KNOW. alem da instalação da roda fonica. nao sei se da pra tentar faze isso tudo com o bloco no lugar, precisa te informar antes.

ronaldo ja fez os calculo de quando vai gastar nisso? a parte mais chata sao essas 3.

nao... o sensor know nao regula o ponto, apenas atrasa quando detectar batida de pino. o ponto de ignição é fixo, por usar sensor hall(esse da roda fonica) o ponto e travado e nao tem regulagem como no distribuidor dos EFI. essa IE tem um mapa de ponto imbutido na memoria.

alem de comprar os 2 sensores hall and know vai precisa furar os lugares original de cada sensor. bom ja que vai tirar o motor pra fora caso seja preciso ja aproveita e da uma taxada pra 13:1 entao, ja vai ta aberto mesmo. o passe nao custa 60,00
sim, irei tirar tudo de qualquer geito.

sensor HALL, esse é aquele que vai ler as rotaçoes pela roda fonica né?
sensor KNOW, onde ele vai? como vo saber onde tenho q furar, ou soldar a porca pra por ele? alguem tem uma foto?
pesquisei no google, e apareceu um sensor de velocidade. srrsrs
mas agora , outra perguntinha, sobre o sensor de velocidade, qual irei ter que por?

um do vectra MPFI ou um do monza MPFI?

mande o link de sensor know, o do hall eu tenho.

então, mais ou menos uns 1600,00 . a noite vo somar tudo direitinho, sem mao de obra. vo falar com o mecanico pra ver quando ele acha que fica.

irei ter que compar 2 sensores hall e 2 know?
nossa pq 2 de cada?

ah, eu pensei que era caro pra rebaixar. acho q vo fazer isso então, oq duro é, eu terei q medir antes neh?
pq num tem como ir por base de Milimetro.

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

É sensor de detonação (Knock sensor), por isso não achou no google... hehehe

Deve ser fixado na mesma posição que os motores mais novos que vêm com ele de fábrica e com o aperto correto (tem que ser com torquímetro), senão dá m!@#... :wink:

Quanto ao cabeçote, se for pagar para revisar (os tec-tec podem ser os tuchos), rebaixar pode sair até "0800", já que teriam mesmo que dar um passe para limpar...

E não se prenda a medida em mm. Quando ele estiver fora você mede e manda tirar. Pronto... Não fique morrendo de véspera... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

hehe knock e know bem lembrado :D

ah entao ta mais facil vale apena taxar ele pra 13:1 leve numa casa de cabeçotes que eles medem a taxa atual e te falei se da ou nao pra taxar em 13:1.

exato o sensor Hall e oque le as rpm e vai ser usado junto com a roda fonica do virabrequim. tem que ir atras daquele roda que tu viu no ML.

sensor batida nos 8V senao me engano vai na frente do bloco embaixo do lado direito, olhando o motor de frente. confirme com alguem que tenha vectra,kadett,astra mpfi 8V mas me parece que é ali. o teu bloco ja tem a espera 'tampada' lembra que te mostrei por msn? o teu bloco é o mesmo do vectra A etc. a diferença que essas esperas estao tampadas(nao furadas) por os EFI nao usarem esses sensores. sensor Knock é furado e tem que fazer a rosca certa pra prender ele por um parafuso no meio dele. sensor Hall e apenas furado pra encaixar ele no bloco e um parafuso de fixação... nao precisa soldar nada em ambos casos... medir distancia... essa coisa ja ta meio que definido isso.

sensor velocidade VSS use nao me engano nao usa... essa ECU

link sensor knock: http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=5449

nao é um sensor de cada... 1. know 1. hall
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por 500EF »

Outra coisa, eu não gosto de falar de uma coisa quando não tenho certeza, mas abrindo uma excessão, como já buretei e fiz algumas medições e cálculos no cabeçote 8v que comprei para retrabalhar e colocar na S10 2.4, guardando o original para o caso de precisar de reverter as mudanças depois, eu ACHO (odeio achar... hehehe) que tirando algo perto de 1mm ele já chegue na taxa de 13:1 no monza à álcool.

E neste caso ainda fica com uma folga confortável para futuros passes no cabeçote.

Há relatos de pessoas que já tenham rebaixado cabeçote dos 8v em 2,5mm. :shock:

Lembrando que este 1mm seria em relação a um cabeçote "virgem" (96mm de altura total). Portanto, se ele estiver com menos, deduza a diferença. :smt023

Pronto, acho que agora ele vai aguentar esperar até o cabeçote estar fora do motor para medir direito e fazer as contas... :smt005
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

rafaelo, estava lendo um topico
EFI vcs MPFI
e vi um post seu, não sei se vc vc exatamente q postou,
segundo o cep e alguns manuais de ie menos confiaveis, diz que o sensor fase e detonação sairam em algumas versao da bosch somente nos vectra B em diante que foi implementado, neste caso a tua IE usa ambos sensores entre outros. mas os antigos vectra A nao usam nenhum dos 2 nem know e fase... exeto o GSI e Calibra que usam eles, ja que sao SFI.

entao ta certo, se forem colocar uma OEM procurar do vectra A que usa menos sensor dae o custo.


Agora, não posso garantir que o sistema MPFI não tem o sensor know. É bem provável que tenha.
verdade Ze, tem mpfi que nao usa o know mesmo sendo digital vide a motronic 1.51 usado nos vectra A
alias e a mais facil de se instalar em questao de sensores so precisa adaptar o sensor da fonica de resto e plug and play
Não sei se foi vc, fiquei confuso, mas disseram que o o mpfi do vectra a, ou seja, motronic 1.51 não tem sensor KNOW.

verdade isso, ou esta errado?


outra informação que eu achei no forum foi essa.
a injeção MPFI dos outros chevrolet (astra, vectra, zafira) é semi-sequencial, ou seja, até 2.500 rpm pulsa um bico de cada vez. (que é a rotação para análise de emisão de CO2) Depois dos 2500 rpm ela vira semi-sequencial, ou seja, pulsa dois bicos ao mesmo tempo.
é a mesma da minha Futura? rssrsr
a minha trabalha dessa forma?

abrass
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

o palavra do inferno essa knock. inventei um sensor Saber uahauuhaua vo usar sensor detonação que é mais facil. ja nao chega a megasquirt que é todo em ingles o manual e interface.

calculos devem ser feitos antes e depois do passe isso é obrigatorio pra um bom serviço.

no ultimo post meu tem uma referencia, e pelo visto quem usa o sensor knock e a 1.5.2 motores alcool.

essa bosch 1.51 usada no vectra A. é sistema banco a banco(semi sequencial - pulsa em par 2 bicos juntos por vez)
Editado pela última vez por Rafaelo em 11 Nov 2010, 23:15, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3307
Registrado em: 13 Fev 2009, 12:59
Cidade: Cianorte
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por dbzronaldo »

oq significa banco a banco??
então, mudei de ideia denovo, rsrsrs
quando eu abrir, irei medir, se tiver (cabaço ainda) dai eu vo rebaixar sim. xD

criei um topico la no vectra clube, perguntando se tem o tal sensor, e perguntei a onde ele é fixado e pedi fotos se alguem tiver, pra postar.

então eu não precizarei de usar o sensor de velocidade?
e oq eu farei com o buraco?
o vectra num tem nada ali?

vlw pelos links, agora ta salvo aqui.
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Taxar o cabeçote? Vale a Pena?

Mensagem não lida por Rafaelo »

banco a banco ou se preferir semi-sequencial é um metodo de injeção de combustivel, pulsa em pares... a ECU tem 2 bancos no caso. banco 1(injetor 1-4) e banco 2(injetor 2-3)

semi-sequencial como nos kadett,vectra,astra MPFI
banco1: bicos 1-4 pulsam juntos
banco2: bicos 2-3 pulsam juntos
banco1: bicos 1-4 pulsam juntos
banco2: bicos 2-3 pulsam juntos

e assim por diante... a cada fase do motor é um pulso e vai nessa ordem...

isso faça o certo, retira o cabeçote senao souber como fazer a medição leva ate uma casa especializada em cabeçotes e peça a medição do bloco tb. pra determinar qual a taxa atual e se é possivel taxar ele.

pergunte sobre esse sensor de velocidade VSS vectra 94/96...

qual buraco tu esta se referindo?
Editado pela última vez por Rafaelo em 11 Nov 2010, 23:18, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder